15.2.19

Eu perdi o Rumo (Gayle Forman)

FICHA TÉCNICA
Nome original: I Have Lost My Way
Autora: Gayle Forman
Tradução: Mariana serpa
País de origem: Estados Unidos
Número de páginas: 272
Ano de Lançamento: 2018
ISBN-13: 9788580418835
Editora: Arqueiro

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 9º livro lido em 2019 e foi Eu perdi o Rumo (Gayle Forman). Sou uma verdadeira fã desta autora e estava ansiosa pelo lançamento deste título no Brasil porque sempre que sei de um lançamento dela, já imagino histórias profundas, dramáticas e muita emoção e sou apaixonada por livros assim. 

O livro nos traz três protagonistas: Freya, Harun e Nathaniel que de forma alternada contam suas histórias a cada capítulo até se encontrarem por acaso no Central Park em Nova York. Os três estão vivendo momentos complicadíssimos e tentando encontrar novos caminhos para recuperar o rumo das suas próprias vidas. Freya perdeu a voz em meio às gravações de seu álbum de estreia, colocando em risco tudo o que construiu para sua carreira nos últimos anos. Harun não sabe o que fazer após o término com seu namorado, especialmente porque sua família não imagina — e não pode nem suspeitar — que ele seja gay. Nathaniel chega a Nova York com o objetivo de colocar um plano em prática. Até que uma situação um pouco absurda reúne os três e pouco a pouco dá contornos aos rumos que nenhum deles conseguia enxergar com clareza.


Toda a história se passa em apenas um dia, mas os acontecimentos são tão intensos que sentimos acompanhar a vida dos protagonistas por muito mais tempo. A forma como a autora desenvolveu a narrativa do livro foi uma das coisas que eu mais gostei: a cada capítulo conhecemos um pouco mais de cada um deles e por vezes, a própria autora em terceira pessoa, nos traz uma visão externa da chuva de acontecimentos que acompanhamos. Essa forma de escrever trouxe um dinamismo excelente para o enredo que fez com que eu mergulhasse na trama e me deixou presa a trajetória dos personagens.


A conclusão do livro é um pouco vaga, a interpretação é pessoal para cada leitor. Como eu adorei os três protagonistas, imaginei o melhor para cada um deles, mas não se engane, pois há espaço para o pior também. Não sou fã de finais assim porque gosto de saber o que se passava na cabeça da autora, mas confesso que este aqui super funcionou para mim. Um caminho mais fechadinho para os três personagens, tão ricos em suas personalidades, talvez não combinasse com a trajetória rica de cada um deles.

Este livro é emocionante e cheio de vida, com cenas tensas, angustiantes e outras engraçadas e divertidas, fazendo do livro algo mais profundo e repleto de reflexões que despertam o melhor de cada um de nós. Nos leva à reflexão que muitas vezes podemos perder o nosso rumo, nossas referências, nossa força pessoal, mas nunca estaremos sozinhos, pois temos uma forma de percorrer os caminhos duros de forma mais leve na amizade. 


Se você gosta de uma trama intensa, com problemáticas interessantes e personagens muito envolventes, este livro tem tudo o que você precisa para realizar uma excelente leitura.

Eu amei!


Um pouco sobre a autora: Gayle Forman nasceu nos Estados Unidos e lá se formou em jornalismo. Escreveu muitos artigos para várias revistas e seu primeiro livro foi publicado em 2007. No Brasil, seus livros publicados são:

SE EU FICAR
PARA ONDE ELA FOI
APENAS UM DIA
APENAS UM ANO
EU ESTIVE AQUI
O QUE HÁ DE ESTRANHO EM MIM
QUANDO EU PARTI
EU PERDI O RUMO

5 comentários:

  1. Olá, Ivi.
    Tenho muita vontade de ler Gayle Forman, a minha filha é muito fã, mas sempre acaba faltando oportunidade, vou encaixando outras leituras e acabo deixando pra depois.
    Com sua resenha, bateu a curiosidade de conhecer especificamente essa história.
    Vou tentar encaixar nesse ano.
    Depois te conto.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Apesar de não gostar muito de leituras que se desenrolam tudo em um dia só, gostei demais do enredo e desses personagens. Fora que tem uma mensagem muito bonita sobre amizade e a importância de não estar só.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi!
    Achei muito interessante a proposta da autora, estou curiosa para saber o que acontece com os personagens. Pela sua resenha deu para perceber que o enredo nos passa algumas lições na vida e isso sempre gosto numa boa leitura. Apesar de não ter lido da Gayle Forman, só escuto falarem coisas boas sobre seus livros, obrigado pela dica, parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi, maravilhosa ❤️
    Eu vi a capa desse livro há um tempo atrás e fiquei bem curiosa para fazer a leitura sem ao menos saber do que se tratava. Não sei me dizer ao certo o que me chama atenção nesse enredo, mas sabe quando você sente que tem que ler o livro? Foi o que eu senti lendo sua resenha. Fiquei curiosa para saber o que vai acontecer com cada e conhecer um pouco da história deles.
    Amei sua resenha, Ivii!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Ivo,
    Nunca li nada da autora, mas pela sua resenha sei que me encantaria pela forma de escrita dela. Percebi que preciso ler a obra o quanto antes, extremamente curioso pela leitura.

    ResponderExcluir