0

A Promessa (Harlan Coben)

Ficha Técnica:
Nome Original: Promise Me
Autor: Harlan Coben
Tradução: Elizabeth Neilson
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 501
Ano de Lançamento: 2008
ISBN: 978-85-7581-304-1
Editora: Arx

O oitavo livro da série do agente e detetive Myron Bolitar tem argumento estranho e imprudente: ao ouvir que elas voltaram para casa com amigos bêbados, Myron pede que as duas garotas (Aimee e Erin, filha de sua namorada Ali) não entrem no carro com bêbados e o contatem caso estejam com algum problema, independente da hora, não questionará nem contará nada aos pais delas.

Em um momento inesperado, Aimee Biel o contata e pede que a leve a uma casa, sem dizer o que aconteceu ou os motivos pelos quais precisa ir para lá. Nesse dia, a garota desaparece, o que assusta e preocupa Myron. O desaparecimento tem as mesmas características de Katie Rochester, aluna da mesma instituição em que Aimee estuda e também desaparecida. Ao serem informados que Myron foi a última pessoa com quem Aimee teve contato, os pais dela se desesperam e exigem que a localize, assim como o pai de Katie também acredita no envolvimento do agente.
“A mudança nunca é radical. São pequenas alterações, tão graduais que se tornam imperceptíveis aos olhos humanos”. – página 357
A polícia investiga e Loren Muse descobre informações importantes, principalmente após encontrar a geneticista Edna Skylar, que afirma que viu Katie por acaso e a garota pediu que ela não contasse a ninguém.O namorado de Aimee (Randy) também é investigado, sendo que o pai dele deixa claro que não permitiria que a nora atrapalhasse o futuro do filho. 
"Resgatamos aqueles que podemos. Resgatamos aqueles em dificuldades. Resgatamos aqueles que pedem e precisam do nosso auxílio. Nós não, repetindo, não resgatamos aqueles que fazem escolhas com as quais não concordamos. Más escolhas fazem parte da vida”. – página 390
Em alguns capítulos, são demonstrados fatos da vida de Myron: a necessidade dele de salvar / proteger as pessoas mesmo que isso o coloque em risco, o envelhecimento e as doenças dos pais, o término do relacionamento com Jessica há 7 anos e a amizade constante com Esperanza e Win. Ali (atual namorada de Myron) é uma das viúvas da tragédia de 11 de Setembro e relata impacto eterno em sua vida, a menção ao ocorrido me pareceu interessante.
"Tem a ver com os filhos. Um homem protege sua família a todo custo. Não importa qual seja o sacrifício. Você aguenta qualquer golpe. Você vai até os confins da Terra e arrisca tudo para protegê-los do mal. Você não recua. Nunca. Não até seu último suspiro”. - 406
A investigação na escola revela fatos interessantes e mais um ponto em comum entre as garotas desaparecidas. Típico dos livros de Harlan Coben, o responsável só é revelado nas últimas páginas de forma surpreendente. Um personagem que jamais imaginaria demonstrou seus argumentos que tiveram consequências desastrosas.

O livro trata de escolhas, prioridades, amor entre pais e filhos e importância de manter as promessas feitas, mesmo com riscos. Não é o meu preferido da série, mas foi uma leitura bem válida, que mais uma vez demonstra a inteligência e persistência de Myron Bolitar.


Um pouco sobre o autor: Vencedor de diversos prêmios, é o único escritor a ter recebido a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, todos por livros da série de Myron Bolitar. Suas obras já foram traduzidas para 41 idiomas. Aclamado na França, Coben é conhecido como “o mestre das noites em claro”. Seu livro Não conte a ninguém foi transformado no premiado filme homônimo estrelado por Kristin Scott Thomas e François Cluzet, disponível no Brasil em DVD. Harlan nasceu em Newark, Nova Jersey. Depois de se formar em ciência política, trabalhou no setor de turismo. Hoje mora em Nova Jersey com os quatro filhos e a esposa. Alguns de seus livros publicados no Brasil são:

Série Myron Bolitar:
- Quebra De Confiança
- Jogada Mortal               
- Sem Deixar Rastros    
- O Preço Da Vitória       
- Um Passo Em Falso    
- Detalhe Final
- O Medo Mais Profundo            
- A Promessa    
- Quando Ela Se Foi       
- Alta Tensão    

Série Mickey Bolitar:
- Refúgio
- Uma Questão De Segundos
- A Toda Prova

Livros Independentes:
- Não Conte A Ninguém
- Desaparecido Para Sempre
- Não Há Segunda Chance
- O Inocente
- Silêncio Na Floresta
- Confie Em Mim
- Cilada
- Fique Comigo
- Seis Anos Depois
- Que Falta Você Me Faz
- Não Fale Com Estranhos
- A Grande Ilusão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014