Sobre a Escrita (Stephen King)

sábado, 10 de setembro de 2022

Ficha Técnica:

Nome Original: On Writing
Autora: Stephen King
País de Origem: Estados Unidos 
Tradução: Michel Teixeira
Número de Páginas: 256
Ano de Lançamento: 2000
ISBN13: 9780743455961
Editora: Suma de Letras
SKOOB | GOODREADS | Compre na AMAZON

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 61º livro lido em 2022 e foi Sobre a Escrita (Stephen King). Eu já tinha muita curiosidade em ler este livro, porem como amo Stephen King em suas histórias de terror, tinha medo de ler algo de não ficção e não gostar. Ainda assim, parti para esta leitura muito animada.

Mesclando memórias a técnicas de escrita, Stephen King cria uma narrativa que dá a sensação de estar em uma roda de conversa. Sua linguagem é tão clara e envolvente que li Sobre a Escrita quase que todo de uma vez, fazendo pequenas pausas para anotar as dicas e lembretes mais relevantes para mim.

De forma muito didática, King separa seu discurso em diferentes partes. Na primeira, seu “Currículo”, constitui os fatos de sua vida que o moldaram não apenas como indivíduo, mas como escritor. Na segunda, “Ferramentas de Escrita”, o autor aborda dicas de linguagem propriamente ditas, selecionando aquelas que, em sua visão, são mais relevantes na construção de um bom texto. Na terceira, “Sobre a Escrita”, propõe responder muitas das perguntas normalmente feitas a um escritor, assim como aquelas que ele gostaria de ter ouvido em seu início de carreira. Na última, “Sobre a Vida: um Post Scriptum”, King discorre sobre o acidente de carro que sofreu enquanto escrevia a primeira edição de Sobre a Escrita e como a escrita, mais uma vez, foi responsável por resgatá-lo. Apesar do livro conter muitas passagens divertidas em decorrência da linguagem despojada de Stephen King, essa última parte é bastante tocante, sobretudo no que se refere à honestidade e a intensidade com que o autor se declara apaixonado por seu ofício.

Acredito que Sobre a Escrita possa oferecer diferentes tipos de leitura para diferentes tipos de leitor. Quem aprecia obras de não-ficção, biografias em especial, encontrará seu objeto de interesse por entre as páginas. Os fãs de Stephen King, por sua vez, podem fazer a leitura para ter um contato mais próximo com o autor e sua prosa, bem como para riscar da lista mais um de seus títulos a serem lidos. 

É importante destacar que Stephen King ressalta diversas vezes que seus conselhos são baseados em seu ponto de vista e em suas experiências pessoais. Assim, muito do que ele fala se relaciona com sua opinião, o que pode ser discutível em determinados pontos. Contudo, seria um desperdício não lhe dar ouvidos — afinal, estamos falando de um dos autores mais bem-sucedidos da atualidade.

Além de ter feito diversas anotações que certamente me auxiliarão, a leitura de Sobre a Escrita me proporcionou conforto. A fala de Stephen King é a de alguém que conhece os percalços da profissão e procura tanto acalmar quanto incentivar novos autores. Vi apoio em suas palavras e encontrei ferramentas para lidar com minhas próprias inseguranças e temores. Acima de tudo, sua paixão pela escrita é quase palpável, além de ter sido emocionante entender o quanto o ato de escrever teve impacto em sua vida. Finalizei a leitura me sentindo não só mais motivada a continuar escrevendo, como também mais preparada a encarar o trabalho como algo objetivo.

Adorei!


Um pouco sobre o autor:
Stephen Edwin King é um escritor americano, reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Os seus livros venderam mais de 350 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países. 

Livros do autor que eu já li:

1977 – O Iluminado
1977 – Fúria
1979 – A Zona Morta 
1982 – Quatro Estações
1982 – Cujo
1983 – O Cemitério 
1986 – It – A Coisa 
1987 – Misery – Louca Obsessão
1996 – À Espera de Um Milagre
2000 – Sobre a Escrita
2005 – A Dança da Morte
2006 – LOVE: A História de Lisey 
2009 – Duma Key
2009 – Sob a Redoma 
2011 – Novembro de 63 
2017 – Belas Adormecidas
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Olá! gostei de sua resenha e fiquei com vontade de ler este livro ♥
    Ainda não li nada dele mas gosto dos filmes.
    Parabéns pelo seu cantinho ♥ voltarei mais vezes =*

    https://www.namoradanerd.com.br

    ResponderExcluir

Ivi Campos

46 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Resenhas

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Filmes

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.