14.12.19

Surpreendente! (Maurício Gomyde)

FICHA TÉCNICA
Nome original: Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde
País de origem: Brasil
Número de páginas: 272
Ano de Lançamento: 2015
ISBN-13: 9788580578089
Editora: Intrínseca

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 94º livro lido em 2019 e foi Surpreendente! (Maurício Gomyde). Já tem muito tempo que quero conhecer as histórias deste autor e apenas agora tive a oportunidade de ler um de seus livros.

O livro nos traz Pedro, um jovem que acabou de se formar em audiovisual e apaixonado pela sétima arte. Ele ama cinema, acredita que os filmes são capazes de nos dar felicidade e tenta organizar toda a sua vida em volta disso. O livro começa com Pedro tendo que lidar com o divórcio dos pais e com a realidade que uma antiga doença reaparece com seus sintomas ruins. Imaginando que tem pouco tempo para conseguir participar de um concurso cinematográfico, ele reúne os amigos para filmar algo original. É nesse momento que conhece Cristal, uma universitária com a vida um pouco diferente de Pedro, mas que se junta ao grupo e que se torna o interesse romântico do nosso protagonista.


Conforme a narrativa ganha ritmo, descobrimos segredos do passado de Pedro que ele mesmo desconhecia. Todas essas surpresas e o avançar da doença encurralam Pedro em um beco de grande pressão emocional.

Os personagens deste livro são extremamente cativantes. As ideias dos amigos e o bom humor quando eles estão juntos é delicioso e fácil de se identificar. Os lugares na narrativa são descritos de forma que você imagine facilmente onde estão e como é cada um desses lugares, em especial, o interior no estado de Goiás onde parte do enredo se passa.


O romance de Pedro e Cristal foi a única coisa que não me convenceu totalmente na história. Embora os dois personagens tenham me despertado carinho, enquanto casal não me convenceram e achei o romance desnecessário dentro da narrativa, que já tinha elementos bastante intensos para me prender na leitura.

No último ato do livro, temos cenas tensas, cheias de adrenalina e drama que me deixaram nervosa e com medo pelos personagens, o que prova o quanto eu gostei de tê-los conhecido dentro do texto.


O projeto gráfico do livro está lindo e muito caprichado, o que é sempre um carinho com o leitor. O que eu mais gostei desta leitura foi a declaração de amor ao cinema e do quanto essa arte pode ser positiva em nossa vida. O livro faz referência a dois dos meus filmes favoritos da vida – Sociedade Dos Petas Mortos e Gênio Indomável – ambos protagonizados pelo meu amado e nunca esquecido Robin Williams. Outras referências ao cinema são feitas ao longo do enredo, o que prova um trabalho de pesquisa bem feito e que o autor também ama o tema.

Enfim, foi uma excelente porta de entrada para conhecer o trabalho do autor e sem dúvida, quero ler mais histórias escritas por ele porque a experiência foi realmente muito positiva.

Gostei muito!


Um pouco sobre o autor: Maurício Gomyde nasceu em São Paulo e desde os três anos de idade vive em Brasília. Foi finalista do Jabuti 2016. Além de escritor, também é roteirista e músico. Alguns de seus livros publicados são:
    • Todo O Tempo do Mundo
    • Surpreendente!
    • A Máquina de Contar Histórias
    • Dias Melhores Pra Sempre
    • O Rosto que Precede o Sonho
    • Ainda Não Te Disse Nada
    • O Mundo de Vidro

Nenhum comentário:

Postar um comentário