12.4.19

A Lista (Cecelia Ahern)

FICHA TÉCNICA
Nome original: The List
Autora: Cecelia Ahern
Tradução: 
País de origem: Irlanda
Número de páginas: 381
Ano de Lançamento: 2018
ISBN-13: 9788581636832 
Editora: Novo Conceito

Oi gente que ama livros, hoje venho com a  resenha do 21º livro lido em 2019 e foi A Lista (Cecelia Ahern). Este livro chegou para mim como cortesia da editora Novo Conceito, para selar o início da parceria entre nós no ano de 2019. Eu tive a oportunidade de escolher qual livro receberia e minha escolha foi por este título porque tenho uma relação de amor e ódio com esta autora. Meu primeiro contato com ela foi em 2012 com P. S. Eu te Amo, livro que eu adoro demais. Depois em 2013 li O Livro do Amanhã e foi uma experiência de leitura desastrosa para mim. Em 2015 eu li Simplesmente Acontece e foi um livro mediano. Por isso eu estava atrás de algo que me arrebatasse ou de fato encerrasse as minhas leituras da autora.

O livro traz a Kitty Logan, uma jornalista que está vivendo um período lamentável de sua vida. Ela publicou uma matéria mentirosa e sua carreira está em frangalhos por causa disso. Sua melhor amiga está morrendo, seu namorado foi embora sem grandes explicações e seu melhor amigo não perde a oportunidade de deixar claro o quanto ela não é perfeita. Porém, ela recebe a chance de escrever uma matéria importante e para isso tem em mãos uma lista com 100 nomes e precisa descobrir qual é a relação entre essas pessoas. Se ela falhar neste trabalho, não haverá outra oportunidade em se reerguer e provar para todas as pessoas ao seu redor que é capaz.


O livro então irá se desenvolver em Kitty procurar as pessoas que compõem esta lista e tentar desvendar o que cada uma delas está fazendo ali. Nesse processo, conhecemos Kitty intimamente. De cara sabemos que ela é cheia de defeitos e isso é maravilhosamente forte dentro da narrativa porque temos uma protagonista com quem é muito fácil se relacionar. Seus defeitos a humanizam de forma que conseguimos identificá-la nas pessoas que nos cercam e em nós mesmos.

Além disso, a cada nova pessoa da lista que Kitty conhece, temos um arco diferente em um personagem que de alguma maneira nos ensinará algo e fará pensar sobre um aspecto relevante da vida. E é isso o que vai somando à própria protagonista. Ela não tem em mãos apenas um trabalho a fazer, mas está seguindo por um caminho de aprendizado e autoconhecimento que é delicioso de acompanhar.


A narrativa é bem consistente e envolvente. Em alguns momentos, me vi totalmente angustiada com a missão de Kitty e com o pouco tempo que ela tinha para descobrir a ligação entre as pessoas. Paralelo as investigações que a jornalista tem que fazer, vemos a atmosfera ao seu redor amadurecer em função da sua nova dinâmica de vida e isso é interessante de acompanhar.

A conclusão do enredo se dá de forma rápida, talvez um pouco atropelada, mas, ainda assim, emocionante. As páginas finais são muito gostosas de ler porque o ritmo acelera e tudo se dá como em uma grande final de copa do mundo, misturando emoção, expectativa e romance.


Sem dúvida este livro serviu para me fazer entender que a autora deve sim ocupar minhas prateleiras porque esta história me deixou muito satisfeita. Kitty foi uma personagem que eu amei acompanhar e ver seu amadurecimento fez da leitura algo muito prazeroso.

Os personagens secundários que acompanham Kitty em sua jornada são muito bons também. Temos o melhor amigo dela que é sincero e forte, temos os companheiros de trabalho que tornam a vida dela fácil ou difícil e temos as pessoas da lista que somam demais a história.

Enfim, foi uma leitura maravilhosa e sem dúvida, partirei para os outros livros da autora sem receios.

Amei.


Um pouco sobre a autora: Cecelia Ahern é formada em jornalismo e multimídia pelo Griffith College Dublin. Aos 21 anos, seu primeiro romance, PS. Eu Te Amo, tornou-se o bestseller mais vendido na Irlanda, Reino Unido, EUA, Alemanha e Holanda. O livro foi adaptado para o cinema, se tornando um grande sucesso. A partir disso, ela nunca mais parou de escrever, somando sucessos ao redor do mundo. Seus livros publicados no Brasil são:
  • P.S. Te amo
  • Simplesmente Acontece
  • O Presente
  • A Vez da Minha Vida
  • O Livro do Amanhã
  • A Lista

7 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por esse livro e me identifiquei com a Kitty!
    Toda pessoa em qualquer lugar do Mundo tem uma história extraordinária para contar
    Amo demais.
    Os personagens secundários são muito bons!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Eu adoro a Cecelia, e fico muito feliz que você tenha tido uma leitura tão prazerosa. Sempre vi essa capa e me interessava, mas eu não fazia ideia do que se tratava! Adorei a sua resenha <3
    Beijos,Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi! Fiquei feliz em saber que o livro é narrado sobre um ponto de vista alheio, prefiro ter uma visão ampla da história, não só o ponto de vista do protagonista/narrador. Achei o enredo bem interessante, deve ser incrível descobrir, junto com a personagem, quem são as 100 pessoas da lista. Adoro quando nossa perspectiva sobre um protagonista vai mudando junto com ele. Amei a dica!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi, sou super curiosa para conhecer a escrita da autora. Bom saber que curtiu essa leitura, eu já fiquei bem animada para ler esse livro também e descobrir qual a relação entre todos os nomes da lista.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esse é um dos poucos livros da autora que não li. Gostei dessa pegada de iniciar com uma mentira e depois conhecermos mais a fundo a personagem e todos os nomes da lista.
    Acho que é um enredo promissor que me agradaria conhecer.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    nunca li nada da autora mas se me apaixonei só por tua resenha imagine quando conferir essa leitura. A jornalista, protagonistas da historia, me deixou bem envolvido por se tratar de alguém que está em busca de redenção. dica anotada.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Esse livro foi o meu primeiro contato com a autora e simplesmente amei!
    A história realmente envolve e a mistura de emoções do final dão um gás completo.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir