12.6.20

Teto Pra Dois (Beth O'Leary)

FICHA TÉCNICA
Nome original: The Flatshare
Autora: Beth O'Leary
Tradução: Carolina Selvatici
País de origem: Inglaterra
Número de páginas: 400
Ano de Lançamento: 2019
ISBN-13: 9788551005415
Editora: Intrínseca

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 40º livro lido me 2020 e foi Teto Pra Dois (Beth O'Leary), Mais um livro mega-hypado em 2019 e que eu só me permiti ler agora. Já adianto que o hype foi merecido e o livro me conquistou completamente.

O livro nos traz a Tiffy, que está saindo de um relacionamento complicado. O relacionamento já acabou há um tempo, mas ela continuou morando no apartamento do ex-namorado que lhe deu um ultimato porque a vida dele seguiu, tem uma namorada nova e Tiffy precisa superar. Porém, ela está com o dinheiro contado, não pode se dar ao luxo de alugar um apartamento em uma boa localização de Londres e todos os apartamentos que encontrou com preços que cabem no seu orçamento, estão miseravelmente mal cuidados ou ficam longe demais do seu trabalho. Até que ela encontra um anúncio interessante: um rapaz propõe dividir o apartamento em que há somente uma cama, mas como ele trabalha à noite e passa os fins de semana fora, Tiffy acredita que seja a saída para ela.

Quem colocou o anúncio foi Leon, enfermeiro que precisa muito de uma grana extra para ajudar o irmão mais novo. A noiva dele não gosta muito disso porque a pessoa que se interessou pela vaga no apartamento é uma mulher e decide que será a intermediária entre Leon e a locatária (Tiffy), para que eles não precisem sequer se encontrarem. Todos os acertos do aluguel são feitos por ela e isso dá certo, pelo menos até certo ponto.

Tiffy é expansiva e coloca um toque seu na decoração do apartamento de Leon como almofadas coloridas e comida sempre fresquinha na geladeira, eles passam a se comunicar sempre por bilhetes no apartamento. Leon não quer desagradar a noiva e Tiffy não quer perder a vaga no apartamento, essa troca de bilhetes é divertida e ainda que bem sucinta, os dois se aproximam e se ajudam.


Apesar de extrovertida e carismática, Tiffy negou para si mesma que estava em um relacionamento tóxico e assim que a sua vida começa a entrar nos trilhos, o ex-namorado aparece para tirar sua paz, tentando convencê-la que nunca será feliz sem ele e graças aos melhores amigos que uma pessoa pode ter, Tiffy consegue perceber o seu valor enquanto mulher, profissional e ser humano. Gerty, Mo e Rachel são fundamentais para que Tiffy não desabe em muitos momentos da trama e estes personagens são desenvolvidos de forma tão perfeita que embora sejam bem diferentes, complementam todo apoio que Tiffy precisa.

Já Leon tem um dia a dia complexo. Suas noites no trabalho em uma clínica de cuidados paliativos envolvem a remissão de um câncer infantil de uma personagem adorável ou os dias finais de um homem que foi apaixonado por um soldado na segunda guerra. Leon se importa com todos e procura ser alguém útil a todo momento, ainda que ele próprio esteja passando por momentos muito tristes em sua vida pessoal. Sua mãe viveu relacionamentos abusivos durante toda a vida, ele e o irmão mais novo tiveram que cuidar de si mesmos e agora Leon precisa ser para o irmão o que a mãe nunca foi.

O livro começa de forma leve e divertida, te coloca confortavelmente sobre a poltrona mais aconchegante do mundo, depois insere temas sérios e pertinentes no enredo, o que te faz perceber que não está apenas com uma comédia romântica em mãos, mas uma história densa de amadurecimento e superação. 

A leitura é fluida e simples, mas isso não tira o peso de alguns temas que a autora tratou com muita seriedade dentro da narrativa. De forma envolvente, você ri, se emociona com os personagens e torce com todas as forças para que tudo dê certo para eles.


Confesso que estava predisposta a curtir a leitura, mas não estava preparada para toda a consistência boa que a autora me deu. O livro é romântico, divertido, sério e ao fechar a última capa eu estava mais que satisfeita, ainda que os olhos estivessem levemente úmidos.

Se você gosta de romance, o livro é perfeito para isso, mas você encontrará algo a mais também. Se você não gosta de enredos água com açúcar, este livro também é para você porque traz temas que podem promover reflexão, além de uma boa história de amor.

Amei!!!!


Um pouco sobre a autora: BETH O'LEARY estudou Inglês na universidade antes de começar a trabalhar com publicações infantis. Ela vive o mais perto possível do campo, sem se afastar muito de Londres e escreveu Teto Para Dois durante as viagens de trem para o trabalho. Atualmente, ela se dedica em tempo integral à escrita e, se não estiver trabalhando, você a encontrará em algum lugar com um livro, uma xícara de chá e vários casaquinhos de lã (qualquer que seja o tempo). No Brasil, esse é o seu único livro publicado.

5 comentários:

  1. Oi, Ivi!
    Esse livro teve um hype, mas não foi daquelas histórias que todo mundo estava comentando. E ele acaba passando uma imagem de romance água com açúcar, mas fico feliz que ele tenha algo a mais (e que a autora soube trabalhar bem todos esses assuntos), porque eu tenho muita vontade de ler ele.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/06/resenha-os-bons-segredos.html

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu ouvi falar muito desse livro por ai, pois todo mundo elogiou demais, e agora pela sua resenha posso comprovar que pelo jeito é realmente bom. Leituras que surpreendem sempre são as melhores né?! Também esperava ser só uma obra com enredo leve, mas vejo que tem características importantes. Gostei, por isso dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu estou aqui furiosa com a cara de pau do imbecil do ex-namorado dela! Primeiro, faz ela sair do apartamento porque a vida dele seguiu. Depois, quando ela está começando a reconstruir a vida... ele reaparece e diz que ela não será feliz sem ele???? Que piada! Um traste, com certeza!

    Eu estou evitando ler livros hypados, prefiro deixar algum tempo passar para só depois decidir se aposto ou não na leitura. Então, se ler esse livro será daqui a alguns anos. Mas gostei de saber que é um livro leve, romântico e que mesmo assim aborda temas importantes. É uma história que com certeza acabarei lendo.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Ainda não li esse livro, mas só escuto coisas boas relacionadas ao mesmo. Parece ser uma história leve mas que leva a reflexão a cada tema abordado. Vou ler pode ter certeza só não achei o momento certo ainda kkk. Parabéns pela resenha fiquei mais curiosa ainda para saber como termina esse livro e se os protagonistas acabam se encontrando durante a trama. Bjs!

    ResponderExcluir