4.9.20

Livros Nacionais Lidos (e que quero ler) em 2020


Oi gente que ama livros, nessa vibe de semana da pátria, seja isso o que for, eu venho compartilhar com vocês os livros nacionais lidos em 2020 e também todos aqueles que ainda pretendo ler este ano.

Lidos:



  • O gato Malhado e a Andorinha Sinhá (Jorge Amado)
  • Numezu (Jorge Alexandre)
  • Múltipla Escolha (Lya Luft)
  • A morte e a morte de Qincas Berro D’agua (Jorge Amado)
  • Depois da Chuva (Monica Nunes)
  • Colega de Quarto (Vitor Bonini)
  • Comigo no cinema: Reflexões depois do The End (Martha Medeiros)
  • Inferno no Artico (Claudia Lemes)
  • O Cortiço (Aluísio Azevedo)
  • Mãos secas com apenas duas folhas (Paula Febbe)
  • Gabyanna Negra e Gorda (Gabriela Rocha)
  • Bem-vindos à Rua Maravilha (Gabriel Mar)
  • A Casa das Sete Mulheres (Letícia Wierzchowski)
  • Um Farol no Pampa (Letícia Wierzchowski)
  • A Filha Ideal (Aione Simões)
  • Eu sei que vou te amar (Arnaldo Jabor)
  • Acordes Imperfeitos (Bia Carvalho)

Que pretendo ler:



  • Travessia (Letícia Wierzchowski)
  • Romance Concreto (Aimee Oliveira)
  • Que Seja Doce (Sara Fidelis)
  • Antes de Outubro (Graciele Ruiz)
  • Tenda dos Milagres (Jorge Amado)
  • A Segunda Morte de Suellen Rocha (Claudia Lemes)
  • The Big Bang Theory E A Psicologia: Não Sou Louco! Minha Mãe Me Testou! (Ivelise Fortim)
  • E se Tocássemos o céu (Leo Oliveira)
  • Meu (Não Tão) Querido Ex (Várias autoras)
E vocês? O que leram e pretendem ler em 2020 que foi escrito por autores nacionais? Deixem aí nos comentários porque vou adorar conferir e quem sabe, aumentar a minha lista!

Beijos

14 comentários:

  1. Nossa, Ivi, agora que percebi. Tirando Caderno H, um livro de coletâneas de poesias do Mario Quintana, eu não li nenhum livro nacional #shameonme
    Adoro Jorge Amado, aliás comecei a ler mesmo com um livro dele e me apaixonei. Quero muito ler Tenda dos Milagres ainda esse ano. Já vou colocar na fila.

    ResponderExcluir
  2. Ivi!
    Confesso que não tenho o costume de ler livros nacionais, porque sempre acabo passando algo que me chama mais atenção na frente.
    Eu li uma obra do Jorge Amado durante ensino médio e gostei muito pelo teor histórico que o autor introduz na narrativa. Com certeza prendendo ler mais livros do autor em breve.
    Também tenho vontade de conhecer a escrita do Raphael Montes, porque os livros dele são do meu gênero preferido, e possuem uma vibe de suspense eletrizante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ivi!
    Sou uma leitora de livros nacionais, e depois que instalei o app do kindle no meu celular estou sempre lendo e conhecendo novos autores, acredito que dos livros que li esse ano até agora 80% são nacionais.
    Dos livros que você leu li apenas O gato Malhado e a Andorinha Sinhá e O Cortiço, mas desde que assisti a série A Casa das Sete Mulheres fiquei com vontade de ler o livro, quem sabe futuramente eu consiga finalmente ler?!
    Dos que você pretende ler, não li nenhum, mas fiquei interessada em Que Seja Doce da Sara Fidelis, essa é uma autora que pretendo conhecer a escrita, tenho os livros da série Paixões Improváveis e os livros 1 e 2 da série Amor e Ritmo e estou tentando me organizar para ler esse ano.
    Ah, eu sempre estou lendo os livros da Cinthia Basso e da Nana Simons, sempre que tem lançamentos delas corro pra ler. Também gosto dos livros da Aline Pádua... Conheci esse ano a escrita da Carlie Ferrer e gostei muito, recentimente ela lançou Desde que Errei e pretendo ler com certeza!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivi!

    O meu favorito nacional desse ano foi O Peso do Pássaro Morto, super curtinho e intenso, daquelas histórias que ficam com você depois de um tempo. O último que li e recomendo é um conto que chama Adivinha Quem Não Voltou pra Casa?, e recomendo qualquer um da Olívia Pilar. Estão todos no Kindle Unlimited, se você for assinante e tiver interesse! :)

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  5. Oi, oi!

    A literatura do nosso país é tão rica, né? Sempre penso nisso, porque ás vezes acabamos esquecendo. Pensando nisso, esse ano decidi ler clássicos nacionais e internacionais, esse ano li Dom Casmurro depois de 2 tentativas. Haha É uma leitura complexa, mas clássicos brasileiros são assim, né? Ainda mais Machado de Assis. Pretendo ler o famoso Memórias Póstumas de Brás Cubas, compre o livre recentemente e já está na lista de leituras. Do citado, li apenas O Cortiço na adolescência para a escola, mas é uma leitura que quero muito repetir, pois não lembro muito do livro, apenas o principal da história.

    ResponderExcluir
  6. Eu lia muitos livros nacionais quando era mais nova, mas tenho que confessar que não leio mais tanto livros nacionais, mas estou pensando em colocar pelo menos um livro nacional na minha TBR do mês. Adorei os livros listados e vou anotar todos na minha listinha!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Quanta representatividade nacional! Adorei saber quais livros você já leu esse ano (e são bastantes!) e quais ainda pretendem adicionar na listinha. Nosso país tem vários escritores para serem descobertos e prestigiados, por isso amei essa postagem. Eu tenho tentando dar mais oportunidades para autores nacionais, e até que isso tem funcionado. Como falei, adorei a reportagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Ivi!
    Lendo seu post percebi que preciso ser um pouco mais patriótica, pois até agora não li nenhum livro nacional, mas espero poder ler Perdida, da Carina Rissi em breve. Eu gostaria de ler alguns clássicos da literatura brasileira mas fico achando que vai ser muito complexo e acabo deixando de lado. Mas indico a série Fazendo o meu filme, da Paula Pimenta, que li na adolescência e gostei demais. Ah, também #Partiu vida nova (Leila Rego) e Saudades dos cigarros que nunca fumarei (Gustavo Nogy, um autor aqui da minha cidade!)
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Livro nacional esse ano só foi raphael montes mesmo.
    Sua lista está otima e ja peguei varias dicas de leitura pra mim aqui!
    Obrigado por compartilhar!!

    beijinhos e boa leitura!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ivi. :)
    Eu estou relendo esse ano a Série Irmãos Slaters nem sei por quantas vezes kkkk, mas de autor brasileiro quero reler a série Perdida da Carina Rissi e a série Os Preston da Lucy Vargas que amo de paixão. <3

    Beijos.
    Manuscrito de Cabeceira

    ResponderExcluir
  11. Oi Ivi!
    Adoro ler livros nacionais e desses que postou lidos, eu li A casa das sete mulheres e Colega de quarto, tenho alguns do Victor Bonini para ler ainda esse ano, li alguns da Bia Carvalho também mas esse Acordes imperfeitos ainda não, tem alguns na lista para ler, peguei a dica, obrigado. Agora vou dar umas dicas Babi A. Sette (Senhorita Aurora), Cinthia Freire (Um novo amanhecer), Anne Marck (Luz da manhã), Helô Delgado (Dilacerada), Janice Ghisleri (série Lobos de Ester), Marcos DeBrito (A casa dos pesadelos), Lilian Guedes (trilogia A fera) e Vozes de Joelma, são uma coletânea de histórias onde reune vários autores nacionais. Parabéns pelo post, bjs!

    ResponderExcluir
  12. Uau, nessa lista tem livros que nunca ouvi falar, achei top. Meu objetivo para esse ano é ler o máximo possível de livros da Carina Rissi, sou apaixonada por sua escrita. E depois ler os livros da Julia Quinn, que também adoro.

    ResponderExcluir
  13. Olá Ivi!!!
    Eu tenho muita vontade de ler "A Casa das Sete Mulheres", porque eu era louca pela série da Globo mas eu quero muito ler o livro e acho que foi aqui no seu blog que descobri que era uma trilogia.
    Nacionais que eu li foi apenas três que foi: "O Cobiçado 2", da Mari Scotti; "Flores de Fogo", da Stephanie Grünheidt; e drops, do Hélio Yassuo Matukawa.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Não li nenhum desses que citou ainda, mas já estão anotados aqui. Parecem se excelentes leituras. Eu praticamente só leio nacionais e tbm leio a estrangeira, mas ultimamente estou muito envolvido com nossos autores que me deixa fascinado.

    ResponderExcluir