14

Sete Cabeças (Bruno Godoi)

FICHA TÉCNICA
Autor: Bruno Godói
País de origem: Brasil
Páginas: 304
Ano de lançamento: 2015
ISBN-13: 9788567191058
Editora: Empíreo
Compre AQUI

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 67º livro lido em 2016 e foi Sete Cabeças (Bruno Godoi). Depois da ótima experiência com um livro do autor, quis ler mais coisas dele e fui para esta leitura em um misto de medo – de me decepcionar. E empolgação, - na expectativa que confirmaria para mim o talento do autor.

O livro nos traz dois contos. O primeiro, O caso 132, somos apresentados para o detetive Antoan Levely, que acorda em um banheiro bem precário, acompanhado de um corpo. Este primeiro conto é repleto de detalhes bem complexos e em uma narrativa frenética e inteligente, foi impossível não me sentir na cabeça do detetive e na ansiedade absurda de descobrir as razões para tudo ali. Neste banheiro, existe uma mancha na parede que aos olhos de Antoan, são sete cabeças com dez chifres e a partir disso, você entende um pouco da motivação do título da obra.


O segundo conto chama-se Frigorífico, e aqui temos três personagens, um açougueiro, um professor e um detetive, e eles estão dentro de uma mórbida brincadeira e, para saírem vivos, necessitam desvendar algumas pistas. 

Confesso que quando comecei a ler o livro, não estava preparada para o que eu encontrei em suas páginas. Imaginei que pelo nome e por algumas referências, seria um livro de mistério ou algo similar, mas não distante disso, encontrei uma história forte, carregada de tensão, medo e aversão. Algumas descrições do autor foram tão bem desenvolvidas que infelizmente, eu conseguia sentir o mau cheiro do ambiente que ele descrevia e isso me deixou nauseada. O enredo é desafiador e em algumas partes do livro, eu me vi voltando algumas páginas para reler e ter a certeza que era aquilo mesmo que eu estava entendendo.


Foi uma leitura devastadora em muitos aspectos. Não tenho o costume de ler este tipo de narrativa, mas tenho a certeza que mesmo que eu fosse uma devoradora de livros de terror, ainda assim, eu me impressionaria com a maneira eficaz que a história se desenvolve e que te envolve com medo e angústia.

O final foi incrível. INCRÍVEL MESMO, e deu aquela sensação absoluta de ter nas mãos uma história bem contada e concluída de forma brilhante. Os dois contos, possuem detalhes que ligam um ao outro e ao mesmo tempo, são bem distintos entre si e, durante a leitura, tudo o que eu queria era ligar um ao outro e harmonizar o fio condutor das duas narrativas. Este é o tipo de livro que faz sua cabeça trabalhar em um outro ritmo e te deixa intrigado com a sua própria capacidade de interpretação.

Geralmente, tenho uma antipatia grande por autores nacionais que nomeiam seus personagens com nomes americanizados, porém, isso não me incomodou neste livro. De certa forma, a escrita do autor é ao mesmo tempo única e universal, o que me dá a sensação que ele pode tudo dentro do enredo que criou. Outra coisa que me faria detestar o livro, seriam as citações bíblicas, mas na narrativa, tudo faz parte de um conjunto que faz muito sentido no final.

Este livro é uma leitura obrigatória para todos aqueles que apreciam terror na literatura. Tem uma estrutura própria, original e muito consistente. E indico sem medo de errar, para pessoas que não tem muita intimidade com o estilo, porque é certo que o leitor que se aventurar nesta trama, abrirá novas portas para o seu universo literário.


Adorei reconhecer a versatilidade do autor. O primeiro livro que li dele, se tratava de uma escrita leve, engraçada, despretensiosa, mas digna de atenção. Este livro é diferente, é intenso e perturbador, e ainda que orbite em outro polo, consegue prender o leitor do início ao fim.

Eu gostei demais. Medo, mau estar e agonia, me acompanharam nesta leitura, mas em  nenhum momento eu pensei em desistir. Foi uma aventura forte e insubstituível.

Adorei!!!


Um pouco sobre o autor: Bruno Leonardo de Godói e Silva é brasileiro e nasceu em Divinópolis, - MG. Serviu por quatro anos no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e é graduado em Engenharia Civil. É apaixonado por simbolismos e um amante das letras. Atualmente é autor e editor literário, já com três livros publicados.

O Grito Vermelho
Sete Cabeças
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Olá Ivi
    Eu também já tive uma ótima experiência com um livro do autor (Solteiro sofre demais) e fiquei surpresa pois ainda não tinha ouvido falar desse livro. Seus comentários me deixaram bem empolgada e é ótimo saber que você gostou. O que li dele também era algo engraçado, então fiquei intrigada sobre os elementos utilizados nesse. Dica anotada...
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Fico imaginando as sensações que você teve durante a leitura, ainda mais que a sua resenha já mostra a sua surpresa, a agonia e a curiosidade que você sentiu. Aliás, conseguiu passar isso até pra mim. Não costumo ler terror, mas fiquei bem curiosa pra conhecer esse, mesmo que seja um conjunto de contos. Gostaria de me surpreender com uma leitura dessa também.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiiii,
    Adorei sua resenha e amo livros que nos fazem sentir o que os personagens estão sentindo, ainda que tenha sido um fedor rs.
    Não é o gênero quem mais me atrai, então eu não daria uma chance só por ser medrosa de mais e por saber que é um livro que me faria sentir tudo.
    Provavelmente eu ficaria sem dormir direito um mês kkkkkk

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivi, tudo bom?
    Quando vi esse livro lembrei logo do filme homônimo protagonizado por Rodrigo Santoro. Apesar de nunca ter assistido sei que o filme é de mexer com o psicológico da pessoa, as vezes foi essa inspiração do autor.
    Apesar de parecer ser bem interessante, esse livro não é pra mim. Livros que me fazem sentir mal estar e agonia eu não quero mais, li Ensaio Sobre a Cegueira e me senti tão mal que só não abandonei nem sei porquê rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o autor nem o livro dele, mas como gosto muito de livros de terror, suspense e mistério eu confesso que fique bastante interessada pelo livro dele.
    Gostei bastante das premissas dos contos e fiquei muito curiosa principalmente com o conto das 7 cabeças.
    Espero ter oportunidade de realizar essa leitura em breve.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que foi uma leitura assim tao insubstituível! :) ahah

    Mas ainda bem que gostaste da leitura e concordo que e bom ver, para alem da escrita e estilo, a versatilidade que um dado autora pode ter! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Embora não seja do meu gênero favorito de leitura, fiquei simplesmente estagnada lendo sua resenha e pensando o quão real seriam as descrições do ambiente que o autor fez para que você conseguisse sentir os odores e ficar com náuseas! Isso me deixou extremamente curiosa e preciso ler a obra assim que possível.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Ivi,
    Não sou adoradora do terror, mas a Bru é e vou indicar esse livro para ela. Confesso que fiquei com um arrepio na espinha ao ler sua resenha e tenho o mesmo problema que você em relação a livros nacionais com nomes americanizados. Fico feliz que não tenha sentido isso nessa obra. Outra coisa que me agradou foi que a escrita do autor parece ser incrível. Anotei a dica pra Bru.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ivi

    Mensagem para o autor: olá, tenho interesse! Hahahahaha

    Sobre o livro: adorei. Gosto muito do gênero e só de você ter falado que conseguiu sentir o que o livro abordava já me fez querer ler. Eu sou uma grande entusiasta do gênero, mas foram poucos os livros que me impressionaram. Então sua resenha me deixou bem interessada mesmo!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Eu li esse livro há muito tempo, e lembro que foi uma leitura que mexeu comigo também. A narrativa é bem diferente do que estou acostumada a ler, mas mesmo assim gostei bastante de tudo. A história faz o leitor ficar ansiosa para descobrir como tudo vai acabar, e a escrita do autor é maravilhosa!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por aí, mas nunca parei para saber mais e agora lendo sua resenha fiquei surpresa. Esse não é um gênero que costumo ler, mas fiquei animada com seus comentários. A premissa é bem curiosa e acredito que deve ser bem interessante acomoanhar tudo, além disso gostei de saber que as descrições do autor são tão boas ao ponto do leitor sentir algumas coisas. Enfim, parece ser um ótimo livro mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Achei bem interessante o caso do livro ter sido dividido entre dois contos.O mistérios que envolve os dois enredos tem aquele gostinho de procurar boas pistas, e com pessoas que terão que descobrir como se sairão bem de cada história. Ainda não tinha ouvido falar do autor, mas gostei de acordo com sua resenha.
    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá. 😊😊
    Ja tinha visto o livro por ai mas nunca me atendeu ao conteúdo... confesso que estou impressionada... adoro livros que tragam experiências sensoriais a ponto de me sentir vivenciando o cenário descrito... já foi pra minha lista... amo terror, contos, bizarrice e afins...
    Bjs...

    ResponderExcluir
  14. Oi Ivi
    Sei o quanto você é apaixonada por Godoi, em todos os sentidos hahahaha.
    Sete cabeças é um ótimo livro. Tive oportunidade de conhecer esse lado versátil dele, mas no meu caso, li primeiro esse e só depois o mais engraçado. Gosto de autores completos. Essas experiências são realmente fantásticas.
    Fico feliz que gostou assim como eu.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014