6.10.20

Um País, Um livro Book Tag

Oi gente que ama livros, hoje venho com a Um País, Um livro Book Tag que tem como objetivo relacionar um país ou uma viagem a um livro.
Vamos conferir?
1- Cite um livro que se passa num país que você nunca visitou.
Cem Anos de Solidão (Gabriel García Márquez). Esse livro se passa em um vilarejo fictício na Colômbia. Cem Anos de Solidão não apenas deu ao autor o Prêmio Nobel de Literatura de 1982 como também rompeu a hegemonia europeia e norte-americana na literatura mundial na época de seu lançamento e resgatou a América Latina dos seus anos de solidão. Nessa obra, considerada uma das mais importantes da literatura hispânica, Gabriel captura o leitor com seu minucioso trabalho de carpintaria literária, construindo efeitos, graduando impressões, moldando ações e costumes que unidos contam uma história universal. Em cada lar latino-americano é possível vislumbrar as situações da narrativa tão mágica e intensa do autor colombiano. No meio dos anos conturbados das décadas de 60 e 70, em que os países latino-americanos passavam por seus processos ditatoriais, o realismo fantástico surgiu como crítica social aos domínios da ditadura. Cem Anos de Solidão fundiu elementos mágicos com a realidade da fictícia cidade de Macondo através das experiências vividas pela família Buendía. Convertendo em linguagem a linha tênue entre o real e o imaginário, Gabriel deu forma ao realismo mágico que marcou a literatura latino-americana. O livro nos conta a história das seis gerações da família Buendía, a principal de Macondo. Todos os homens são batizados com os nomes José Arcádio ou Aureliano, sendo que os Josés Arcádios são sempre impulsivos, extrovertidos e trabalhadores, enquanto que os Aurelianos são mais pacatos, estudiosos e fechados em seu mundo interior. Os nomes repetidos podem confundir o leitor em alguns momentos e fazê-lo visitar a árvore genealógica da família com frequência, mas essa repetição constante é reflexo de uma história com eternos retornos e referências a cidade de Macondo, que passa por diferentes ciclos laboriosos de prosperidade e decadência. 
2- Um livro que te despertou vontade de conhecer um país que você nunca teve interesse antes.
Asiáticos Podres de Ricos (Kevin Kwan). Esse livro se passa em Cingapura e eu nunca tinha desejado ir para este lugar antes de ler o livro, que nos traz a Rachel, uma mulher chinesa que foi para os Estados Unidos com apenas 6 meses de vida. Filha de mãe solteira que batalhou muito para ter uma vida confortável, nossa protagonista se tornou uma acadêmica extremamente inteligente, simples e que deseja somente ter paz e tranquilidade na vida. Há dois anos, ela namora Nick, também de origem asiática e com carreira na área acadêmica, reservado em relação a família, mas muito apaixonado pela namorada. Surge a oportunidade dos dois irem até Cingapura para o casamento do melhor amigo do Nick, em que ele será o padrinho. Nick leva Rachel com o objetivo de apresentá-la para a família, aproveitarem o verão pela Ásia e é aí que toda a problemática do livro começa: Rachel não sabia que Nick é literalmente podre de rico. O livro se desenvolverá em Rachel tentar entender os motivos que fizeram Nick omitir sua realidade, bem como lidar com toda a arrogância da família dele em não esconder que ela não é boa o suficiente para o filho. Ao redor disso, outras sub-histórias se desenvolvem, algumas interessantes, outras nem tanto, dando um movimento interessante a narrativa e nos apresentando diversos aspectos da cultura oriental.
3- Um livro que se passa em um país que você já esteve.
As Coisas que Perdemos No Fogo (Mariana Enriquez). O livro se passa na Argentina, grande parte em Buenos Aires e se trata de uma coletânea de doze histórias que flertam com o terror e o suspense, trazendo características sul-americanas para o texto. As histórias trazem situações do cotidiano de forma a gerar medo ou apreensão em quem está lendo e envolver o leitor. Não é um livro que traz fantasmas ou situações sobrenaturais como em outros enredos do gênero, mas a autora explora uma maneira particular de ver o mundo, surpreende e aterroriza ao nos colocar em situações corriqueiras e ao mostrar que em seu imaginário, um mundo além do nosso pode estar mais próximo do que imaginamos. A princípio existe uma estranheza em entender a forma pela qual a autora quer nos contar as histórias, mas quando nos acostumamos, o livro flui rapidamente.





4- Um livro que se passa num país gelado.
Inferno no Ártico (Cláudia Lemes). O livro se passa no Alasca. O livro nos traz a Barbara Castello, policial filha de um americano e uma brasileira. Ela nasceu nos Estados Unidos, mas passou parte da infância em Santos, litoral de São Paulo. O livro começa com Barbara trabalhando em Barrow, cidadezinha no interior do Alasca. É parceira de trabalho de Bruce, um policial com quem ela não se dá muito bem, mas isso não é um problema, porque afinal ela não está ali para fazer amigos. A vida em Barrow é pacata até que um crime surpreende toda a comunidade: uma menina é encontrada morta e as características deste crime levam a investigação a acreditar que faz parte de uma espécie de ocultismo e pode ter sido executado por um serial killer. Essa investigação aproxima Barbara e Bruce, que precisam deixar as contendas de lado para que o trabalho seja realizado de forma a descobrirem o criminoso o mais rápido possível. O livro se desenvolverá em descobrir a identidade do assassino e evitar que novas mortes aconteçam. Embora a investigação seja o fio condutor da narrativa e a nossa curiosidade seja instigada a descobrir de quem se trata junto com os investigadores, é no aprofundamento dos personagens que o enredo ganha força e nos conecta com a história. Barbara é uma mulher que precisou ser forte e focada para não se perder em traumas acontecidos na infância e Bruce é um homem que distanciado de sua família por seus próprios erros, tenta manter sua sanidade para que nada atrapalhe a execução de seu trabalho.
5- Um livro em que o enredo se passa em um lugar com praia e calor.
Quem Vai Dormir Com Quem? (Madeleine Wickham). Essa história se passa na região da Andaluzia, na Espanha, em pleno verão Europeu. A história nos traz dois casais ingleses que não vivem seus melhores dias e tem que dividir a casa emprestada por um amigo em comum na Espanha durante suas férias. Chloe é uma costureira, vive há 13 anos com o gerente bancário Phillip e tem dois filhos. Na tentativa de fazer com que o companheiro deixe de lado os problemas que estão ameaçando seu emprego, ela decide embarcar com a família para uma pequena vila no ensolarado país ibérico. Já o casal formado por Amanda e Hugh, um rico empresário, busca escapar das obras de decoração de sua casa, o que torna o ambiente estressante e pouco saudável para suas duas filhas pequenas. O que poderia ser o início de uma série de trapalhadas com muitas tiradas divertidas transforma-se algo denso e doloroso quando descobrimos que Chloe e Hugh tiveram um envolvimento amoroso muitos anos atrás. Feridas que pareciam estar completamente curadas ressurgem e antigas recordações começam a mexer com os sentimentos dos dois, criando uma trama extremamente tensa e dramática.
6- Um livro que te deu ainda mais vontade de visitar um lugar. 
Lua de Mel (Sophie Kinsella). O livro se passa em uma linda ilha da Grécia. O livro nos traz duas personagens maravilhosas: Lottie e Fliss. Lottie namora Richard há um tempo considerável. Eles estão apaixonados, se dão bem e possuem aquela química boa de se ler em romances, porém, quando Lottie acredita que ele a pedirá em casamento, tem uma grande decepção e termina o namoro. Simultâneo a isso, Lottie reencontra um amor da juventude, Ben, com quem ela passou férias há 15 anos e faz com que ela se lembre de quanto os dias juntos foram mágicos e especiais. Ben está tão interessado em relembrar os dias do passado que pede Lottie em casamento e ela aceita, levada pelo entusiasmo da situação e pela decepção com Richard, Fliss não gosta nada da decisão da irmã e juntamente com Lorcan, o melhor amigo de Ben, tenta a todo custo sabotar o casamento para que o casal afoito consiga entender que uma decisão assim precisa ser pensada com seriedade.



7- Um livro que tenha um personagem que fez uma road trip.
Infinito Mais Um (Amy Harmon). O livro nos traz a Bonnie, uma jovem de vinte e poucos anos que vive o auge do seu sucesso como cantora country nos Estados Unidos. Ela venceu um concurso musical e a partir disso, sua carreira deslanchou meteoricamente. Bonnie tinha uma irmã gêmea que infelizmente faleceu de câncer e o livro começa com Bonnie vivendo o luto de forma triste e angustiada, mesmo após mais de um ano desta perda. Sua avó e empresária é viciada em trabalho e faz Bonnie viver horários malucos com uma agenda apertada, a fim de que o sucesso não esfrie. Bonnie está tão melancólica e confusa, que em um momento de saudade e dor, decide se matar, jogando-se de uma ponte em Boston, mas não consegue concluir seu plano de suicídio, porque um rapaz impede seu salto. Ele é Finn, tira Bonnie de lá e ela decide ir de carro com ele até Las Vegas, com medo que sua avó a alcance e a force a continuar trabalhando sem parar. A princípio, Finn rejeita a proposta da garota – não a reconhece porque antes da tentativa de suicídio, Bonnie havia cortado os cabelos bem curtos e tingido de preto – mas cede e a leva com ele. O livro se desenvolverá na travessia dos dois de carro pelo país, com Finn em busca de esquecer os últimos anos. Como Bonnie, ele também tinha um irmão gêmeo que morreu de forma violenta em seus braços, quer recomeçar em um lugar diferente e enterrar os últimos anos da sua vida. Finn é um rapaz prodígio, apaixonado por matemática e com raciocínio brilhante e Bonnie é uma garota sonhadora, entristecida pelas contingências da vida e com talento espetacular para a música.
8- Um livro que se passa dentro de um avião, carro, trem ou navio.
A Garota da Cabine Dez (Ruth Ware). O livro nos traz Laura “Lo” Blacklock, jornalista que já sofreu depressões severas no passado, trabalha no segmento de viagens e começa a narrativa com seu apartamento invadido por um assaltante de uma maneira bem tensa. O lugar foi bagunçado, alguns objetos roubados e os dias seguintes se tornam estafantes porque devido ao trauma, ela não consegue dormir e precisa se preparar para uma viagem de trabalho. Laura deverá embarcar no Aurora Borealis, navio muito luxuoso com o objetivo de divulgar o serviço e a experiência oferecida pela embarcação. O navio, de propriedade do lorde Richard Bullmer e sua esposa norueguesa Anne Bullman, fará sua primeira viagem e a alta classe da sociedade mundial foi convidada. O objetivo principal do navio é fazer com que os presentes se sintam em casa e possam ver a Aurora Boreal. Laura está lá para representar a revista de turismo para a qual trabalha, substituindo sua chefe, que entraria em licença-maternidade em breve. O livro se passará dentro deste navio, com direito a um assassinato e uma investigação frenética.


9- Um livro que se passa no lugar que você mais quer conhecer na vida.
San Juan (E. N. Andrade) se passa exatamente no nome do livro, San Juan, capital de Porto Rico, o lugar que mais desejo conhecer na vida. Ainda não li mas já está na minha lista.
Sinopse: Há anos o renomado escritor Richie Moss passa por um bloqueio criativo. Após receber um ultimato de sua editora, é obrigado a mudar de cidade em busca de inspiração, pois se não escrever um livro em seis meses, o contrato será quebrado e consequentemente perderá todos os seus bens, além do direito de usar o pseudônimo mundialmente conhecido. Ao passar o verão em San Juan, o que ele não esperava era conhecer Esteban, seu guia turístico pessoal, um homem cuja personalidade desperta em Richie uma paixão arrebatadora, capaz de fazê-lo esquecer o propósito inicial de estar ali. Mas nem tudo são flores, prazos acabam, paixões também e no fim das contas ele terá que fazer uma escolha difícil.




Estas foram as minhas respostas para a tag e eu adorei responder porque ela reúne duas coisas que eu adoro: livros e viagens. E vocês, quais seriam suas respostas? Deixem nos comentários porque vou adorar conferir.
Beijos

Um comentário:

  1. Oi, Ivi!
    Li O Segredo de Emma Corrigan da Sophie Kinsella e amei tanto que fui ler outros livros dela, acabei lendo Lua de Mel e infelizmente eu não gostei, mas realmente a ilha da Grécia onde se passa o livro é linda, dá até vontade de conhecer...
    Os outros livros que você citou eu não li mas amei suas respostas! Bjos!

    ResponderExcluir