26.12.18

A Filosofia de Merlí (Hector Lozzano e Rebecca Beltrán)

FICHA TÉCNICA
Nome original: El libro de Merlí
Autores: Héctor Lozano e Rebecca Béltran
Tradução: Mirian Ibañez
País de origem: Espanha
Número de páginas: 320
Ano de Lançamento: 2017
ISBN-13: 9788595810228
Editora: Faro Editorial

Oi gente que ama livros, hoje trago a resenha do 86º livro lido em 2018 e foi A Filosofia de Merlí (Hector Lozzano e Rebecca Beltrán). Quando vi a capa deste livro em uma rede social, dei um grito de: PRECISO PARA VIVER!!! Porque eu sou muito fã do seriado Merlí e adoraria ter um livro sobre ela. Por isso, comprei o livro imediatamente.

O livro traz a primeira temporada do seriado, um episódio em cada capítulo. Para quem não conhece a série, o enredo traz um professor pouco tradicional lecionando Filosofia em uma escola pública de Barcelona, na Espanha. Além do protagonista ser incrivelmente maravilhoso com todos os seus acertos e defeitos, a série traz temas pertinentes e várias discussões relevantes para o nosso tempo como homofobia, gordofobia e agorafobia.


Cada episódio da série é intitulado por um filósofo ou escola literária e no decorrer do episódio esse filósofo ou escola literária é esmiuçada através da vida do professor ou dos alunos. No livro, cada capítulo traz o nome do episódio e também há uma série de exercícios sobre o filósofo e a escola literária, com exemplos com os personagens da série. 


Por ser um livro interativo e eu não gostar do gênero, fiquei um pouco decepcionada. Eu não sei o que imaginava que o livro traria, talvez os bastidores da série ou até mesmo um estudo mais aprofundado sobre filosofia, mas os exercícios não funcionaram para mim. Até porque a grande maioria deles é para um público bem mais jovem. Muitas questões traziam planos familiares distintos do que eu vivo e isso me distanciou da proposta do livro.


Mas foi gostoso relembrar algumas mensagens que a série trouxe. Inclusive, intensifico a minha indicação para que vocês assistam. A série já está completa na Netflix e sem dúvida, vale cada minuto investido.



Um pouco sobre os autores: 

Hector Lozzano nasceu em Sabadell, na Espanha. É amante de cinema, estudou teatro e trabalha em TV. Quando criança era viciado em seriados e começou a escrever roteiros após terminar os estudos no Instituto de Teatro de Barcelona. Merlí nasceu após uma conversa informal que Hector teve com um amigo professor, é a série que ele gostaria de ter assistido no seu tempo de escola.

Rebecca Beltrán nasceu em Ibiza, na Espanha. Mudou-se para Valência onde se formou em Jornalismo e depois, para Barcelona onde estudou Teoria da Literatura Comparada. Trabalha há mais de 15 anos no mercado editorial e participa de projetos que já foram traduzidos para mais de 10 idiomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário