18.4.18

O Sorriso da Hiena (Gustavo Ávila)

Ficha Técnica:
Autor: Gustavo Ávila
País de Origem: Brasil
Editora: Verus Editora
Número de Páginas: 304
Ano de Publicação: 2015
ISBN-13: 9788535924015

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 15º livro lido em 2018 e foi O Sorriso da Hiena (Gustavo Ávila). Estava muito curiosa para fazer esta leitura em função dos muitos elogios que li a respeito da obra e baseada nisso, me joguei na leitura.

O livro começa com um assassinato brutal: um homem mata uma mulher e um homem com requintes de crueldade na frente do filho deles de 8 anos de idade. Muitos anos se passam e outros crimes começam a acontecer com o mesmo modus operandi: um casal é assassinado em frente ao seu único filho. Enquanto a investigação se desenvolve para descobrir e capturar o assassino, nas mãos do detetive Arthur, um profissional inteligente, mas com dificuldades sociais interessantes, essas crianças sobreviventes são entregues aos cuidados de um psicólogo chamado William, este foi convidado a ajudar no caso porque a sua tese de doutorado fez muito sucesso no meio acadêmico de psicologia e nela William falava sobre o processo de crescimento de crianças após um trauma severo. William aceita o caso e após isso, o assassino entra em contato com ele por e-mail dizendo que já passou por aquela situação quando criança e diz que pode ajudar nos estudos do psicólogo se ele não contar nada para a polícia.

O livro vai se desenvolver sobre a caça deste assassino e também sobre a culpa que William sente ao saber que pode conseguir pegá-lo, mas não o entrega porque quer seguir com seus estudos. Toda esta caminhada atrás do criminoso se dá de forma muito interessante porque a polícia está sempre um passo atrás dele, e isso dá uma velocidade muito boa para toda a trama.

Outras sub-histórias dentro deste enredo, que a princípio podem parecer banais, não são, e tudo consegue se amarrar de forma perfeita no final.

A escrita do Gustavo é impressionantemente viciante. Do momento em que comecei a ler o livro, só consegui parar quando concluí a história. Cada novo crime e cada avanço da polícia, representava não apenas prender o assassino, mas descobrir a conivência de William e isso é administrado muito bem dentro da história. E quando nos aproximamos do final e as pontas soltas começam a se amarrar, a inteligência e originalidade do autor se mostra inquestionável.

Os personagens são muito bons. Arthur é um personagem incrível. Ele possui a síndrome de Asperger e sua inteligência é notável. William apesar da moral totalmente fraca, é também admirável em função do seu objetivo. Outros personagens que aparecem na trama também são muito interessantes e ninguém passa despercebido. Cada núcleo é formado por pessoas que conseguem segurar uma trama que nem precisa de muito argumento para prender o leitor do começo ao fim.

Foi uma leitura que ao mesmo tempo me incomodou, porque o autor descreve os crimes fazendo o passo a passo do criminoso, foi também uma leitura que me envolveu por completo. Além da curiosidade em saber como é que tudo se explicaria no final e como eles seriam apanhados. A habilidade do autor me prendeu em diálogos inteligentes e personagens muito bem desenvolvidos, consistentes e críveis. O final me surpreendeu muito e também me agradou. Achei forte, interessante e diferente e nem por um momento achei que seria daquela maneira.

Indico o livro sem medo de errar para quem gosta de thrillers psicológicos, com ação e suspense. O livro possui todos os elementos de um bom romance policial, mas com uma originalidade que não se desgasta ao longo da escrita. O livro tem cenas de violência bem fortes, mas, ainda assim, foi impossível para mim não achar a narrativa muito interessante.

Espero ler mais coisas do autor e continuar me surpreendendo porque o meu primeiro contato com sua escrita não poderia ter se dado de melhor forma. É um livro inteligente, bem escrito e original.

Adorei!!!



Um pouco sobre o autor: Gustavo Ávila ingressou no mundo da escrita ao iniciar no mercado publicitário como redator, há mais de dez anos. Nascido em 1983, cresceu no interior paulista, trabalhou por anos em São Paulo, capital, e hoje vive em Florianópolis. Foram mais de três anos escrevendo O sorriso da Hiena, que, em 2016, teve os direitos de adaptação comprados pela TV Globo. Este é o seu único livro publicado no Brasil.

15 comentários:

  1. Oi Ivi! Que bacana! Já tinha lido sobre este livro, e acompanho o autor nas redes sociais, mas não sabia que se tratava de um thriller psicológico! E com pitadas de romance policial! Amo livros com serial killer e gostei muito de saber que a leitura foi tão boa pra você! Com personagens bem construídos e diálogos importantes! E que o final te deixou satisfeita e surpresa! Amei a dica e vou tentar ler o quanto antes!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Então, este livro está na minha pilha de livros que eu desejo ler, mas ainda não comprei porque tenho mais um monte, mas eu tenho este fascínio por livros que mostrem pessoas com perfis diferentes, já que sai do campo normal sabe?

    ResponderExcluir
  3. Tenho e li esse livro.
    Não sei pq quase não ouço falar dele em outros blogs.
    "O Sorriso da Hiena” é um thriller psicológico intenso, que retrata o horror presenciado pelos sobreviventes de um crime hediondo. O enredo é muito bem escrito e as cenas detalhadas. Existem situações que deixam o leitor sem fôlego e a temática em si é simplesmente arrebatadora.

    Esse é o tipo de livro que digo que é meu número!

    Beijos.

    IG: @alempaginas
    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivi, tudo bem? Eu nunca li nada do autor, mas estou curiosa tb, fico pensando nessas cenas descritivas dos crimes por serem fortes, mas é bom pra impactar tb rsrsrs Parece envolvente, quero ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Heiii, tudo bem?
    Eu li o Sorriso da Hiena bem qdo lançou, na epoca foi uma grande surpresa, nao sabia como seria o desfecho de toda essa história de assassinatos e gostei mto do suspense criado.
    Um livro que tb recomendo e que já quero os demais livros do autor.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Já tem um tempinho que eu vejo essa capa por aí e toda vez fico encantada, acho ela maravilhosa! Mesmo tendo visto essa resenha em vários blogs, ainda não me aventurei em O Sorriso da Hiena e ainda não conheço a escrita do autor. Mas a sua resenha me deixou com muuuita vontade de conhecer <3

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto o livro, mas não conhecia a premissa dele e gostei do que apresentou, ainda mais contando que a trama flui bem e a narrativa é viciante. Curiosa com esse desfecho, ainda mais amando um trhillers. Dica anotada

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Ivi, tudo bem?
    Eu já tive a oportunidade de ler esse livro e me encantei completamente com ele. Eu achei magnífica a forma como o autor construiu tudo e como mostrou o funcionamento da mente do ser humano e, como você disse, o livro é uma indicação para se fazer de olhos fechados.
    Deu vontade de reler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ivi!

    Estou querendo ler essa história faz tempo! Mas ainda não consegui comprá-la. :( Sou apaixonada por thrillers psicológicos, ainda que me façam sofrer, que me deixem em agonia e provoquem pesadelos. Não consigo resistir.kkkkkk...

    Eu prefiro quando esses thrillers nos fazem mergulhar na mente das vítimas e não do psicopata. Então, será uma leitura um tanto diferente do que estou habituada, pois nos suspenses psicológicos que leio eu consigo me conectar com as vítimas como é o caso de No Escuro, Identidade Roubada, Entre Quatro Paredes...

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Já tinha visto esse livro por aí mas confesso que não sabia exatamente sobre o que abordava. Gostei bastante da premissa e como adoro leituras com cenas que deixam a gente chocada, fiquei bem animada com o fato de ter vários crimes e thrillers psicológico da melhor qualidade.
    Certamente vai pra minha lista de leituras.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Amo/venero esse livro! Eu li a edição independente e fiz tanta campanha que quando a verus adquiriu os direitos eu até me senti realizada! Hahahaha
    Eu amo essa história do início ao fim, é de uma inteligência enorme e agora eu quero logo que a Globo dê notícias sobre o que vai fazer com a história!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, que bom saber que você curtiu essa leitura. Eu já li O sorriso da hiena no ano passado, e confesso que eu esperava um final um pouquinho diferente, mas foi um bom livro.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?

    Meu Deus, primeiramente devo dizer que amei o novo layout do teu blog, ficou lindo! Fiquei encantada observando todas as mudanças, parabéns! <3
    Sobre o livro: apesar de adorar o gênero, não tive a oportunidade de ler essa obra.Já está na lista de desejados, confesso, ainda mais por ter tamanha originalidade, como você descreveu. Além disso, quero muito ver como tudo irá desenvolver e como essa história terminará. Estou ansiosa para embarcar nesse mistério <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Oiii tudo bem??

    Tenho ele nos meus desejados, mas espero adquirir o fisico em breve.
    Adoro o estilo, e estou louca para conhecer a escrita do autor.
    Fiquei bem interessada e sua resenha so me instigou mais.
    Adorei
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir