16

Anéis Olímpicos Book Tag


Oi gente que ama livros, ainda neste clima olímpico, que eu amo apaixonadamente, trago para vocês a Anéis Olímpicos Book Tag, uma tag literária que eu mesma inventei e que consiste em indicar um livro para cada cor de um anel olímpico.

Um pouco de história: o símbolo dos Jogos Olímpicos, composto por cinco arcos entrelaçados, com as cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho sobre um fundo branco, foi originalmente concebido em 1913 pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos. As cores utilizadas nos cinco anéis da bandeira foram escolhidas e representadas pelo fundador, devido à frequência em que aparecem nas bandeiras das diversas nações no mundo. Pelo menos uma das demais cores está presente em cada bandeira, dessa forma, além de simbolizar a união dos cinco continentes, integra todos os países, fornecendo um sentido universal para as Olimpíadas. Há uma versão de que cada anel representaria um continente, sendo o anel azul correspondente a Europa, o anel amarelo a Ásia, o preto a África, o verde a Oceania e o vermelho as Américas, porém essa versão é oficialmente tida como equivocada.

Vamos lá ver as minhas indicações:

Azul – O Efeito Rosie (Graeme Simsion)
Li este livro recentemente e simplesmente amei. Já havia gostado muto do primeiro livro e confesso que estava com medo de ler a sequência e sentir que o autor deu prosseguimento à uma história por simples apelo comercial. Porém, o livro é extremamente incrível. Aqui temos o professor de genética Dom, sempre sistemático e detalhista, casado e apaixonado pela Rosie, que por sua vez, é toda bagunceira e desorganizada. O livro começa com uma excelente notícia: eles serão pais e agora, o Dom terá que adequar todo o seu senso organizacional para receber seu herdeiro. O livro conseguiu reafirmar a beleza do romance do primeiro livro e acrescentou ainda mas sensibilidade á história de Rosie e Dom. Eu amei!!!
Resenha AQUI

Preto – A Casa Assombrada (John Boyne)
Vamos indicar o autor favorito? Claro!!! Aqui temos o autor escrevendo um livro de suspense com uma pitadinha de terror. Temos a Elisa, uma professora que arruma emprego em uma mansão, para cuidar de duas crianças. Muito mistério envolve os pais destas crianças e enquanto Elisa se desdobra para ser uma excelente babá, coisas estranhérrimas acontecem na casa. Como não sou muito de ler livros neste estilo, eu morri de medo em diversas cenas, mas, além disso, temos uma escrita impecável e uma protagonista maravilhosa. Mega recomendo.
Resenha AQUI

Vermelho – O Menino no Alto da Montanha (John Boyne)
Vamos continuar falando de autor favorito? Sim!!! Este aqui foi o último lançamento do Boyne no Brasil e foi um livro que trouxe uma história original e corajosa. Aqui temos o órfão Pierrot, indo morar com uma tia, nas montanhas do interior da Alemanha e essa tia é empregada na casa de Adolf Hitler. Uma narrativa que se desdobra em ver um menino inocente se corromper e depois, se culpar por longo tempo. Embora o final do livro tenha me decepcionado bastante, eu adorei a leitura. Para quem gosta de livros com guerras no enredo, este aqui é uma excelente indicação.
Resenha AQUI

Amarelo – Garoto 21 (Mathew Quick)
Posso indicar um livro que eu ainda não li? Claro que posso!!! Vamos aqui para o último livro que o Quick lançou aqui no país e que já está na minha estante desde maio, esperando ansiosamente para ser lido.  Sinopse: Repetir um movimento várias e várias vezes ajuda a clarear a mente uma lição que Finley aprendeu muito cedo, nas quadras de basquete. Numa cidade comandada pela violência do tráfico e da máfia irlandesa, vestir a camisa 21 e dar o sangue em quadra é sua válvula de escape. Vinte e um também é o número da camisa de Russ, um gênio do basquete. Ou, pelo menos, era. Recém-chegado à cidade de Bellmont depois de ter a vida virada de cabeça para baixo por uma tragédia, a última coisa que ele quer é pegar de novo numa bola. Russ está confuso, parece negar o que lhe aconteceu e agora se autointitula um alienígena de passagem pela Terra. Finley recebe a missão de ajudá-lo a se recuperar e, para isso, precisará convencê-lo a voltar a jogar, mesmo sob o risco de perder seu lugar como estrela do time. Contra todas as probabilidades, Russ e Finley se tornam amigos e, por mais estranho que pareça, a presença de Russ poderá transformar a vida de Finley completamente. Uma emocionante história sobre esperança, amizade e redenção, com a prosa sensível e inteligente de Matthew Quick. 

Verde: É Agora ou Nunca (Marian Keyes)
Vamos agora de autora favorita? Vamos!!! Este livro aqui, pouco falado entre os sucessos da autora, nos traz três amigos que cresceram juntos na Irlanda e se mudaram para Londres para levar a vida adulta. Os três, bem-sucedidos em suas vidas profissionais, querem agora o sucesso na vida emocional, mas nós sabemos que isso é um pouco mais trabalhoso. O livro é divertido, mas como em todos os livros da Marian, também traz assuntos sérios e pertinentes e, esta história aqui, vale muito a pena ser conferida.

Estas foram as minhas indicações dentro de cada cor e agora eu quero saber a de vocês. Se tivessem que responder a tag, quais seriam as suas escolhas?

Deixem nos comentários porque vou adorar saber.

Beijos
Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. Oi, Ivi!
    Adorei sua ideia pra tag. Demais!
    Não li nenhum desses livros, mas fiquei bastante interessada em A Casa Assombrada.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivi
    Adorei essa tag que você inventou, achei super criativa. Das suas indicações adorei É agora ou nunca, porque infelizmente foi o único que li. Gostaria muito de ler Garoto 21 e A casa assombrada.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Eu acho muito legal e original as tags que você cria e como você escreve não dá monotonia. Não li nenhum destes livros mas são livros que tem um estilo legal e que eu leria. Penso a mesma coisa do O Projeto Rosie, mas legal saber que não foi um livro ruim.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu adoro tags, sou viciadão na coisa. Achei a sua tag bem criativa e super divertida de fazer,não é mesmo? Quero muito ler qualquer livro do John Boyne, os livros dele tem tudo para eu amar, sem falar que muita gente só elogia esse cara, rsrs. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que tag criativa! Não tinha lido nada a respeito sobre as cores haha Gostei muito do significado!
    Sobre as indicações, as que eu mais gostei foram: O efeito Rosie e A casa assombrada. Me identifiquei com Rosie sobre ser bagunceira e desorganizada, e, apesar de morrer de medo de livros do gênero, fiquei curiosa sobre a indicação da cor preta, só espero não morrer de medo na metade do livro kkk
    Amei as indicações <3

    Beijinhos...
    Desencaixados

    ResponderExcluir
  6. Olá Ivi,
    Que TAG bacana!
    Pensei em vários livros para indicar nas respostas, mas preciso ir ali verificar minha estante, pois sou péssima em relação a cores. Sou louca para conhecer a história de Rosie e, por consequência, ler O efeito Rosie. John Boyne não poderia faltar na sua lista de respostas né? Tentarei adquirir O Menino no Alto da Montanha, pois acho a premissa incrível.
    Garoto 21 é um livro que vejo muitos elogios.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? :)
    Adorei a tag e acho que vou responder no meu blog. Posso?
    Não li nenhum dos livros mencionados, mas alguns despertaram a minha curiosidade. Também não sabia a história dos anéis olímpicos e foi algo que gostei de aprender.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Nunca tinha visto essa tag, mas achei super divertida. Eu estou louca para ler "O Efeito Rose" que está com essa capa linda em um tom de azul. "Garoto 21" também é uma das minhas próximas leituras.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adorei a tag!
    Dos livros que você escolheu, eu ainda não li nenhum. Mas tenho interesse em "Garoto 21", apesar de não ter tido uma experiência tão boa com o autor recentemente, e "É agora ou nunca", adoro os livros da Marian!
    Posso responder no blog também?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ola Ivi lindona gostei de suas escolhas, ainda não li nenhum livro mencionado na Tag, estou doida para ler o Menino do alto da Montanha, Agora ou Nunca é outro livro que pretendo ler, li da autora apenas Melancia e gostei bastante. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Hey!
    Que tag legal essa que você criou, achei super criativa e vália. Eu mesma faria, mas acho que não tenho livros de todas as cores. Não i nenhum dos que você indicou, mas parecem ser realmente ótimos. Para o anel azul, entretanto, eu indicaria o Extraordinário, que foi um livro que mexeu profundamente comigo. Espero ver uma opinião sobre o Garoto 21 em breve por aqui, já que gostei muito da capa, e como você ainda não leu... Enfim. Gostei muito da postagem.
    Um abraço!

    https://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Adorei a sua ideia de tag, é sempre ótimo recomendar e ver recomendações de livros, principalmente quando você já está querendo lê-los, como é meu caso pra projeto Rosie e sua continuação

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    De todos os livros indicados, o único que eu li foi o O Efeito Rosie, do qual eu não gostei muito. Sério, eu acabei sofrendo mais com o personagem do que achando a história divertida. Quanto aos outros titulos, vou anotar para conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?! Que tag bacana e foi legal saber um pouco mais sobre a história dos anéis eu pelo menos não conhecia. Ainda não li nenhum dos livros que mencionou nas tenho dois na minha lista de desejados o menino no alto da montanha e a casa assombrada.
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Oii Ivi, tudo bom??
    Amei essa sua tag, super criativa e foi bem legal mesmo saber o significado das cores e tal. Se me permitir vou fazer essa tag no meu blog também, claro dando os devidos créditos. Não conhecia nenhum dos livros que você escolheu, mas foi bem legal ler algo sobre eles. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Ivi, tudo bem?
    Eu adorei essa tag, vou ver para responder em meu blog também! eu não li nenhum dos livros que você citou, mas já ouvi muitas coisas boas sobre eles, então com toda certeza anotei as dicas aqui e tentarei ler ele uma hora dessas!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014