24

Desafio 8X8 #3 8 Livros Que Se Passam no Natal


Oi gente que ama livros, hoje venho com o terceiro Desafio 8 on 8. Se você não leu os dois primeiros desafios e não sabe do que se trata, eu explico: 8 blogs se uniram, para todo dia 8, dentro de 8 meses, fazerem uma lista com 8 livros com alguma característica interessante. Dito isso, confiram o terceiro desafio que é listar 8 Livros Que Se Passem no Natal.

Dividi este post com dois critérios. Os primeiros 5 livros, eu li e possuem o Natal como pano de fundo. Os 3 últimos livros, está na minha lista de livros para ler e tem a mesma abordagem.

Vamos conferir?

Através do Espelho – Jostein Gaarder
Este livro começa na véspera de Natal e a personagem principal,  Cecília Skotbu, está doente, em fase terminal, mas isso não é motivo para parar de viver, tudo que ela aprende ela anota num caderninho. Ela descreve os cheiros que vem da cozinha com suas comidas natalinas, fala da música alegre que a família ouve e também, sente vontade de ir até a neve e brincar. Tudo isso na companhia do anjo Ariel, um tipo de amigo imaginário. Ela vai descobrir coisas sobre a criação, o céu e o universo e contar para ele como é ser um ser humano, até sua hora chegar. E durante esse momento ela vai conseguir enxergar um pouco através desse espelho que é um grande mistério para todos.

O Caderninho de Desafios de Dash & Lily – David Levithan e Rachel Cohn
Bem na época do natal, Lily sente que chegou a hora de se apaixonar. Para achar sua cara-metade, ela vai contar com a ajuda do irmão, que ajuda a garota a criar uma série de tarefas num caderno vermelho. Quem o encontrar, em meio às prateleiras da mais caótica livraria de Manhattan, deve aceitar ou não seu desafio. Dash, um lobo solitário, encontra o moleskine em sua livraria predileta, e os dois ousam trocar sonhos, desafios e desejos nas páginas do caderninho que será achado e perdido sucessivamente nos mais diferentes locais da cidade. 
Resenha AQUI

Dia de Folga – John Boyne
Nesta história breve e melancólica, John Boyne acompanha o dia de folga de um jovem soldado inglês e seus companheiros, que passam a véspera de Natal em uma das trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Enquanto relembra os natais da infância e o conforto do seu lar, ele vê e ouve as bombas alemãs caindo a sua volta. Em meio a um dos piores conflitos do século XX, o jovem vivenciará um espírito natalino muito diferente do que estava acostumado.
Resenha AQUI

Mini Becky Bloom – Tal Mãe Tal Filha - Sophie Kinsella
O livro já começa na semana de natale com a Becky Bloom causando em um shopping. Becky Bloom está casada com o homem de seus sonhos, Luke, e tem uma filha de dois anos, Minnie, que parece seguir desde já o gosto da mãe por compras e pela moda. Mas criar a filha é muito mais complicado do que parecia ser, pois a garotinha cria confusões por onde passa. E quando Becky decide dar uma festa surpresa para Luke, não será uma tarefa fácil manter os preparativos em segredo do marido.
Resenha AQUI
Midnight Mass - Sierra Simone
Como o nome do livro já diz - Missa do galo, o livro se passa na época do Natal. Aqui temos Tyler, ex padre Bell e sua esposa Popy em um momento complicado da vida do casal. Tyler está totalmente tomado pelo ciúme e mergulhado na culpa por ter largado a batina em função do grande amor que sente pela esposa. E Popy por sua vez, se sente culpada por Tyler, mas ansiosa em começar uma família. O livro é totalmente ruim e não merece a sua atenção, mas como se passa na época do Natal, ficaria impossível não mencioná-lo aqui.
Resenha AQUI

Um Conto de Natal – Charles Dickens
Este livro, certamente, está entre as histórias mais difundidas da literatura ocidental. O enredo nos traz a figura de Scrooge, um rabugento homem de negócios de Londres, sovina e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Não deixa que ninguém rompa sua carapaça e preocupa-se apenas com seus lucros. No frio natalino, ele é visitado pelo fantasma de Marley, seu sócio, morto há algum tempo. Esta visita muda a sua vida. A história foi escrita entre outubro e novembro de 1843, para ser publicada em capítulos de jornal, com ilustrações de John Leech, em dezembro do mesmo ano. O enredo é familiar a todos: foi filmado várias vezes, televisionado, adaptado para o teatro, para crianças, transformado em desenho animado e até em histórias em quadrinhos. Até mesmo a figura de Scrooge teve descendentes, já que o nome original do Tio Patinhas, personagem de Walt Disney, é Uncle Scrooge. 

O Presente – Cecilia Ahern
Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte e, quando está em casa com a esposa e os filhos, sua cabeça está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou conhece Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça que usa Louboutins com o rapaz de sapatos pretos… Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo se arrepende de ter ajudado Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber… Quando começa a entender quem realmente Gabe é e o que ele faz em sua vida, Lou percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ele. No momento certo. 

Deixe a Neve Cair – Lauren Myracle, John Green e Maureen Johnson
Na noite de Natal, uma tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para encontros românticos. Em “Deixe a Neve Cair”, bem-sucedida parceria entre três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson escrevem três hilários e encantadores contos de amor, com direito a surpreendentes armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego. E provam que o amor verdadeiro pode acontecer quando e onde menos se espera. Vocês concordam com as minhas indicações ou vocês escolheriam outros livros para esta época do ano? Deixem aí nos comentários, quais são os livros com cenário natalino que você sindicariam a leitura. Vou adorar conferir.

8 on 8 #1 Os 8 Livros que me Tiraram o Fôlego
8 on 8 #2 As 8 Piores Mortes da Literatura 

Beijos

Comentários
24 Comentários

24 comentários:

  1. Histórias maravilhosas sobre o natal, amo essa época e gosto muito de aproveita-la.
    Amei o desafio e os livros!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Como não amar o natal né?! É época deliciosa, e também ótimo ler em histórias nos livros. Desses acima, já li O caderninho de Dash & Lily, O presente e Deixe a neve cair. Gostei de todos eles e sempre recomendo muito.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Adorei ver as tuas respostas ao 8 on 8!! :) Não conhecia nenhum dos livros, a exceção do ultimo (que também usei no meu.:! ahah) :) Espero ler em breve!

    De resto, fiquei curioso com O Presente! :) Pode ser que também leia!... :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Concordo imenso com o "Deixe a neve cair " e "Um conto de Natal"! Aliás, também os pus no meu 8 on 8!
    Beijinho
    www.the.banal.girl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ivi!
    Li apenas o Presente e é um livro lindo, fofo de verdade.
    Já li livros dos 4 primeiros autores que citou, mas não esses, porém já anotei aqui.
    Adorei as indicações, obrigada.
    “Desejo a você e a sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!”
    (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ideia do desafio :D já coloquei alguns livros na lista para ler, principalmente o Através da Janela, parece bonito e triste

    ResponderExcluir
  7. Acho que não tenho muito o espírito natalino, porque desses só conheço "Deixe a neve cair", mas confesso que só li porque tem o John Green, HAHA.
    Mas adorei o post!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Olá :)
    Temos dois iguais :)
    Fiquei curiosa com o primeiro livro.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi! De todos os livros citados, só conheço "Deixe a neve cair" do Green. Como não sou fã de natal, não costumo ler muita obras com esse tema, mas no momento estou lendo "O presente do meu grande amor", com 12 histórias de natal. =D Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Ivi,
    Esse projeto é maravilhoso.
    Acredita que ainda não li nenhum desses livros? Aliás, tenho a leve impressão que nunca li nenhum livro que se passa no natal :o
    Tenho louca para ler Deixe a neve cair, O Presente e Becky Bloom.
    Esse ano estou lendo O presente do meu grande amor e estou até curtindo.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oi Ivi, adoro essa época do ano, da para conferir muitas indicações com tema natalino. Da sua lista já li os três últimos livros e amei a cada uma das histórias. Você irá gostar, são ótimas leituras. Sobre os outros, ainda não conhecia, mas alguns despertaram o meu interesse, como no caso dos livros Através do Espelho e O Caderninho de Desafios de Dash & Lili. Espero conferir em breve.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Gostei muito dos livros, de todos ainda não li nenhum, mas fiquei interessada no livro da Sophie Kinsella pois ainda não li nada da autora, e da lista dos que você ainda não leu, quero ler Um Conto de Natal que sempre vi muitas referencias a esse livro, e O Presente que parece ser uma linda historia !!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ano passado aprendi que ler livros de natal no natal é incrível, meu primeiro foi deixe a neve cair, amei a experiência. Muito obrigada por fazer essa lista haha estava querendo um livro de natal para ler esse ano e acho que agora tenho muitas opções.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Essa lista veio em uma ótima hora, estava procurando um livro para ler no natal (sou dessas que o livro tem que combinar com o clima/momento hahaha) e vou escolher daqui mesmo, gostei das indicações. Adoro a adaptação da Disney com o Tio Patinhas, não me canso de assistir ;)
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  15. Oi Ivi.
    Acho esses projetos coletivos tão bacana, sempre encontro dicas interessantes.
    Dos livros que você indicou só li Dia de Folga, sou fã do autor.
    Minha coleção da Sophie está quase completa, mas ainda não tenho mini Becky Bloom.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Oi Ivi, desses que você listou já li O Presente e Deixe a Neve Cair, e o que quero ler é o da Sophie <3.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  17. Oi, confesso que adoro posts assim porque dá para conferir diversos livros de uma vez e eu fiquei extremamente curiosa para ler o Dash e Lily, adorei a história e fiquei curiosa para saber o que iria acontecer. Outros livros aqui tem a cara típica do natal e nem dá para negar k Adorei as dicas e já anotei algumas.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  18. Eu adoro esse tipo de post em lista, sempre conheço livros maravilhosos. Desses, nunca li nenhum. Aliás, acho que nunca li nenhum que se passe no natal. Tenho curiosidade por Deixe a Neve cair, mas pelo autor ser bem famoso mesmo.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ivi, tudo bem?

    Sabe que eu não tenho lembrança de ter lido um livro que se passe no Natal? Claro que há alguns que tem passagens por essa época, mas um majoritariamente com esse cenário, não.
    Tenho muita vontade de ler Um Conto de Natal, mas só vou adiando...adiando...adiando...

    Beijoca

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Morro de vontade de ler livros que se passem no natal durante o natal, só que o único livro que eu li, que foi Deixe a neve cair, eu li em fevereiro num calor de 40 graus, nada haver com o cenário da história hahaha. Alguns dos livros citados, eu sinto vontade de ler, como O Presente e O caderninho de desafio de Dash & Lily, o da Becky até tenho vontade de ler, mas precisaria ler os outros volumes antes.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oiii!

    Adorei a sua lista! Acredita que eu não li nenhum desses livros até hoje? Que vergonha... Tenho muita vontade de ler O Caderninho de Desafios de Dash e Lily e Deixe a Neve Cair. Me parecem bons livros para realizar leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Uma das coisas que eu mais adoro é livros que sepassam no natal,qualquer história fica maravilhosa com esse clima natalino e eu anotei todas as suas dicas.
    desses só li deixe a neve cair e AMEI, é um dos meus livros favoritos

    ResponderExcluir
  23. Tenho que confessar que nunca li nenhum livro com essa temática, por mais que já tenha ouvido falar sobre Deixe a Neve Cair, é claro. Mas mesmo esse eu não sabia que era sobre natal.
    Vergonhoso, não?
    Anotei alguns na minha lista e espero ler em breve.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Fiquei encantada com o livro O Presente. Não o conhecia, mas saber que ele envolve esse clima de natal só me faz ficar com ainda mais vontade de ler ele.
    Os demais (que vergonha) não conhecia nenhum, as adorei conferir um resumo deles.
    Bjs

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014