15

O Último Adeus (Cynthia Hand)

Ficha Técnica:
Nome Original: The Last Time We Say Goodbye
Autora: Cynthia Hand
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Carolina Coelho
Número de Páginas: 352
Ano de Lançamento: 2016
ISBN: 978-85-9454-002-7
Editora: Darkside Books

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 32º livro lido em 2017 e foi O Último Adeus (Cynthia Hand).  A arte gráfica deste livro havia me chamado bastante a atenção na época em que ele foi lançado e muita gente que leu, elogiou a trama também, mas deixei o alvoroço passar e comecei a ler o livro despretensiosamente.

O livro nos trás a Lex, uma adolescente que acabou de perder o irmão. O Tyler era mais novo que ela dois anos e infelizmente, tirou a própria vida com um tiro no peito.  Lex está totalmente destruída com esta perda e sua mãe também não consegue reagir depois da tragédia, e Lex acaba em um terapeuta com o objetivo de superar esta dor. Como ela tem muita dificuldade em falar para um estranho sobre seus sentimentos, o terapeuta a aconselha escrever um diário para falar dos seus momentos com Tyler e então, através destes relatos escritos por Lex, mesclando em eventos pós morte do Ty, entramos em uma história melancólica e muito intensa.

Os textos que Lex escreve sobre o irmão, nos apresentam um adolescente comum, um pouco desconfortável com a própria adolescência e com o fato do pai ter trocado a família por uma namorada mais jovem. Mas mais que isso, era um menino inteligente, esforçado, ligado aos esportes e muito carinhoso com a mãe e a irmã. Lex também se apresenta nestes textos, sentindo-se culpada pelo que aconteceu e confusa porque às vezes ela vê o irmão e tem medo de estar enlouquecendo.

A narrativa da autora é fluida e simples, mas muito bem desenvolvida e eu consegui entrar na mente da Lex e sentir a sua dor e a maneira como ela falava do irmão, dava para dimensionar a saudade que ela sentiria para sempre. Ao redor de Lex temos as outras pessoas deixadas pelo irmão: a mãe que sofre de forma desoladora; a ex namorada que também se sente culpada; os amigos que não conseguem entender a motivação do Ty para ter feito aquilo e o pai que não consegue expressão o próprio sentimento de dor.

Esta leitura me fez sofrer muito. Gosto de dramas e gosto quando o enredo me entristece ao ponto de eu desejar abraçar os protagonistas, mas este livro em particular, me levou para lugares dentro dos meus sentimentos que eu não pensava mais. A perda e a saudade eterna de quem já foi na minha vida, foi retratada na vida de Lex e a minha identificação com a narrativa foi grandiosa.

Como eu imaginava, as últimas páginas foram regadas de lágrimas muito emocionadas e o final do livro, embora tenha trazido esperança e uma conclusão consistente, deixou meu coração massacrado. Depois de concluir a leitura, me emocionei ainda mais com a nota da autora e os pequenos parágrafos em que ela compartilha sua própria experiência com a morte de alguém amado.

Foi um livro triste e forte, mas que me conquistou do começo ao fim. Não se trata apenas de um drama adolescente, mas fala com propriedade sobre o quanto não conseguimos perceber o que se passa dentro das pessoas ao nosso redor, pessoas das quais as vexes, julgamos conhecer tão bem. 

Para quem gosta de dramas, é um livro perfeito. Temos uma história triste que aborda amizade, família e esperança. Um enredo bom e tenho certeza, inesquecível.

Eu adorei!


Um pouco sobre a autora: Cynthia Hand é uma escritora Best seller do New York Times, autora de vários livros com abordagem Jovem/adulto. Ela divide seu tempo entre o sul da Califórnia, onde vive com o marido e o filho, e o sudeste de Idaho, perto das Montanhas Teton. Hand dá aulas de escrita criativa na Universidade de Pepperdine. No Brasil, O Último Adeus é o seu único livro publicado.

Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Ola
    Este livro está na minha lista de desejados, desde que soube de seu lançamento. realmente a arte gráfica chama a atenção (como todos os livros da editora né?!), mas a premissa me intriga ainda mais. Deve ser um drama muito comovente, pelo que pude compreender e espero ler em breve.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oiee Ive,
    Eu amo dramas e acho que esse livro será perfeito para mim. Tenho muita vontade de fazer essa leitura e acredito que será um livro que mexerá muito com minhas emoções.
    Fico só com medo de uma coisa nesse livro, a Lex ver o irmão e o sentimento de culpa.
    Li um livro esse ano que tinha algo assim e no final ficou tão sem explicação isso e tantas outras coisas que tenho receio desse livro ir pelo mesmo caminho. Torço para que não e sua resenha fortalece isso.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi!
    Esse livro parece ser arrebatador. Fiquei com muita vontade de ler e já prevejo inundações de lágrimas quando fizer a leitura... Gosto muito de drama apesar de sofrer tanto com os personagens ou por causa deles... Ótima indicação e resenha!
    Bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivi,
    Só ouço comentários emocionados a respeito desse livro. Já separei ele aqui para leitura mas edtou esperando por um momento certo para fazer a leitura, pois sei que vou me acabar em lágrimas e soluços com a história de Lex.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivi!
    Eu adoro leituras que tem uma pegada de drama e já estou namorando esse livro faz tempos. Gosto de personagens que nos cativam a ponto de dar vontade de abraçá-los e fiquei muito curiosa para saber se Lex um dia vai conseguir superar a morte do irmão.
    Espero ler em breve.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ivi!
    Esse foi um dos poucos livros que me ganhou apenas pela história.Lembro que uma amiga me contou sobre e fiquei com vontade de ler na hora, porém até hoje não tive a oportunidade.
    Percebi pela sua resenha que vou ter que me preparar para ler esse livro, mas gostei bastante dos pontos que você ressaltou do livro e a sua experiência.

    ResponderExcluir
  7. Oie! Tudo bem?

    Já vi a capa desse livro por ai, mas nunca havia lido uma resenha sobre ele e a sua é a primeira e me conquistou logo de cara! Não sabia sobre o que se tratava, mas noto que é o tipo de livro que amo demais de acompanhar! Já coloquei na lista de desejados!

    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem??

    Realmente a capa é linda, mas eu não me recordo de ter acompanhado o livro quando ele estava em foco hahaha
    Gostei muito da sua resenha, conseguiu transmitir muito bem a intensidade dos sentimentos que devem ser retratados no livro. Fiquei interessada pela leitura, já vou adicionar à lista de desejados

    Obrigada pela dica!
    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Já li algumas resenhas sobre esse livro e acho o enredo bem interessante. Mas essa parte de ser uma história melancólica e muito intensa exclui esse livro da minha lista no momento.
    Estou querendo ler mais coisas engraçadas ou terror e suspense np momento.
    Mas anotei a dica para leitura futura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Como não tinha parado para ler sobre a história desse livro antes, não sabia que se tratava de tal assunto.
    Única coisa parecida que já li foi o tão comentado Os 13 porquês, mas antes de virar série de TV e desde então comecei a querer conhecer mais sobre histórias de pessoas que passaram pela mesma situação. Deve ser bem intenso e triste fazer essa leitura, mas farei a leitura assim que possível. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é sensacional, ele é tipo favorito da minha vida. Li em um momento que precisava e muito disso. Dessa mensagem.
    Www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Ivi,
    Estou com esse livro na lista de desejados há um tempo e com a impressão que vou adorar a leitura, quando fizer. Adorei ler suas impressões e fiquei contente por saber que foi um livro que doeu ler. Ele parece ser bem completo e cheio de coisas que acrescentam em nossa vida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oiee Ivi ^^
    Não sei se já conhecia esse livro (a capa não me é estranha), mas, de qualquer forma, eu gostei bastante da premissa. Saber que a autora conseguiu desenvolver bem a história, e fazer com que você sentisse a dor da protagonista me deixou ainda mais animada, pois não são todos os autores que conseguem isso, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  15. Oi Ivi *-*
    Tenho esse livro a vários meses parado na minha estante. Esse tema de suicídio está bem evidencia e acho bom pois precisa de orientação. O que mais me atraí na estória é o fato de mostrar o outro lado, o lado das pessoas que ficam para encarar as consequências daqueles que se vão. A única coisa que me impede de ler realmente a estória é o fato dela ser bem forte e regada de sentimentos, e lendo sua resenha e a experiencia que teve com a leitura, principalmente de reviver momentos do seu passado, me fazem recuar. Não me sinto preparada ainda rsrsrs

    Bjão
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014