18.6.18

O Histórico Infame de Frankie-Landau Banks (E. Lockhart)

Ficha Técnica:
Nome Original: The Disreputable History of Frankie Landau-Banks
Autora: E. Lockhart
Tradução: André Czarnobai
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 344
Ano de Lançamento: 2013
ISBN-13: 9788565765206
Editora: Seguinte
SKOOB | GOODREADS | Compre na Amazon

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 25º livro lido em 2018 e foi O Histórico Infame de Frankie-Landau Banks (E. Lockhart). Desde 2014 quando eu li Mentirosos e fui derrubada no chão por aquele plot twist que quero ler outro livro da autora e a oportunidade veio com este livro.

O livro nos traz a Frankie, uma adolescente de classe média alta, que estuda em uma escola renomada. Durante o primeiro ano do ensino médio, ela foi a sombra da irmã Zada e em função disso, muitas coisas lhe foram facilitadas, porém, ela quer conquistar seu espaço sem depender de ninguém e quer também provar que além de ser uma bela garota, também é inteligente e articulada e não medirá esforços para alcançar seus objetivos.

O livro começa nos dando algumas pistas sobre algo de grave que foi feito no colégio. Indícios apontam para Frankie, mas não temos a menor ideia do que pode ter acontecido e nem suas motivações. Tudo começa com as mudanças externas que ela apresenta, sua beleza abre as portas para um novo mundo e permite que chame a atenção dos garotos mais populares do colégio, tornando-se parte do grupo deles – seja como amiga, namorada ou comparsa. O problema é que eles escondem um segredo misterioso que envolve um código de honra que perdura no colégio de geração a geração: A Ordem Secreta da qual nenhuma garota ouviu falar, que usa como símbolo um fofo cachorro Basset e que se resume a fazer pequenas brincadeiras pelo colégio. Só que Frankie também quer fazer parte dessa turma, quer conhecer por completo esses garotos, quer provar que é digna e inteligente, e é então que suas ações começam a tomar um rumo inconsequente. Para ela ser lembrada e provar que é capaz, terá que quebrar algumas regras e não vê nenhum problema nisso.

Frankie é uma adolescente sem medos e muito ousada, mas pela pouca idade, acaba sendo muito irresponsável com assuntos sérios, o que de certa forma me incomodou dentro da narrativa. Mas ainda assim, eu gostei demais da forma como ela quis provar para todo mundo que algumas coisas precisavam ser corrigidas, como por exemplo, meninas e meninos serem tratados de forma igual. Sim, o livro traz uma personagem feminista quando nem ela mesma tem noção do que isso significa. O livro apresenta outros temas pertinentes também como a padronização dos indivíduos e a rotina pré estabelecida que tende a manter a humanidade sob controle.

Frankie é uma personagem com mente brilhante e rápida e a impressão que eu tive foi que toda a energia da sua inteligência não cabia dentro dela e acabava por contagiar as pessoas ao seu redor.

Embora o que tenha me levado a esta leitura tenha sido o livro Mentirosos, tenho que admitir que O Histórico Infame de Frankie-Landau Banks é um livro bem diferente. Ousaria dizer que nem parece que foi escrito pela autora, mas isso em momento algum é algo negativo. Pelo contrário, isso apenas deixa claro a sua versatilidade e o quanto ela é capaz de criar enredos diferenciados e surpreendentes ao mesmo tempo.

Concluindo, o livro é ótimo, repleto de pegadinhas, romance, amadurecimento juvenil e reflexões sociais. E o melhor disso é que a autora deixa claro o elemento politicamente incorreto de sua obra, dando asas à força de uma menina-mulher, mas também mostrando as consequências de suas ações. Não é porque Frankie é a protagonista e heroína da história que não terá que pagar pelo que fez. Outro ponto é a forma como ela descreve o espírito de Frankie: como um grito feminista, com vontade natural de ser mais do que os olhos podem ver. Além de tudo, ainda temos de bônus uma escrita fluida e misteriosa, que prende completamente o leitor.

Eu esperava algo bem escrito e envolvente, mas foi muito mais que isso. Encontrei um enredo juvenil inteligente o suficiente para ser diferente: nada de triângulos amorosos ou mocinhas inseguras. Frankie é jovem e claro que tem medos, mas em nenhum momento deixa que eles a definam.

Recomendo para quem gosta de livros dentro deste universo Jovem/Adulto e para quem não gosta também, porque o livro tem uma história consistente e capaz de render qualquer leitor a uma boa e inesquecível leitura.

Eu adorei!!!


Um pouco sobre a autora: Emily Jenkins é o nome verdadeiro da americana E. Lockhart, uma escritora de livros infantis e romances para jovens e adultos. No Brasil temos dois de seus livros publicados:

  • O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks
  • Mentirosos
  • Fraude Legítima

18 comentários:

  1. Oi Ivi! Já gostei do livro pelo fato de se passar na escola, amo enredos com tema escolar de fundo da obra. E Gostei mais ainda por saber que protagonista é jovem e inconsequente, mas que as ações dela têm reações e que por isso ela não sai impune, mesmo sendo a personagem principal. Odeio histórias em que os protagonistas fazem de tudo e escapam de tudo somente por serem os mocinhos.. Amei a dica!



    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Oii,
    Eu não conhecia esse livro, mas olha eu até achei ele muito legal, eu gosto bastante desse tipo de livro,e realmente parece ser um livro bom se não você não tinha dito que adorou,são bastante páginas mas se o livro for isso tudo realmente vale a pena

    ResponderExcluir
  3. Oi.

    Eu tentei ler esse luvro, mas eu não consegui terminar. Ele estava há um bom tempo na estante, e quando peguei para ler, não consegui chegar ao final do livro. Não sei bem o porquê, talvez eu não estava no clima e precise dar outra chance a obra. Também tenho outro livro da autora para ler, mas como acabei sabendo de um spoiler do final, me desanimei e estou esperando "esquecer" para poder ler.

    ResponderExcluir
  4. Oiiii,

    Ainda não tinha lido nada sobre este livro, e a princípio eu não tinha comprado a ideia, porque querendo ou não adolescentes fazendo algo inconsequente para chamar atenção não é tão fora do comum. Mas fiquei curiosa para ver como essa seita funciona e como a autora lida com temas tão importantes como a igualdade de gênero em uma idade que é complicada.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Menina, assim como você, eu fiquei no chão com o livro Mentirosos, então esse livro já me chama atenção, mesmo tendo uma proposta um pouco diferente. Fiquei satisfeita em saber que o livro foi mais do que bem escrito e envolvente, mesmo com um personagem irresponsável que te incomodou. Não conhecia o obra, mas claro que quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu abandonei o livro Mentirosos,achei o desenvolvimento enrolado demais, embora várias pessoas falam que o livro é sensacional. Fiquei curioso em ler o livro: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks, pois adoro personagem forte e inteligente.

    ResponderExcluir
  7. Olá, por se tratar de uma trama juvenil e inteligente como destacou em sua resenha já me chamou atenção, acredita que ainda não li mentirosos tão bem elogiado, entendo sua curiosidade em ler algo do mesmo autor. Gostei da premissa e já está indo para a imensa lista de leitura. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ivi!
    Eu já li esse livro e simplesmente adorei! Achei Frankie extremamente diferente e à frente das meninas de sua idade - e dos meninos também! rsrs Por incrível que pareça, ainda não li os outros livros da autora, mas já tenho Mentirosos na fila!
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu gosto muito dos livros dessa autora.
    Realmente, a história é bem inteligente, a narrativa é ótima, daquelas que envolve desde a primeira página.
    Foi uma ótima leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    O único livro da autora que eu li foi "Fraude legítima" e confesso que não foi uma leitura muito boa. Não foi um livro ruim, mas me deixou com uma sensação indefinida.
    No entanto, tenho vontade de dar uma nova chance para a escrita dela e esse livro despertou minha curiosidade. Aliás, o enredo dele me atraiu mais do que o de Mentirosos, que é o livro mais famoso dela. Além disso, me pareceu que a trama traz muitas surpresas e foi muito bem construída.
    Adorei sua resenha e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ivi!
    Nunca li nada da autora, mas sempre leio elogios referente ao livro Mentirosos. É um tema um tanto instigante apresentado nesse livro e por isso me chama atenção. Imagino que no fim o livro nos traga uma mensagem maravilhosa. É tão bom quando um livro nos surpreende de forma tão positiva assim né? A dica está mais que anotada. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu também comprei esse livro depois de ter lido e amado Mentirosos. Interessante isso de serem livros bem diferentes um do outro. Pela sua ótima resenha, acho que vou gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Olha que faz muito tempo que tô de olho nesse livro, mas infelizmente estão faltando tempo, grana e espaço. Aí tá na lista de querências pra um dia do skoob. Logo após o lançamento eu li diversas resenhas e vi vídeos sobre ele, e a grande maioria sempre foram positivos. A sua opinião só veio reforçar o meu desejo de lê-lo quando diz que não tem triângulos amorosos... ufa... tá difícil achar um livro que não tenha isso.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Também li "Mentirosos" e foi uma leitura ótima,com aquele final, que me deixou com a aquela cara de what?? tenho muita vontade de ler mais livros da autora, estou louca para ler "Fraude Legitima" na lista de desejados, e não vejo a hora de poder conferir, também quero conferir esse livro, já gostei da premissa forte, e espero ler em breve! ótima resenha, só me deixou mais curiosa!

    beijos!
    https://blogminhaestanteliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Tenho um livro dessa autora e ainda não li, mas vejo bons comentários sobretudo pelo fato de ter bons suspenses. Gostei da ambientação que esse livro traz e já fiquei curiosa para conhecer mais dos personagens e saber o desfecho dessa instigante premissa.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Não conheço nada da autora, e nessa resenha que você trouxe perfebiquenela consegue diversificar seus livros e personagens, assim como onde eles se passam. Gostei deste enredo, me parece ser bastante envolvente

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Também li esse livro por conta de Mentirosos, concordo com você que uma obra não tem nada a ver com a outra, acho esse livro bem mais leve e divertido que Mentirosos. Gostei muito do desenvolvimento do livro e como você mesma disse, não é porque Frankie é protagonista que não teve consequências, eu entendo o que ela quis fazer e provar, só que ela acaba excedendo o limite do que era necessário.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?
    Não havia lido esse livro, e nem conhecia o outro citado, mas eu amooo plot twist e se a autora consegue nos prender dessa forma, eu já gostei! Amei seu post, ja coloquei os dois livros ns lista! Hahaha

    ResponderExcluir