26

Desafio 8X8 #2 As 8 Piores Mortes da Literatura


Oi gente que ama livros, hoje venho com o segundo Desafio 8 on 8. Se você não leu o primeiro desafio e não sabe do que se trata, eu explico: 8 blogs se uniram, para todo dia 8, dos próximos 8 meses, fazerem uma lista com 8 livros com alguma característica interessante. Dito isso, confiram o segundo desafio que é listar 8 livros com mortes horríveis.

A cidade do Sol (Khaled Hosseine)
Este é um dos melhores livros que eu li na vida e o final que uma das personagens teve, embora indesejado e triste, não poderia ter sido diferente, em função de toda realidade que o livro aborda. Aqui temos duas mulheres em um cenário de guerra e desigualdade. Marian e Laila são as esposas de um mesmo homem no Afeganistão e sentem na pele a injustiça, a pobreza e o abuso fazerem parte de todos os dias de suas vidas, porém, embora tudo contribua para elas rivalizarem uma com a outra, as duas se tornam mais que amigas, mais que irmãs, mais que mãe e filha. A morte se dá neste livro de forma resignada, justa de acordo com o regime do talibã, mas aos meus olhos, foi terrivelmente triste.
Resenha AQUI

A Culpa é das Estrelas (John Green)
Se você passou os últimos 4 anos embaixo de uma pedra e não sabe quem é que morre neste livro, não serei eu a contar, apenas digo que mesmo que você saiba e não tenha lido o livro, a morte te deixará triste pra caramba. Aqui temos um casal de adolescentes muito carismático e ambos, enfrentam o câncer. Eles fazem isto da melhor forma possível e uma delas é se apaixonando. O fato é que você sabe que aquele amor não curará a doença deles e esperar que um ou os dois morram, é bem melancólico, porque apesar da temática, o livro tem momentos bem-humorados e leves. Foi triste e inesquecível. 
Resenha AQUI

O Menino do Pijama Listrado (John Boyne)
Não vou dizer quem morre neste livro, apenas digo que se você não leu o livro ou não assistiu ao filme baseado na obra do perfeito John Boyne, te digo apenas que é sem dúvida, uma das piores mortes de toda a literatura. O livro conta a história de uma criança alemã, filho de um alto patente do exército nazista, fazendo amizade com um menino polonês judeu. O enredo, através de uma escrita simples, fluida e rápida, afinal é o ponto de vista de uma criança a voz narrativa do livro, mostra que a guerra arrasou com todos os lados envolvidos, de forma cruel e irreversível. O livro tem um final tenso, triste e inesquecível e a leitura é imperativa para quem gosta de livros com guerras como cenário principal.
Resenha AQUI

O Pacifista (John Boyne)
Aqui eu não teria nenhum problema em dizer quem morreu, porque o livro começa já nos falando que o personagem está morto, mas só para aumentar sua curiosidade, te digo que o livro nos traz a história de amizade de Tristan e Will, dois jovens que se conhecem no treinamento para o combate na primeira guerra mundial e juntos, seguem no mesmo batalhão, para lutar na fronteira da França. O livro tem uma abordagem muito original e corajosa. Sua narrativa se desenvolve sobre como um dos personagens morre e nas páginas finais, quando é revelado o motivo e as circunstâncias em que ele morreu, eu fiquei em choque. Mais que revoltada. 
Resenha AQUI

O Pacto (Jodi Picoult)
Já na primeira página deste livro, sabemos quem morreu e foi a Emily, uma adolescente de 17 anos. Ela e o namorado Chris, haviam feito um pacto de suicido, ambos iriam se matar juntos, mas apenas a Emily morreu e o livro se desenvolverá em descobrirmos se o Chris é culpado ou inocente, afinal, ele estava lá no momento em que Emily morre. O livro, com uma narrativa melancólica e poderosa, traz muitos temas pertinentes à atualidade: depressão, abuso e suicídio. Um livro que embora eu soubesse desde a primeira página que a protagonista estava morta, eu desejei que ela estivesse viva.
Resenha AQUI

Por Lugares Incríveis (Jennifer Niven)
Me reservo o direito de não dizer quem morre neste livro, apenas digo que é absurdamente triste as condições que esta morte acontece. O livro nos traz o Finch e a Violet, que se aproximam um do outro no momento em que ambos estão decididos a se matar. Depois que decidem não fazer isso, eles se envolvem em função de um trabalho de escola em que o objetivo é descobrir os lugres incríveis do estado onde moram. O livro, a princípio, parece ser mais do mesmo, mas conforme a narrativa avança e você percebe qual a mensagem que a autora quer trazer, sente o seu coração se despedaçar a cada parágrafo lido. 
Resenha AQUI

Proibido (Tabitha Suzuma)
Dá vontade de começar a falar deste livro já jogando pra o universo quem é que morre aqui e sabe porque? Porque foi o que fizeram comigo!!! Mas serei uma pessoa do bem e apenas digo que mesmo que você saiba, essa morte te deixará no chão por dias. Digo isso porque foi exatamente o que aconteceu comigo: eu sabia tudo, detalhes, falas, condições, e ainda assim, sofri muito com esta perda. O livro traz um tema assustador no seu enredo e toda a narrativa é triste e dolorida e, como isso já não bastasse, nas páginas finais, temos uma morte muito cruel. Penso nesta história com o meu coração apertado e sigo desejando um final alternativo pra este livro. Ingenuidade minha, claro, mas não consigo conter minha ilusão.
Resenha AQUI

Romeu e Julieta (Willian ShaKespeare)
Quem será que morreu neste livro??? Então, se você não sabe, eu começo a me preocupar seriamente com você, mas vou respeitar sua ignorância e apenas dizer que as mortes neste livro são absurdamente revoltantes. Este livro, que é, na verdade, uma peça, traz um romance proibido e confesso, na minha opinião, bem inconsistente, mas que no teatro deve ter funcionado bem. Porém, ainda assim, a forma como a história termina, é muito triste. Fico imaginando se eu fosse contemporânea de Skakespeare e tivesse ido ao teatro assistir este enredo sem nenhum spoiler, qual teria sido a minha reação. Acho que subiria no palco e tentaria ressuscitar os personagens no tapa. 

Vocês concordam com as minhas escolhas ou vocês tem indicações ainda mais terríveis para me passar? Deixem aí nos comentários, quais foram as piores mortes da literatura para vocês, vou adorar conferir.

Beijos
Comentários
26 Comentários

26 comentários:

  1. Oi Ivi,
    As mortes dos personagens dos livros A Cidade do Sol, O Menino do Pijama Listrado, A Culpa é das Estrelas, Proibido e Romeu e Julieta são cenas que estão gravadas em meu coração como tatuagem. Outro livro nessa situação é A Thousand boy Kisses.
    Fiquei meio com o pé atrás agora por causa da morte de Por lugares incríveis, ainda não li, mas tenho altas expectativas.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivi
    Morte nunca é fácil, e quando envolve personagens queridos mesmo.. não é fáci! Proibido, A culpa é das estrelas e Romeu e Julieta são fortes... As mortes que mais me deixa chateada mesmo estão em Harry Potter, você não citou, mas instantaneamente me vem a cabeça personagens inesquecíveis.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi, concordo com você em relação o livro A Cidade do Sol. Foi um dos livros mais lindos que eu já li também, e me emocionei horrores com a leitura. O Menino de Pijama Listrado também mexeu comigo.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  4. Caramba, sou uma completa alheia a leituras com mortes. Não li nenhum desses, nem mesmo romeu e julieta e a culpa é das estrelas. Ainda pretendo ler ambos, ainda mais depois de seus comentários. Adorei a postagem.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivi, tudo bem?
    Eu li apenas dois desses livros, mas chorei nos dois. Por Lugares Incríveis conquistou meu coração. Eu chorei muito durante os últimos sete capítulos, fiquei desidratada... Chorei muito mesmo, e meu novo gato se chama Finch em homenagem ao próprio... Fiz resenha dele no meu blog e se eu ler de novo eu começo a chorar, hahaha... Agora Romeu e Julieta, ownnn.... Amo de paixão!

    Beijooooo

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu gostei muito de ver as tuas escolhas!! :) Eu também achei as mortes de A Culpa e das Estrelas e de O Rapaz do Pijama Às Riscas (vi o filme e quero ler o livro) :)

    Quanto aos restantes, quero ler, principalmente depois de ler as tuas descrições! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Não me mate! Mas eu nunca li nenhum dos livros citados por você nesse novo 8on8 rwrs. Eu queria muito ler o Menino do pijama Listrado, mas depôs que vi o filme eu perdi um pouco o interesse. Já li umas releituras de Romeu&Julieta (inclusive fiz uma versão moderna para ela no meu 9° Ano) mas a clássica eu nunca li. Agora irei esperar o próximo tema e conferir o post. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ivi!
    Achei bem inteligente o desafio.
    E escolheu perfeitamente os livros. Já li alguns e concordo que as mortes não são nada convencionais e até chegam a ser chocantes.
    “Capacidade de saber cada vez mais sobre cada vez menos, até saber tudo sobre nada.” (Millôr Fernandes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Quando comecei a ler o post foquei com uma dor no peito de pensar que você ia dar spoilers muito sérios como te deram no livro Proibido e já fiquei com raiva, mas quando vi que você foi de uma delicadeza ímpar já amei, e gostei de conferir que você assim como eu fica indignada com algumas mortes! Já quero ler todos

    ResponderExcluir
  10. oie Ivi, tudo bem? Que demais essa ideia de vcs se unirem.
    Adoro posts com o melhor de, pior de , etc. Me divirto, mas esse seu post é para ler e lembrar das histórias que li , já com lencinho a mão.
    De todos que citou, não li Proibido e o pacifista.
    Dessas suas escolhas, acho que a que mais mexeu comigo foi o do Menino do pijama listrado. Tive uma ressaca literária, feia com esse ...
    Mas, todos são excelentes livros mesmo assim. amei seu post.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Continuando pq cortou 👆 A morte desse filme/livro me deixou muito triste e até hoje fico tocada quando assisto/leio e choro (sim, me julgue rsrsrs). Já, em contrapartida, a morte de A Culpa é Das Estrelas, tanto no livro como no filme não me pareceu tão forte, nem me emocionou nem nada, então não acho que eu classificaria como uma das piores mortes que já vi, mas vai de opiniao né! Enfim, ótimas escolhas, os que ainda não conhecia já anotei para ler futuramente e conferir as mortes haha!

      Excluir
  12. Oi Ivi, tudo bem?
    Quando os autores matam nossos personagens favoritos é péssimo, não é? Dos livros citados, apenas li A culpa é das estrelas e O menino do pijama listrado, e admito que chorei bastante lendo ambos, hahaha. Um dos livros mais desejados por mim é o Por lugares incríveis, não vejo a hora de adquirir meu exemplar, certamente é um livro que fará os leitores refletir bastante sobre o suicídio.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oii Ivi, tudo bem?

    Só li três dos livro citados, e posso confirmar que todos foram muito bem escolhidos! De todos os citados, o livro que eu mais tenho vontade de conhecer é "por lugares incríveis", espero ter a oportunidade de ler logo! Adorei o post :)

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, tudo bem?
    Gostei mesmo deste seu post!
    Só vi o filme do rapaz do pijama listrado e chorei tanto!! O livro deve mexer mesmo muito com os sentimentos!
    Boas leituras!
    www.the-banal-girl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, Ivi!
    Concordo plenamente com você em Alguns casos. As mortes em A Culpa é das Estrelas, O Menino do Pijama Listrado e A Cidade do Sol mexeram muito comigo. Mas a de Proibido... Sério, fiquei uma semana inteira me lamentando!
    Ainda não li Por Lugares Incríveis e fiquei bem triste em saber que alguém morre. Já vou pegar o livro de coração partido.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Olá, Ivi.
    A maioria dos livros listados eu ainda não li, só li dois deles "A cidade do sol", "A culpa é das estrelas" e "O menino do pijama listrado". Dentre esses três, acho que a pior morte é, com certeza, a do menino do pijama listrado. Eu chorei demais com o filme e chorei mais ainda com o livro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse projeto é achei muito criativo. Bom, sobre o post, no começo fiquei com medo de ler e achar vários spoilers, mas que bom que você não falou o nome dos personagens kkkkkk Eu concordo contigo sobre a morte de O menino do pijama listrado ser uma das piores da literatura, é muito sofrido :/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Eu li o livro Por Lugares Incríveis e gostei dessa trama, e a morte no final foi daquelas que não esperava. Agora quanto A Culpa é das Estrelas, eu já não gostei muito. Sério esse livro acabou me irritando profundamente e não gostei dele.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Dos livros que você citou eu só li A Culpa é das Estrelas e pra mim foi uma morte muito triste. O autor soube nos pegar direitinho achando que um personagem morreria e na verdade foi outro. Quero muito que tudo desse certo, mas nem sempre milagres acontecem.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Ivi! Acredita que não li nenhum dos livros que você comentou? (fora o menino do pijama listrado), mas olha, pra mim, a pior morte que já li está no Guerra dos Tronos, primeiro volume. Fiquei tão enfurecida, que deixei pra começar o segundo livro depois de uns bons dias... risos! Abraços

    ResponderExcluir
  21. Oi Ivi, tudo bem?
    Devo admitir que pulei uma parte desse post por acabar pegando um spoiler, rsrs. Quando vi a capa de por lugares incrívies chega bateu uma agonia.

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Eu concordo plenamente com você mas a morte que mais me doeu foi a de por lugares incríveis, chorei muito por que gostava muito do personagem e quando terminei o livro já estava com saudades. A culpa da estrela também me fez chorar muito e em lugares que eu não deveria estar chorando, por exemplo no ônibus, dai aprendi a ler ele só em casa para não pagar micão, nem preciso falar que chorei em o menino do pijama listrado né?
    Beijos Lendo Com Ela

    ResponderExcluir
  23. Oi Ivi ,tudo bem?
    Adorei o desafio! dos livros que você citou eu li apenas A culpa é das estrelas e realmente a morte do protagonista me deixou sem chão! eu assisti ao filme O menino do pijama listrado e ele me fez chorar horrores, imagino o que o livro não faria! com certeza são mortes que deixam qualquer leitor triste.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Adorei sua lista com as piores mortes. Pude conhecer varios livros que eu não conhecia antes. Concordo com você, os livros A Culpa é das Estrelas, Romeu e Julieta e O Menino do Pijama Listrado realmente tem mortes horríveis. O primeiro e último que citei são muito chorantes.
    Adorei conhecer sua listinha <3

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Achei bem legal essa tag, ainda não li todos os livros mas a morte em A Culpa é das Estrelas foi mesmo muito triste, e eu não irei me lembrar da morte em Romeu e Julieta mesmo sendo uma das mais revoltantes e conhecidas, por isso gostei muito de você ter lembrada dela, mas eu também colocaria a da Prim, foi uma das que mais me revoltarem e quase parei de ler o livro, realmente até hoje não entendi porque, pois a historia gira desde o começo para a salvar ela e no final de tudo isso não acontece !!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014