14

Em Água Sombrias (Paula Hawkins)

Ficha Técnica:
Nome Original: Into the Water
Autora: Paula Hawkins
País de Origem: Inglaterra
Tradução: Claudia Costa Guimarães
Número de Páginas: 364
Ano de Lançamento: 2016
ISBN-13: 9788501109941
Editora: Record

Oi gente que ama livros, hoje eu e a Kelly trazemos mais uma resenha dupla porque fizemos Buddy Read – leitura em conjunto do livro Em Água Sombrias (Paula Hawkins). Comentários em azul são meus e comentários em roxo, são da Kelly. Espero que gostem!

Expectativa X realidade

A minha expectativa passou por alguns altos e baixos antes de definitivamente pegar o livro para ler. Quando soube do lançamento, fiquei empolgada porque eu havia gostado bastante de A Garota no Trem, porém, ao ler algumas críticas sobre o livro, tratei de frear minha ansiedade porque nem todo mundo que leu o livro, gostou.

Não conhecia esse livro, mas me interessei pela leitura porque gostei do estilo da autora em A Garota no Trem e queria conferir a história com a qual ficaria curiosa até o final. O título me pareceu forte e a capa bem legal, já me deu certa agonia só de vê-la.


Os personagens principais e como suas vidas se cruzam na história

Eu definiria a Nel Abbot como a personagem principal desta trama que inicia a narrativa morrendo afogada no Poço dos Afogamentos, um ponto de um rio que corta a cidade de Breckford conhecido por ter sido cenário de algumas mortes de mulheres. Em torno de Nel, conhecemos sua irmã Julia, que mantinha uma relação de muito rancor com a Nel; conhecemos a Lena, filha de Nel, típica adolescente mal humorada e dramática. Temos a Katie, melhor amiga de Lena, que morreu no mesmo poço duas semanas antes de Nel.

Além de Nel, Julia, Lena e Katie, há outros personagens que contribuíram bastante para aumentar o suspense. O livro possui vários pontos de vista e há capítulos narrados por Nickie (desacreditada por todos por ter visões e ouvir vozes), Louise (mãe de Katie), Josh (irmão de Katie), Mark (professor de Katie), a detetive Erin (recém chegada a cidade), Sean e Erin (responsáveis pela investigação da morte de Nel), Patrick (pai de Sean) e Helen (esposa de Sean). Constam também relatos das mulheres que morreram no Poço dos Afogamentos, o que enriquece a história.


O que conta a narrativa e como a história se desenvolve

Nel estava escrevendo um livro sobre as mortes que aconteceram no poço e não foram poucas. Antes de morrer, ela estava praticamente obcecada com as histórias das mulheres que tiveram suas vidas interrompidas naquele lugar e através de pesquisa e muita reflexão, ela começou a concluir algumas coisas que de certa maneira, incomodaram muito alguém especifico. O livro então irá se desenvolver em descobrir o motivo da morte de Nel, porque basicamente ela não se suicidaria e entender a ligação que a morte dela teve com a de Katie.

Com base nas pesquisas para o livro que estava escrevendo, Nel descobre alguns fatos que podem mudar a visão sobre as mortes das outras mulheres no poço. A história se desenvolve na investigação da morte de Nel de forma bem complexa, pois até sua filha Lena muda de opinião ao longo da narrativa.


Valeu a pena?

Sem dúvida, o início do livro foi um pouco cansativo, no entanto, passado as primeiras 50 páginas, a história tomou conta de mim e foi intensa a curiosidade em descobrir o assassino de Nel. A autora administrou o mistério e o suspense de forma inteligente e em um dado momento da leitura eu tinha motivos para desconfiar de todos os personagens envolvidos no enredo. Na minha opinião ela foi muito ousada em inserir tantos pontos de vista, porém isso deu bastante consistência ao suspense que o livro propõe.

Existe uma comparação entre este livro talvez ser melhor que A Garota no Trem, porém, ele tem uma estrutura diferenciada e a autora tratou de inserir temas muito pertinentes no enredo, o que agregou muito a leitura. Eu gostei bastante.

A quantidade de pontos de vista me deixou bem confusa, esperava os capítulos de Julia e Lena que me pareciam mais esclarecedores. A história é bem construída e todos os personagens apresentam motivos que podem envolvê-los na morte de Nel. A investigação parece ter sido concluída após a argumentação de um dos personagens, mas a verdade sobre a morte de Nel só é revelada na última linha, o que me surpreendeu muito! Eu gostei e acredito que o livro renderia um filme tão bom quanto foi A Garota no Trem.

Como puderam perceber, a leitura funcionou muito bem para as nós duas e indicamos para quem gosta de um suspense bem escrito e não se incomoda com perspectivas variadas. Foi uma excelente leitura para nós.


Um pouco sobre a autora: Paula Hawkins nasceu em 26 de agosto de 1972, no Zimbabwe. Aos 17 anos, se mudou com a família para Londres, onde foi estudar filosofia. Foi jornalista financeira durante 15 anos antes de se dedicar totalmente a escrita. Seus livros publicados no Brasil são:
·         A Garota no Trem
·         Em Águas Sombrias
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Ola Ivi e Kelly, adorei conferir os pontos de vista de vocês duas!
    Eu li A garota no trem e li esse também, e gostei de ambos. Adorei poder conferir a sua resenha e ainda mais diante das expectativas e da realidade e por ter valido a pena. Concordo que o inicio desse livro pode ser um pouco cansativo mesmo, mas depois melhora e a gente so fica mais curioso sobre o desfecho né?!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Adorei conhecer o ponto de vista de vocês duas... A resenha ficou diferente, mas, muito legal ;)
    Já li A GAROTA NO TREM e amei demaaaais, então, estou com as expectativas lá no topo com essa obra aí. Não me incomodo com muitos pontos de vista diferentes, logo, tenho certeza que irei amar...
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, meninas!
    Estou bem empolgada para ler o livro.
    Também ouvi críticas negativas e estou tentando internalizar que eu posso me decepcionar. Vai que uso ajuda na hora que eu for ler? rsrs... Espero gostar do livro. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Adorei essa comparação de expectativa x realidade.
    Pessoalmente não gostei tanto de A garota no trem, mas tenho visto ótimas resenhas desse livro, então fiquei com você de ler sim
    Adorei suas considerações sinceras, mas vou ter que ler para saber até onde vou gostar.
    Beijinhos
    Rizia Castro - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Eu sou muito louco para ler esse livro, isso desde o seu lançamento kk. Mas infelizmente ainda na o tvê a chance de poder compra-lo. Essa é só mais uma das diversas resenhas que leio e que só confirma o quanto eu irei amar. Adorei o post e até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oiee meninas, tudo bom? Amei a resenha dupla e conferir a opinião de vocês sobre esse livro. Eu tinha lido A Garota no Trem ano passado mas não gostei nada da leitura, porém como uma viciada em thrillers psicológicos que sou, quis ler esse também. Não me arrependi e simplesmente amei o livro. Como eu adoro vários pontos de vista, isso não me incomodou :)

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Não li nada dessa autora ainda acredita?!
    Gostei dessa resenha dupla, é sempre muito válido esse tipo de resenha.
    Bom saber que o início é cansativo, e vou me preparar pra encarar um enredo com vários pontos de vista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi meninas,
    adorei o post super dinâmico e diferente. Estou no começo dessa leitura e o ritmo está bem lento, fico feliz que isso mude conforme a leitura avança. Li muitas resenhas negativas da história e fico feliz que vocês tenham gostado, eu amei ler a garota no trem e estou mega ansiosa para desvendar mais esse mistério da Paula.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Adorei o post e conferir as impressões de vocês duas sobre a leitura. Confesso que eu já estive mais interessada em ler esse livro, hoje nem tanto. Eu não gostei nada de A garota no trem, abandonei no começo da leitura, mas achava que poderia gostar mais de Em águas sombrias. No entanto, saber que a narração conta com tantos pontos de vista diferentes já me tirou a vontade de ler.
    Fico feliz que a leitura tenha funcionado bem para vocês duas e adorei ler a resenha. Talvez eu leia o livro algum dia, só por saber que a verdade sobre a morte da personagem só é revelada no final, mas por enquanto estou desanimada mesmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Ivi,
    Adoro essas resenhas duplas são muito bacanas.
    Ainda não li nada da autora, mas tenho vontade pois são vários elogios. Gosto muito de obras nessa temática e todos esses pontos de vista são bacanas, apesar de achar que eu poderia me confundir.
    É uma pena, entretanto, que o começo tenha sido lento, pois estou fugindo de livros assim no momento.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Adorei a resenha dupla, é sempre bom ler perspectivas diferentes de um mesmo livro.
    Eu não li nada da autora, mas assisti ao filme e adorei.
    Quando vi o lançamento fiquei bem curiosa para saber mais sobre a obra, e adorei conhece-la através do seu blog.
    Acho que os pontos de vistas não me incomodariam, pois gosto muito desse tipo de narrativa, já o começo arrastado seria um problema, pois sempre acabo deixando o livro de lado e leio muito tempo depois.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Oii
    Não liA Garota no Trem, mas vi o filme e achei fantástico, imagino que o livro seja melhor ainda. Sobre este livro, já havia visto ele, mas nunca prestei atenção. Gostei da opinião de vocês duas, geralmente também não gosto de muitos pontos de vista pois me enrolo para lembrar quem é quem e o que fez, rs, mas acho que a leitura seria ótima para mim. Estou tentando sair da minha zona de conforto literária e livros de suspense me chamam muito atenção.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  13. Oi, meninas

    Eu adorei este livro e não achei confuso em nenhum momento. Mergulhei na história desde o começo e achei que Paula criou uma história muito original. Muita gente não gostou mesmo da história e eu achei uma pena. Que bom que vocês co seguiram aproveitar apesar das pequenas ressalvas.
    Agora estou ansiosa para encontrar a autora na Bienal!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá! Adorei esse expectativa x realidade.
    Eu amei a capa desse livro, por mais que seja um suspense (não é muito meu gênero) eu vou adicionar na lista com toda certeza.
    Parabéns pelo post.

    Beijos
    Leitora Dramática
    https://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014