As Pontes de Madison (Robert James Waller)

quarta-feira, 29 de julho de 2020

FICHA TÉCNICA
Nome original: The Bridges of Madison County
Autor: Robert James Waller
Tradução: Antônio Trânsito
País de origem: Estados Unidos
Número de páginas: 199
Ano de Lançamento: 1995
ISBN-13: 9788574795775
Editora: Planeta

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 51º livro lido em 2020 e foi As Pontes de Madison (Robert James Waller). Este livro foi a minha segunda escolha no projeto Parados na Estante e é vergonhoso o tempo que este livro está esperando para ser lido. Foi adaptado para o cinema há muitos anos e como meu primeiro contato com essa história foi através do filme e lembro de não ter gostado tanto, meu interesse pelo livro enfraqueceu.

O livro nos traz a Francesca, uma senhora de meia idade com filhos adolescentes e um casamento tranquilo em 1965. O livro começa com o marido e os filhos em viagem e Francesca com o desejo de descansar sozinha em casa. Sua tranquilidade, porém, será interrompida com a chegada de Robert Kincaid, um fotógrafo de espírito aventureiro que recebeu a missão de registrar as belíssimas pontes de Madison County. 


Vinda de Nápoles, Francesca é ex-professora e agora se dedica apenas a cuidar do lar, filhos e marido e indica a Robert como chegar ao ponto que ele procura. Robert logo se sente atraído por ela e, de algum modo, ela também se sente atraída por ele e então tudo começa. Francesca se oferece para levá-lo até lá, o que ele prontamente aceita. Como seus filhos e marido estão fora por uma semana, ela sente o forte impulso de convidar Robert para entrar e jantar em sua casa.

O livro se desenvolve em Francesca e Robert se aproximarem num intervalo de tempo curtíssimo e ainda assim, desenvolvem uma paixão avassaladora. O livro reflete sobre o fato de que não existe idade, tempo ou local para que o amor aconteça e seja inesquecível.

As Pontes de Madison dá voz aos anseios de homens e mulheres de todo o mundo e mostra por meio desse encontro fortuito e inapropriado o que é amar e ser amado de forma tão ardente que a vida nunca mais será a mesma.


O encontro destas duas almas tão diferentes entre si, a monotonia de Francesca e a constante aventura de Robert, deixa claro que não existem padrões para o amor acontecer. 

Não é necessário muito tempo para que ambos descubram estarem apaixonados um pelo outro. Entre alguns jantares, olhares, danças na cozinha e conversas banais, ambos sentem algo inegável e descobrem que há muito mais que uma relação física entre duas pessoas, algo que vem do coração, um amor puro e sincero.

Francesca é uma personagem madura com ar jovial, uma áurea forte de sensualidade, um desejo de sair da rotina e ousar e Robert proporciona tudo isso a ela. É um personagem livre, poderoso tanto no sentido físico quanto emocional e sabe ser gentil, amoroso e sensual. Ele não a conduz a algo que ela não queria e até mesmo tenta resistir com o instinto de protegê-la, entretanto, os dois são tomados por sentimentos inevitáveis.

Não sei se foi a intenção do autor, mas vejo uma crítica ao comportamento social no casamento que cai na rotina. Num certo momento no livro, Francesca lembra-se de quando dava aulas, como seus alunos zombavam da poesia por falta de cultura na cidade onde as crianças eram bem-criadas, mas não havia como se moldar os adultos.


As Pontes de Madison é um livro pequeno e sua leitura se dá de forma rápida. A maneira que Francesca e Robert se encontram e descobrem em instantes que há uma força superior entre eles como se fossem destinados um ao outro. Como se Robert a estivesse procurando em suas andanças como fotógrafo e Francesca o estivesse esperando, paradinha em seu lugar. 

Eu adorei a leitura, pois de uma forma simples encontrei uma história de um amor proibido e inadequado, mas forte e que marca a vida do casal para sempre.

Após ler o livro e gostar tanto da história, assisti novamente o filme e minha experiência foi totalmente diferente. Estrelado por Merryl Streep e Clint Eastwood, é extremamente fiel ao original e apesar das limitações técnicas da época, o filme é envolvente e emocionante.

Enfim, se você gosta de romance, esse é o livro perfeito, com o diferencial de um casal vivido, experiente, mas tão vulnerável aos encantos da paixão como qualquer adolescente.

Eu amei!!!


Um pouco sobre o autor: Robert James Waller nasceu em Charles City em 1 de agosto de 1939 e faleceu em Fredericksburg em 10 de março de 2017. Ele foi um escritor norte-americano, também conhecido por seu trabalho como fotógrafo e músico. Muitos de seus livros estiveram na lista dos mais vendidos do New York Times. No Brasil, As Pontes de Madison é o seu único livro publicado.
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. À atenção da Sra. Maria José Alcaide Ponce nascida em Carmona em 25 de novembro de 1971, nacionalidade Espanha. Aos 49 anos, ela perdeu o marido em um acidente de carro. Desde o acidente, ela tem memórias terríveis durante esse período, que criou um tumor maligno (câncer na garganta). Ela teve que viajar a vida toda. Três semanas depois de sua última análise no hospital, o médico anunciou que aqueles dias estavam contados e que ela não viveria o suficiente. Por amor às crianças, ela quer deixar parte de sua herança para fazer uma doação para ajudar crianças carentes. Por esta doação você receberá uma quantia de 500.000 euros por transferência bancária. Ela queria que esse dinheiro fosse usado para abrir uma pequena fundação para crianças sem-teto e famintas. Se você tem a generosidade de querer ajudar crianças entre em contato comigo para saber o procedimento a seguir para receber esta doação.
    Obrigado.
    notário
    Mestre notário Gérard Noël Roger Dejede
    Corbeil-Essonnes, 91100, França
    E-mail: gerard.nroger@gmail.com

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.