18

A Sereia (Kiera Cass)

Ficha Técnica:
Nome Original: The Siren
Autora: Kiera Cass
Tradução: Cristian Clemente
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 328
Ano de Lançamento: 2016 
ISBN-13: 9788565765930
Editora: Seguinte
SKOOB

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 38º livro lido em 2016 e foi A Sereia (Kiera Cass). Quando a série A Seleção, da mesma autora, começou a pipocar entre os leitores, eu não me interessei porque não gosto de princesas e porque se tratava de uma trilogia, que depois virou série e esta coisa de volumes que se multiplicam, me cansa um pouco. Porém, minha curiosidade com a escrita da autora seguiu crescendo e quando ela lançou este livro aqui, A Sereia, e sabendo que se tratava de um livro único, tratei de incluí-lo na lista de leituras.

O livro nos traz a Kahlen, uma garota que aos 19 anos, enquanto viajava com sua família em uma luxuosa embarcação, sobreviveu a um naufrágio. Foi algo totalmente sobrenatural, tanto a tragédia como a sua sobrevivência. Embora ela não se lembre de nada da sua vida anterior a isso, ela lembra do momento em que todos no navio começaram a ouvir uma música muito bonita e começaram a se jogar no mar. Ela percebeu então que aquilo era o canto de sereias e decidida a continuar viva, ela aceitou se juntar a elas, mesmo que aquilo exigisse um preço.

E o preço foi bem alto. Kahlen passou a ser uma das criaturas encantadoras que com sua voz, era capaz de matar uma grande quantidade de pessoas.
"Como a interrupção de uma vida plena, pode ser melhor que o prolongamento de uma vida vazia?"
As sereias, a partir do momento que aceitavam trabalhar para a Água, uma entidade poderosa e dominadora, eram obrigadas a provocar naufrágios para que esta entidade pudesse se alimentar das mortes. Kahlen então viveu 80 anos, sem envelhecer um único dia e mantendo sua beleza. Sem questionar, obedecendo cegamente à entidade Água e tentando, na medida do possível, levar uma vida normal em terra. Ao lado de suas “irmãs”, também sereias, elas se misturavam na população, frequentavam festas e universidades, mantendo uma rotina, mas proibidas de revelar o seu segredo e também proibidas de emitir qualquer som com suas vozes, porque a voz delas matava.

Até que Kahlen conheceu o Akinlin, um garoto normal, universitário na Flórida e eles se interessam um pelo outro. Kahlen nunca tinha se interessado por qualquer outro garoto, mesmo consciente que poderia ter o homem que quisesse, mas algo em Akinlin, a atraiu e eles se apaixonaram, porém é um amor totalmente impossível e o livro se desenvolve em Kahlen fugir desta paixão e se manter fiel a Água, até que sua sentença termine. Restam-lhe mais 20 anos, e ela poderá ser uma pessoa como qualquer outra.
"Estava tão cansada de chorar. Tão cansada de água salgada. mas parecia inevitável - quando não estava nadando nela, ela inundava meus olhos."
Existiu algum encantamento entre as palavras deste livro e a minha cabeça, porque do momento em que eu comecei a ler esta história, não conseguia largar mais. Senti como se houvesse mesmo sereias cantando no meu ouvindo, me hipnotizando, para que eu só fechasse o livro quando concluísse a leitura, e foi quase isso que aconteceu.

Agora sou capaz de entender o sucesso avassalador dos outros livros da autora, porque ela possui uma escrita envolvente, intensa, bonita e rica. Ela nos conta uma história original, muito consistente e com uma articulação muito bem estruturada e em função disso, prende o leitor do início ao fim do enredo.
"É como se você tivesse três vidas: uma que você não faz ideia de como viver; uma em que você tem mais poder do que qualquer um é capaz de imaginar; e outra em que você tem um verdadeiro senso de identidade e a capacidade de ir atrás do que quiser!
Adorei o livro e embora eu tenha achado o final um pouco corrido, fiquei muito apaixonada pela história e pelos personagens. Akinlin é um amorzinho em forma de rapaz universitário. Com um drama familiar bem triste, ele se entrega ao amor de Kahlen sem grandes questionamentos. As irmãs sereias de Kahlen, também nos ganham sem grandes esforços. Com personalidades distintas e oriundas de culturas diferentes, imaginei cada uma delas, movimentando a história e dando seriedade a trama. A Água, que é uma amiga e uma vilã, também foi desenvolvida de forma a despertar sentimentos conflitantes no leitor e estes personagens, amarrados a uma narrativa forte, fizeram o livro ser para mim, uma aventura deliciosa.

Mega recomendo para quem gosta de fantasia ou sobrenatural, com uma dose pertinente de romance e reflexão. Recomendo também para quem não costuma ler o gênero, acreditando que as histórias são muito iguais. Neste livro aqui, encontramos algo diferenciado e muito bonito!
"Não conhecia nenhuma expressão mais forte que 'alma gêmea', que desse a entender a sensação de estar tão unido a alguém que é difícil dizer onde termina essa pessoa e onde você começa. Se essa expressão existisse, pertencia a Akinlin e a mim."
Eu acreditava que gostaria do livro, mas conclui a leitura, totalmente apaixonada.

Adorei!

Um pouco sobre a autora: KIERA CASS nasceu em 1981, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Formou-se em história na Universidade de Radford, na Virginia, e atualmente mora em Christiansburg. No Brasil, os seus livros publicados são:
  • A Seleção
  • A Elite
  • A Escolha
  • Contos da Seleção
  • A Herdeira
  • A Coroa
  • A Sereia
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Ah, eu amei esse livro, mas sou suspeita em comentar porque sou muito fã da autora. Mas preciso concordar com você: também achei o final um pouco corrido, ficou com aquele gostinho de quero mais né?! É uma leitura que me surpreendeu bastante. A gente começa a ler sem ter muita noção das coisas, mas quando vê já está totalmente apaixonada mesmo <3
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Amo a escrita da Kiera, ela é uma escritora incrível. Estou mega ansiosa para ler esse livro... Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Kiera tem o dom de conquistar e de fazer finais corridos UAHAUH, eu também fiquei doida com o epílogo rápido de A coroa. Estou com A Sereia na fila de leitura e sua resenha me deixou maluca pra ler! Não vejo a hora de saber como ela vai se comunicar com o carinha.
    Beijão, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada por kiera caraaaaaa. To doida pra ler esse de verdade. Quando li a seleção eu fiquei dois dias sem viver. Escovava o dente lendo kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Para tudo, você já leu 38 livros esse ano? Me senti muito atrasada agora, eu só li 23! hahaa
    Mas enfim, eu li toda a série da Seleção e eu gostei bastante mesmo da escrita da autora, mas tenho que dizer que a história em si me deixou um pouco decepcionada. Acho que eu me irritava demais com a America pra aproveitar de verdade o enredo :/ mas me falaram mesmo que A Sereia é ainda melhor e que pode suprir essa minha necessidade de uma história diferente mas ainda mantendo a escrita boa da Kiera Cass. Achei sua resenha muito boa, acho que vou tentar ler A Sereia mesmo, até porque me lembrou um pouco de uma história meio Piratas do Caribe assim haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ivi! Tudo bem?
    Mesmo eu não gostando muito de romances, confesso que este livro me atrai. Gosto muito de sereias e criaturas sobrenaturais em geral, por acho que há uma chance de que eu goste da história. Além disso, acho bem intrigante essa questão da Água ser como uma entidade e gostaria de entender melhor este conceito e como ele funciona. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivi,
    Fico feliz que você tenha gostado do livro, porque sempre fico feliz quando as pessoas gostam de alguma autora que eu adoro, como no caso da Kiera,rs.
    Porém esse livro, eu não gostei tanto, não que ele seja ruim, a própria mitologia que ela criou para as sereias e água são incríveis, mas comparando com a série A Seleção ( por favor, leia!) ele é muito monótono,rs.
    É bom, mas não é o melhor dela, na minha opinião.
    Mas sua resenha ficou ótima, me lembrou muito das passagens do livro.
    E não julgue a Agua, o que ela faz é por ter que fazer.
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ivi
    Li A sereia esses dias e também me apaixonei assim como você!
    A escrita da Kiera é incrível e me apaixonei pelas sereias e achei genial o lance dela personificar a água.
    Concordo quando você diz que o final foi meio corrido, mas isso não tirou o brilho da obra.
    Adorei a resenha =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Oi Ivi!
    Então, esse livro me deixa meio confusa, porque tem gente que adorou e tem gente que não. Confesso que acho a premissa bem bacana e você dizer que a escrita ta autora é bem intensa e flui bem, eu fico mais desencanada pra ler. :D

    ResponderExcluir
  10. Oi Ivi,
    andei percebendo que temos gostos muito parecidos, sua resenha retrata fielmente praticamente tudo que senti lendo o livro, também achei o final corrido e sou #TeamAkinlin, apesar disso não fiquei tão apaixonada assim, eu gostei da história e tals, mas não me senti totalmente envolvida, acredito que porque, ainda não consegui aceitar que romance não chegou a ter muito espaço no decorrer da trama. Tudo bem que foi lindo ver o sentimento entre os dois sendo construído a cada encontro, mas queria mais nesse sentido.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  11. Eu acho a capa desse livro lindíssima, sou maluca por sereias, mas não consigo me sentir atraída pela história. Eu amo fantasia, mas não gosto de romance. E muitas vezes o romance acaba dominando a maior parte da narrativa. Tenho vontade de ler algo da autora, mas ainda não me identifiquei com nenhum de seus livros :/.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Assim como você não fiquei muito curiosa com a série A Seleção e a cada novo volume sendo lançado eu ia ficando mais desanimada. Só que eu também não tenho muita curiosidade com a escrita da autora, então confesso que nenhuma obra dela me desperta muito interesse, sabe? Mas devo admitir que fiquei um pouco curiosa com essa história, porque nunca li nada sobre sereias e apesar de não ser muito fã de fantasia, gosto desses seres sobrenaturais. Enfim, achei uma ótima dica e quem sabe quando eu quiser ler algo diferente, né?

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. A Kiera Cass é patroa em te envolver em suas histórias, mas a cada livro dela da série A Seleção eu fui desanimando cada vez mais com o mundo criado(pelo visto não tô sozinha^) por isso esperei os fãs da autora lerem A Sereia e ver se me animava, o que não foi o caso já que nem os fãs amaram, a premissa é legal e tem seus pontos inovadores, mas não é para mim no momento.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Eu gosto bastante da escrita da Kiera! Sou apaixonada por livros que abordam sereias... Esses stress me deixam fascinada!
    Eu já conhecia o livro, mas ainda não tive a oportunidade de adquirir um exemplar ou ler. Mas, estou com muita vontade de mergulhar nessa história!

    ResponderExcluir
  15. Oie Ivi, tudo bom?
    Eu sempre tive curiosidade de ler algo da Kiera porém como antes eu só conhecia os livros da Seleção e não curto romance de época eu nunca dei uma chance para a autora.
    Já esse livro da sereia apesar de ser romance desperta e muito o meu interesse e será com ele que darei uma chance de conhecer a escrita da autora e foi sua resenha que me convenceu disso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Ivi, sabe que de fato eu não tinha me interessado muito nesse livro, até porque nunca li nada da autora, mas ver que você gostou tanto dele me anima bastante e dar uma chance. Acredito que irei gostar. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Ivi *--*

    Comprei esse livro faz pouquíssimo tempo e estou maluca para ler. Vi algumas resenhas de pessoas que não curtiram a estória e também vi algumas que assim como você curtiram bastante. Acho que agora é ler pra ter minhas impressões :/ Adorei sua resenha e acho que vou adorar esse universitário com problemas familiares.

    Bjos
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/series-04-scream.html

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Eu fiquei animada quando você falou que a autora tem um certo encantamento nas palavras que te fez ver o pq de tanto sucesso! Eu tentei ler a série anterior, no meio do sucesso todo, mas não consegui! Acho que a temática mais juvenil me desanimou de inicio, gostaria de tentar de novo agora!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014