Oi gente que ama livros, hoje venho com mais um post da coluna Séries do Meu Coração e compartilharei com vocês o meu amor por mais uma série apaixonante.
Merlí é uma série de televisão produzida pela TV3 sobre um professor de filosofia que ao usar alguns métodos pouco convencionais, incentiva seus alunos a pensar livremente, dividindo as opiniões de alunos, professores e famílias.
Merlí é o personagem principal e a boa atuação de Francesc Orella contribui para isso. Ele é um jovem senhor, descolado, que sabe lidar com adolescentes de forma ímpar, talvez pelo fato de sua personalidade ainda conter traços de sua fase adolescente. No primeiro episódio, quando ele usa o fato da professora gostar de cães, para criar uma situação onde ele resgata falsamente um cão só para conseguir seduzi-la, é um ótimo exemplo deste seu traço de personalidade. E o mais interessante é que ele alcança os seus objetivos, de forma inconsequente e irresponsável na maior parte das vezes.
Isso já mostra que a filosofia entra de modo subversivo também em suas ações. Se Kant uma vez cobrou por uma moralidade plena, Merlí se utiliza de uma moral que lhe é conveniente. Seduz uma mulher que tem namorado, mente para conseguir dar aulas para um aluno com problemas psicológicos e pede para o grupo de alunos enganar o concurso de literatura da escola. Tudo isso acontece em poucos dias e a moral que Merlí vai pregar não é aquela comumente vista em aulas.
Se como profissional ele não é exemplar, na sua vida pessoal consegue ser ainda pior. O seriado começa com ele perdendo o apartamento e tendo que voltar a morar com a mãe aos cinquenta e tantos anos. Sua ex esposa está indo para Itália e ele terá que cuidar do filho adolescente, o Bruno, com quem nunca se deu bem. E o melhor de tudo isso é que ele se tornará professor do filho.
Todo esse conjunto de imperfeições no protagonista consegue ser o charme do enredo. É tão fácil se identificar com o protagonista quanto com os alunos. Cada um deles tem um arco próprio e suas histórias são desenvolvidas de forma que você se envolve e torce por cada um deles. Alguns você odeia, outros você ama profundamente. É por isso que é tudo tão encantador.
Mas como abordar a filosofia, um assunto que nem todos gostam e que na escola é passado de maneira tão chata, em um seriado jovem? Cada episódio traz um filósofo ou uma escola filosófica como título e todo o desenvolvimento deste episódio é trabalhado sobre este tema e assim naturalmente, estamos refletindo sobre isso e a importância no dia a dia.
A série traz assuntos pertinentes como homossexualidade, gordofobia, drogas, relacionamento familiar, bullying e todos estes temas são apresentados de forma humana, real, crível. Todas as situações apresentadas ali nós já vimos, já pode ter acontecido conosco ou conhecemos alguém que vive aquilo e isso torna o roteiro muito próximo de nós.
Eu conheci a série porque estava buscando produções espanholas e quando comecei a assistir levei um choque porque o idioma original é o catalão, uma língua falada no estado da Catalunha, Espanha. A princípio, isso me trouxe um estranhamento, mas conforme me forcei ao assistir no original, fui me apaixonando pela maneira que eles falavam e para mim foi um ponto bem positivo em relação à série.
Merlí é uma série apaixonante e que já está concluída na Netflix. São três temporadas muito boas e o último episódio é avassalador. (Eu chorei por 58 minutos).
A trilha sonora da série também é uma obra de arte à parte. As festas ou os momentos melancólicos são recheados de músicas incríveis e para mim foi um bálsamo porque eu amo músicas em espanhol e agora, amo em catalão também.
Enfim, é uma série que me conquistou fortemente. O cenário, a abordagem, os atores, tudo, absolutamente tudo me seduziu e eu adorei todos os episódios. Por isso gostaria que mais pessoas pudessem ter contato com essa produção que é diferente, original, ousada e muito real.
Assistam!!!
Confiram o trailer e se apaixonem:
Mês que vem trago mais séries do meu coração.
Beijos
Oi Ivi. Você tem um fraco por séries espanholas né! Não conhecia essa e achei muito legal a maneira criativa que fizeram pra abordar a filosofia, colocando em prática mesmo, envolvendo os alunos em situações reais, pra que eles pensem e utilizem todo o ensinamento de maneira positiva! Achei super legal! Obrigada pela dica!
ResponderExcluirBjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥
Oie!
ResponderExcluirEu ainda não conhecia essa série, mas fiquei bem interessada em conferir. Gostei muito do que apontou sobre a série, e agora preciso saber mais sobre ela. Estou um tanto atrasada em algumas séries, mas sempre busco algo novo.
Bjks!
Histórias sem Fim
Poxa vida, eu nao fazia ideia de que a lingua original era o catalão, isso me deixou super curiosa porque nunca vi nenhuma produção que tivesse como lingua, ela, então certamente ja é um diferencial, né? Adorei a dica, Ivi! Amos seus posts porque minha lista de séries só cresce hahh
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirAhh que delícia essa indicação. Não sabia sobre essa série mas já deu aquele quentinho no coração e só de saber que fechou bem a história me deixou com vontade de conhecer e me emocionar com esse professor e os alunos.
Beijos!
Camila de Moraes
Vou confessar que eu nunca ouvi falar antes dessa série, e apesar de filosofia nunca ter sido algo que me chamou a atenção no colégio, no cursinho que fiz eu fiquei completamente apaixonada! Achei muito interessante eles abordarem algo do tipo em uma série para jovens, e principalmente pelo protagonista não estar em um momento muito favorável na vida, ne não?! Kk realmente me despertou o interesse e vou atrás pra conferir, fazia tempo que eu não ficava assim por um seriado, espero gostar!
ResponderExcluirUm beijo
Olá Ivi!!!
ResponderExcluirEssa série é totalmente diferente do que venho assistindo nos últimos tempos, principalmente que ando o tempo todo voltada para doramas do que outra coisa.
Eu admito que Filosofia só veio a me conquistar com o livro "O Mundo de Sofia", pois não tive uma professora que fizesse a gente se apaixonar pelo conteúdo administrados mas eu achei essa série com um tom tão único e até mesmo com um humor que faz você querer ver.
Vou adicionar em séries para assistir futuramente ^^
lereliterario.blogspot.com