23.9.21

Sem Ar (Jennifer Niven)

Ficha Técnica:
Nome Original: Breathless
Autora: Jennifer Niven
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Alessandra Esteche
Número de Páginas: 300
Ano de Lançamento: 2021
ISBN-13: 9788555341335
Editora: Seguinte

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 69º livro lido em 2021 e foi Sem Ar (Jennifer Niven). Sou muito fã da autora e era imperativo para mim ler este novo livro dela e nem sei explicar porque demorei tanto, já que é um lançamento de maio e eu ganhei na época do lançamento também. 
O livro nos traz a Claude, uma jovem com uma vida ótima: tem pais amorosos, uma melhor amiga cujo carinho e lealdade são inquestionáveis e é bem resolvida com sua autoestima e com sua sexualidade. Ela está prestes a se formar no Ensino Médio e, a poucos dias da formatura, Claude recebe a notícia de que seus pais não apenas estão se divorciando como também pedem segredo a ela até que resolvam como conduzir a situação. Claude então viaja com a mãe para uma ilha remota na qual seus antepassados viveram, para que sua mãe possa fazer pesquisas para seu próximo livro enquanto tenta juntar os pedaços do próprio coração. Chegando na ilha, Claude faz amizade com alguns jovens que trabalham lá no verão e rapidamente se apaixona por Jeremiah, a quem chamamos de Miah, um garoto de sorriso fácil que a conduz por diversas aventuras.


Claude é uma personagem muito difícil de gostar. Adolescente egoísta, chata, birrenta e que acredita realmente que tudo deve existir e acontecer a sua volta em função dela existir e seu amadurecimento ao longo da narrativa se dá de forma tão gradual que em dado momento da leitura eu estava desistindo da possibilidade de gostar dela. 

Miah é um jovem que trabalha na ilha como parte de um programa para jovens infratores. Ele próprio fez parte desse programa, entrando para o sistema muito jovem. Entretanto, graças ao acolhimento que ele recebeu, foi capaz de dar a volta por cima e se tornar um exemplo para os jovens que vão para a ilha. Ele é a pessoa que acolhe Claude de braços abertos, porque entende bem o que uma família sem estruturas pode causar. Ele é o responsável pela mãe e pelas irmãs porque o pai foi embora e se sente em uma encruzilhada em que um dos caminhos o leva para onde realmente deseja, perseguindo seus sonhos, enquanto o outro o mantém junto à família para o caso de sua mãe precisar dele. E com a atração óbvia que sentem um pelo outro, Claude e Miah começam a ficar e, mais do que isso, a se abrir um com o outro e expor suas fragilidades sabendo que a outra pessoa estará ali para ouvir.


O livro me conquistou por volta dos 80% da leitura quando percebi o que realmente a autora queria nos mostrar com uma história basicamente simples, mas cheia de camadas. Temos personagens imperfeitos que podemos encontrar facilmente na vida real e isso faz com que o enredo se aproxime muito bem do leitor e a história se torne identificável. A mãe da Claude é uma personagem que cresce no decorrer da trama e ganha nosso coração pois está vivendo o seu momento de perda e ainda assim, tenta a todo custo manter Claude confortável.

O livro é sensível, bonito, em um cenário paradisíaco em que os personagens não tem acesso as facilidades da internet e isso se tornou muito natural dentro do enredo.


Mais uma vez a autora me satisfez com uma história boa, relevante, simples, mas forte em suas questões. 

Adorei!!!


Um pouco sobre a autora:
Jennifer Niven é americana e nos Estados Unidos já publicou quatro romances para adultos e um livro de memórias sobre suas experiências no ensino médio. Apesar de ter sido criada em Indiana, hoje vive com o noivo e três gatos em Los Angeles, seu lugar preferido para andanças. 

Seus livros publicados no Brasil são:

    • Por Lugares Incríveis
    • Juntando os Pedaços
    • Sem Ar

Um comentário:

  1. Um tema com o qual muitas pessoas se identificarão. Pode ajudar outros jovens que estejam passando pela mesma situação.
    Ainda não li nenhum livro da Jennifer Niven, mas pelo que você fala, a escrita dela é leve e cativante.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir