Luzes do Sul (Nina George)

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Ficha Técnica:
Título Original: Südlichter
Autora: Nina George
País de Origem: Alemanha
Tradução: Petê Rissatti
Editora: Record
Número de Páginas: 232
Ano de Publicação: 2019
ISBN10: 3426227037

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 58º livro lido em 2023 e foi Luzes do Sul (Nina George). Aqui temos um livro que surgiu de um outro livro. No romance A Livraria Mágica de Paris, o personagem principal tem no livro fictício Luzes do Sul, o seu livro favorito da vida, porém este livro só existia dentro daquele romance, mas os fãs da autora insistiram para que ela escrevesse o Luzes do Sul e ela o fez.

O livro nos apresenta Marie-Jeanne, uma garotinha órfã que tem a habilidade de ver o amor de forma literal. A trama se desenvolve em torno de como ela lida com esse dom e como ele pode ajudar as pessoas que ela ama.

O romance dentro do romance começa de forma inesperada e não planejada. O amor se torna visível para a pequena Marie-Jeanne. Por que Marie-Jeanne? Talvez esteja relacionado a uma série especial de eventos, pois a partir daí ela também consegue reconhecer quais pessoas foram feitas uma para a outra.

Markus Zusak nos ensinou que a morte também pode contar histórias, enquanto Nina George permite que o amor, ou melhor, o amor, conte histórias. Além disso, a morte é personificada como feminina para ela - uma morte feminina. Isso é comum na língua francesa. A história que Nina George escreve em Sanary tem um tom incrivelmente poético, o que intensifica ainda mais a leitura. A escolha do pseudônimo Sanary para "The Lavender Room" já possui um significado importante. Afinal, Nina George está se referindo à cidade de Sanary-sur-Mer, na Provença, que serviu de refúgio para muitos escritores durante a Segunda Guerra Mundial. Isso confere a Sanary um duplo significado em "Luzes do Sul". Primeiro, como um local de refúgio, e segundo, como a autora que escreveu o livro que oferece refúgio e inspiração a Monsieur Perdu para montar um kit de primeiros socorros literários.

Enquanto as luzes do norte estão associadas principalmente ao frio e à escuridão, as luzes do sul estão mais relacionadas à luz amarelo dourada do sol poente, por exemplo, sobre um campo de lavanda na Provença. Esse calor emitido pela luz também se reflete no texto e, ao ler, você entende por que Monsieur Perdu aprecia tanto essa história. No meio, há inserções marcadas por asteriscos, que fornecem explicações e informações básicas sobre o que foi dito anteriormente. Embora a história real seja interrompida dessa maneira, o fluxo da leitura não é perturbado. Pelo contrário: o tom narrativo calmo e poético cria uma situação narrativa cativante, em que o amor se apresenta diretamente ao leitor e conta a história.

"Luzes do Sul", o livro dentro do livro, é um romance poético sobre a alquimia da literatura e os diversos tipos de amor. É um livro repleto de esperança, semelhante a um conto de fadas, como um passeio à luz do Sul.



Um pouco sobre a autora:
Nina George trabalha como jornalista, escritora e professora. Ela escreve thrillers, romances, artigos, contos e crônicas

Seus livros publicados no Brasil:

Luzes do Sul

O livro dos sonhos

O maravilhoso bistrô francês

A livraria mágica de Paris


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.