4.5.18

Sol em Júpiter (Lola Salgado)

Ficha Técnica:
Autora: Lola Salgado
País de Origem: Brasil
Editora: Harlequin
Número de Páginas: 256
Ano de Publicação: 2018
ISBN-13: 9788595082298
Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 28º livro lido em 2018 e foi Sol em Júpiter (Lola Salgado). Quando a arte gráfica do livro foi divulgada, eu me apaixonei. E preciso deixar claro aqui que eu detesto a cor vermelha, mas ainda assim, fui conquistada pela capa linda que o livro ganhou.

O livro nos traz a Sol. Uma jovem de vinte e poucos anos que se tornou uma youtuber super famosa. Seu canal passa dos seis milhões de inscritos e ela é muito badalada nas redes sociais porque acabou inspirando muitas meninas a se gostarem e a se valorizarem mais. Sol divide seu dia entre os compromissos que o canal lhe dá, como eventos publicitários e promocionais e com as pessoas importantes da sua vida: sua mãe dramática, sua melhor amiga Clarice e o namorado super gato e sarado, André, que também é youtuber.


O livro começa com Sol indo para um evento em uma loja dentro de um shopping e vários contratempos acabam por atrasá-la e a fazem chegar ao local do evento de chinelos. Ela se esgueira pelo shopping evitando ser vista em um traje inapropriado e acaba dentro do banheiro masculino, conhecendo o Júpiter em um momento muito constrangedor.

Júpiter é um rapaz que trabalha como gerente em uma das lojas do shopping e faz cursinho pré-vestibular, pois apesar de já ter 25 anos, seu sonho é ser analista de sistemas. É um homem esforçado, muito ligado na família e que por coincidência, tem uma irmã que é muito fã da Sol. Os dois acabam se aproximando e como era previsível, se interessam um pelo outro.


O livro então irá se desenvolver em um triângulo amoroso, em que sabemos exatamente como terminará, mas mesmo assim, a leitura é incrivelmente envolvente, fluida e muito gostosa.

Sol é uma personagem que nos diverte com suas opiniões e ações, mas que também tem uma bagagem de vida intensa. Foi vítima de bullying na infância e adolescência e criou o canal no youtube para desabafar, como um exercício terapêutico. Muitas vezes, ela precisa expor um lado de sua vida que não existe porque sabe da responsabilidade que tem com seus seguidores e isso a incomoda, já que em algumas situações  se vê obrigada a postar uma foto simulando um momento feliz, quando na verdade está cansada e preocupada com outras coisas.

Seu namorado André é egoísta, ciumento e bem relaxado com a relação deles. Na verdade, eles já estão noivos, mas a relação dos dois é sempre tensa. Para André, a vida dele é mais interessante e seus compromissos são mais importantes que os de Sol e isso a deixa bem desanimada, abrindo um espaço para que as qualidades de Júpiter se sobressaiam em detrimento aos defeitos de André.


Os outros personagens são igualmente bem desenvolvidos e dão um movimento muito positivo ao enredo. A melhor amiga de Sol é maravilhosa: apóia, critica e a diverte. A irmã de Júpiter, Vênus, também ganha espaço relevante na narrativa e um diálogo em especial me deixou bastante emocionada.

A parte gráfica que havia me chamado a atenção em primeiro lugar no livro está simplesmente maravilhosa. O capricho na diagramação é um verdadeiro carinho para os olhos do leitor e torna a experiência de leitura ainda mais agradável.

Eu adorei o livro e já quero ler todos os outros que a autora escreveu. O livro menciona a profissão da protagonista com muito respeito e em alguns momentos descreve o roteiro dos vídeos que ela disponibiliza na internet com riqueza de detalhes. Além disso, é muito interessante ver os bastidores de algo tão presente nas nossas vidas atualmente, eu como uma pessoa viciada em youtube, me senti representada.

Enfim, é um livro que traz uma história clichê, mas tão bem conduzida que foi difícil interromper a leitura para seguir a vida. Todas as vezes que eu precisava fechar o livro para trabalhar, comer, viver, eu já sentia saudade da Sol e do Júpiter. 

Recomendo a leitura sem medo de errar para todo mundo que gosta de romance, mas indico com mais ênfase para quem aprecia uma boa comedia romântica, que proporciona risadas espontâneas e suspiros apaixonados também.

Eu amei!

Um pouco sobre a autora: Lola Salgado acredita fervorosamente que o sushi foi a melhor invenção da humanidade. Paranaense, ela gosta dos dias mais frescos, de café amargo e de histórias que mexem com seus sentimentos. Está em um relacionamento sério com os livros desde que se entende por gente e escreve porque alguém certa vez lhe disse que é assim que se faz magia. Escorpiana nascida em novembro de 1993, Lola publicou seus primeiros livros na plataforma Wattpad, onde ganhou o prêmio internacional Wattys com uma de suas obras. Na Amazon, seus livros ultrapassam 10 milhões de leituras. Alguns de sés livros publicados são:
  • Sol em Júpiter
  • As Pequenas Coisas
  • O Advogado
  • A Linguagem do Amor
  • O Acusado
  • Tentador

13 comentários:

  1. Amei a resenha, ainda não conhecia :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivi.
    Apesar de ter gostado muito da sua resenha, não me animo a ler o livro.
    Não vejo graça alguma nesse universo de youtubers e não acho que a história conversaria comigo!! Então vou deixar a dica passar!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Apesar de achar que a edição está linda, mesmo com essa capa vermelha, a trama em si não me chama atenção. Tenho uma antipatia por essa temática youtubers e afins, mas para quem curte esse universo tenho certeza que o livro vai agradar, pois nada mais gostoso do que conhecer os bastidores daquilo que apreciamos. Infelizmente dessa vez eu passo a dica.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Então, não sou muito fã de triângulos amorosos mas quem resiste a essa capa? É linda demais e concordo contigo! Bacana disponibilizar os roteiros dos videos porque isso mostra como a profissão não tem nada de futil e deve ser encarada com seriedade. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer esse livro que eu não conhecia. Porque atualmente estou na vibe de ler nacionais e clichês então, nem se fala. Estou na vibe de leituras mais leves e achei essa obra ideal para entrar na minha lista. Com cereteza vou anotar o nome para não esquecer. Grata pela dica! Bexus

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já tinha visto sobre esse lançamento e achei a premissa bem legal. Os personagens um pouco mais jovens e cheio de clichês apaixonantes.
    Quero realizar essa leitura e tenho gostado de acompanhar os lançamentos da Harlequin e suas apostas nos romances nacionais.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oiii tudo bem??

    Quando vi a capa do livro, imaginava algo bem diferente, e na verdade não procurei nada para saber mais.
    Nunca imaginei que os personagens tivessem nomes diferentes, bem legal, mas por ser meio cliche talvez se enquadre mais nos tiradores de ressaca.
    Quem sabe não leio numa situação dessa.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  8. A linguagem do amor é uma das minhas próximas leituras e é dessa autora. Espero gostar. Sobre o livro em questão, gostei de ver um livro onde tenha essa profissão como pano de fundo, muita gente não sabe o trabalho que dá e pensa que é só fazer qualquer coisa. Enfim, Sol parece ser ótima e mesmo o final sendo clichê eu me interessei muito.

    Beijos
    http:/ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ivi! Vi muito sobre o lançamento deste livro por aí e parece que tinha muito gente ansiosa pra ler. Achei uma história fofinha, ainda que eu não tenha me interessado de fato. O fato da autora ter tido cuidado ao incluir o mundo de youtuber, e várias coisas relacionadas á este meio. Gostei dos personagens como um todo, como são reais e próximos do que conhecemos. Obrigada pela resenha!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ivi

    Tenho lido boas resenhas a respeito desse livro. A parte gráfica dele é realmente linda, a editora arrasou.
    Mas infelizmente eu não me interesso pela obra, nada nela me chama a atenção a não ser a parte gráfica mesmo.
    E esse lance de triângulo amoroso... não rola, não rola mesmo. Depende MUITO do contexto para eu tolerar.
    Então dessa vez eu passo a dica, mas fico contente que você tenha gostado tanto! :)

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro mas não a gráfica, é realmente muito boa e me fez querer ler o livro. A resenha está ótimos, me parece um bom livro.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá, que bom saber que curtiu a leitura. Eu já li esse livro recentemente e também amei muito Sol em Júpiter, desde a edição maravilhosa até os personagens, principalmente o Júpiter.

    ResponderExcluir