12

Biblioteca de Almas (Ransom Riggs)

Ficha Técnica:
Nome Original: Library of Souls
Autor: Ransom Riggs
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Rayssa Galvão
Número de Páginas: 416
Ano de Lançamento: 2016
ISBN-13: 9788580579666
Editora: Intrínseca

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 43º livro lido em 2017 e foi Biblioteca de Almas (Ransom Riggs). Este é o terceiro volume da trilogia Crianças Peculiares e como o segundo volume havia terminado em um ponto de grande tensão para a trama, eu não via a hora de ler este volume aqui.

O livro começa onde deixamos Jacob e Emma no livro Cidade Etéreos: encurralados por um etéreo, junto ao peculiar cão Addison, em uma estação de metrô da Londres atual, após um ataque de acólitos que levaram sequestrados seus amigos e as ymbrynes. E é aí que Jacob descobre um novo poder que será muito, muito importante para a conclusão da história.


A partir daí, eles tentam elaborar um plano para resgatar as ymbrynes e seus amigos, mas o enredo totalmente dinâmico, constrói situações que levam os personagens a muitas aventuras. Essas aventuras têm como objetivo salvar tanto os peculiares, quanto o mundo que os envolvem. E nós, os acompanhamos nessa corrida, em meio a novas e aterrorizantes descobertas – tanto de si mesmos, quanto do mundo peculiar – e sequências eletrizantes de ação e tensão. É como se não houvesse tempo para respirar – e talvez não haja mesmo.

Mais uma vez, o livro foi uma leitura maravilhosa, com um gostinho acentuado de despedida e com um final muito bom. Jacob amadureceu durante os três livros e até nos momentos de indecisão e medo que ele teve nesta última parte da aventura, apenas davam mais credibilidade para ele. As reviravoltas dentro deste enredo foram muito bem desenvolvidas, e era impossível não se emocionar ou não sentir medo com os personagens.

O livro traz uma mensagem muito pertinente de amizade, fidelidade e esperança. O universo totalmente fantástico, é cheio de temas muito bem inseridos que nos fazem refletir sobre família e vínculos. Algumas questões levantadas nos volumes anteriores, foram respondidas com propriedade neste livro e a história se tornou poderosa no que diz respeito a consistência.


Olhando em perspectiva para a trilogia, fico muito indecisa em dizer qual dos três livros eu mais gostei. Às vezes penso no primeiro, porque é ele quem nos apresenta este universo. Às vezes é o segundo, porque foi um livro de transição que não enrolou o leitor e que ainda nos traz ganchos para o desdobramento da narrativa. E como terminei de ler o terceiro volume agora, fico tentada a dizer que este é o meu volume favorito, mas acredito que seja a emoção da leitura recente. 

Enfim, a trilogia é maravilhosa e a história é muito bem contada. Os personagens são envolventes e a trama toda, é muito instigante. 

O que dizer das edições físicas? Fica quase ridículo elogiar o projeto gráfico que a Intrínseca fez, mas a verdade é que as edições estão tão caprichosas que os livros cumpririam bem o papel de enfeitar e embelezar qualquer estante.


Neste volume, temos um pequeno glossário sobre alguns termos usados no decorrer da história, o que eu achei muito legal, uma vez que algumas coisas podem confundir um leitor menos atento.

Recomendo sem medo de errar, principalmente para quem gosta de ler fantasia. O livro traz elementos originais e sabe trabalhar muito bem cada um destes elementos. Para quem não aprecia a literatura fantástica, como eu, pode vir a ser uma surpresa inesquecível, porque foi exatamente o que aconteceu comigo. 

Eu amei fortemente e sentirei saudade deste universo peculiar que trouxe cor e emoção para as minhas leituras.


Um pouco sobre o autor: Ransom Riggs cresceu na Flórida, mas agora reside na terra das crianças peculiares, Los Angeles. Ao longo da vida, formou-se no Kenyon College e na Escola de Cinema e TV da Universidade do Sul da Califórnia, além de fazer alguns curtas-metragens premiados. Nas horas vagas é blogueiro e repórter especializado em viagens. No Brasil, os seus livros publicados são:
  • O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares
  • A Cidade dos Etéreos
  • A Biblioteca de Almas
  • Contos Peculiares
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Tenho o primeiro livro dessa trilogia na estante e ele está encalhado, mas depois de você me dizer que gostou tanto talvez eu de uma chance.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivi
    Ainda não li esses livros, mas confesso que não sou muita atraída a ler, porém, ouço muitos elogios.
    Fico contente que tenha gostado e que muitas perguntas tenham sido respondidas. Gosto de fantasia, quem sabe um dia me animo.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  3. Heiii, tudo bem?
    Ahhh to bem doida pra ler os livros do Ransom Riggs.
    As ediçoes da Intriseca estão de morrer de tão lindas.
    Bom saber mais sobre o ultimo livro, acho que vou adorar e gostei de saber mais sobre o ultimo volume.
    VOu ler com certeza.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Acredite ou não, mas eu ainda nao li nenhum dos três livros e muito menos vi a adaptação para cinema kkk. Tenho sim uma enorme curiosidade em conhecer a obra que todo mundo começou a amar de uma ora para a outra. Amo essas capas e acho as edições da Intrínseca um luxo. Até mais ver

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei acompanhando as opiniões a respeito da série - ainda mais depois do filme. Eu não conhecia os livros e gostei de saber pelas suas palavras que o desfecho é à altura de tudo que foi construído antes. E estas edições são maravilhosas e lindas. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a história, até ver que teria filme. E depois que vi o filme, não me animei pra ler. Não sei se o filme foi ruim ou qualquer outra coisa, mas não me animei. Que bom que gostou, pelas suas palavras, to mudando de ideia. Mas vou procurar saber mais.

    Beijos
    Laneh Martins

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?! Eu amei essa série, achei um x-men com mistério e um pouquinho mais de conteúdo, então logo me ganhou, porque eu amo histórias assim.
    Amei sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá! Nunca tinha ouvido falar desta obra nem do autor, mas fiquei curiosa para conhecer a obra com a sua resenha! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Oi,

    Eu amo este escritor e estou lendo a trilogia das Crianças Peculiares. Estou ansiosa para ler este livro e amei sua resenha.

    Beijos
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    Eu não comecei a ler essa trilogia ainda, não está na meta maaas quem sabe um dia né?
    Assisti ao filme e gostei e claro que sei que muita coisa foi mudada, então pretendo ler.
    Fico feliz em saber que curtiu a leitura e essa edição está maravilhosa!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Ainda não iniciei a leitura dessa trilogia, mas estoou bem curiosa. Só não comecei a leitura ainda, devido a ter vários livros aqui atrasados e que necessitam da minha atenção rsrs
    Mesmo assim, essa trilogia está aqui para ser lida, e acredito que vou gostar muito.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Olá Ivi,

    Eu ainda não li esse terceiro volume, mas sua resenha me deixou bem mais empolgada, pois a finalização da história parece estar fantástica. Não vejo a hora de ler também.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014