Mapa do Coração (Susan Wiggs)

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Ficha Técnica:

Nome Original: Map of the Heart
Autor: Susan Wiggs
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Leandro Santos
Número de Páginas: 368
Ano de Lançamento: 2017
ISBN13: 9780062425485
Editora: Harlequin
SKOOB | GOODREADS | Compre na AMAZON

Oi gente que ama livro, hoje venho com a resenha do 65º livro lido em 2022 e foi Mapa do Coração (Susan Wiggs). Eu adoro esta autora e estava mega animada para ler este livro, por isso, parti para esta leitura muito ansiosa.

O livro nos traz a Camille, uma mulher transformada pela morte do marido. É uma personagem interessante, porém, acho que só a compreendi verdadeiramente depois de perceber os acontecimentos que culminaram na morte do marido. O romance construído em torno desta mulher é previsível, mas em nada afetou o prazer da minha leitura, ou seja, a previsibilidade não lhe retirou o encanto. 


Julie, filha de Camille, tem um papel bastante importante no livro. Através desta jovem conhecemos lugares menos bonitos da adolescência. Conhecemos o impacto do bullying (acho que o tema careceu de uma melhor abordagem para que pudesse tornar-se mais expressivo; a resolução deste problema adotou alguns aspectos que me deixaram apreensiva) e a libertação do sofrimento que advém de uma realidade tão séria e capaz de arruinar a autoestima de qualquer pessoa.

Houve ainda espaço para outro tema importante: a homossexualidade. Foi uma abordagem sutil, mas com enorme significado na resolução de alguns conflitos da narrativa. Gostaria de vê-lo mais desenvolvido, manifestado numa caracterização psicológica e social mais complexa. 


Há muitas coisas que fazem a ligação entre passado e presente, mas a mais interessante é a fotografia. Quantas memórias uma fotografia pode guardar? O que é uma fotografia pode eternizar? Que magia nasce nos olhos de quem vê uma fotografia de um passado distante sem conhecer o contexto? Estas questões são explicadas na narrativa deste livro. 

É um bom livro para fugir da realidade. A possibilidade de viajar para o sul de França, num verão quente, olhar para as águas do Mediterrâneo e sentir o perfume da lavanda foram sensações dolorosamente boas. Escrevo dolorosamente porque estava sentindo à distância, o real desejo era estar lá. 

Terminada a leitura, posso dizer que o título não é muito apelativo e acho que não ilustra muito bem o que encontramos nestas páginas. O livro mistura um romance contemporâneo com apontamentos de acontecimentos que marcaram a ocupação de França pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. No presente e no passado há amores eternizados em palavras e em fotografias.

O passado acabará por explicar o presente. Nestes dois espaços temporais cabem sonhos, segredos e elementos que precisam de tempo para serem resolvidos. Todo o encaixe entre passado e presente ganhou forma e encantou-me pelos pequenos detalhes que marcam o desenrolar dos acontecimentos. 


O que mais gostei entre passado e presente? Passado, sem dúvida alguma, pois a história de Lisette é intrigante. A autora lidou muito bem com essa intriga, dando informação de forma espaçada para que a expetativa nascesse no interior do leitor. Nos pedaços de história oferecidos, conhecemos uma mulher cheia de garra e inteligência. Foi uma contextualização importante, da qual gostei muito e me permitiu conhecer outro lado de um episódio cruel da história mundial.

Enfim, gostei muito da leitura e espero ler mais obras da autora.


Um pouco sobre a autora:
Susan Wiggs é uma ex-professora americana com mais de 30 livros publicados em mais de 25 idiomas. Ela acredita firmemente que o amor é capaz de criar um mundo no qual todas as feridas são curadas e suas premiações comprovam que esse ideal é possível. 

Alguns de seus livros publicados no Brasil:
  • A Livraria dos Achados e Perdidos
  • Apenas Respire
  • A Colcha de Despedida
  • Mapa do Coração


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

46 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Resenhas

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Filmes

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.