15.5.20

Gabyanna Negra e Gorda (Gabriela Rocha)

Ficha Técnica:
Nome Original: Gabyanna Negra e Gorda
Autor: Gabriela Rocha
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 182
Ano de Lançamento: 2018
ISBN: B07MXPKT7L
Editora: Kindle

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 33º livro lido em 2020 e foi Gabyanna Negra e Gorda (Gabriela Rocha). Meu interesse pelo livro surgiu ao assistir a resenha da Aione Simões do Minha Vida Literária, a narrativa me pareceu interesse por mesclar bom humor e representatividade.

O livro nos traz a Gabyanna de mudança para a Noruega por uma excelente oportunidade de trabalho. Solteira, com excelente formação e experiência profissional, ela sente que este será um momento especial da sua vida. Apesar da realização no mercado de trabalho, Gabyanna sente falta de um grande amor em sua vida, alguém com quem possa compartilhar os prazeres de uma vida a dois, bem como suas conquistas e ter um ombro para poder chorar suas possíveis derrotas. 

O livro se desenvolve ao contar sua trajetória de vida desde o início, quando morava em Brasília, com bons amigos e uma família querida. Desde o primeiro beijo até os dias atuais, Gabyanna se permitiu viver todas as experiências em sua vida com a maior intensidade possível, se iludiu e se decepcionou diversas vezes.

A leveza da escrita é maravilhosa, em todo momento eu senti como se estivesse ouvindo a própria personagem me contando suas aventuras. Com uma linguagem simples, a leitura me pareceu um bate papo gostoso com quem tem boas histórias para contar e que ao fazer isso, percebe ter amadurecido com o tempo e ainda assim, não ter perdido o brilho que os sonhos trouxeram para sua vida.

Ri alto em algumas partes pelas confusões em que ela se meteu, bateu aquela vergonha alheia, não por ter vivido o que viveu, mas por compartilhar tudo isso. Em outros momentos, senti meu coração apertado por perceber que apesar da experiência, um toque de inocência sempre se fez presente em suas escolhas.

Ao começar a leitura, eu não sabia que se tratava de uma história real e isso acrescentou muito porque além das histórias de vida que Gabyanna nos conta, ela também compartilha o preconceito que fez parte de sua vida por ser negra e gorda. De forma honesta e com grande coerência, relata as diversas vezes que foi diminuída por sua raça e biotipo físico. Como se trata de uma história real, foi algo que me trouxe reflexão, ensinamento e também um exercício de empatia.

O livro ainda traz uma parte bem interessante sobre as viagens de Gabyanna pelo mundo e sua sede por conhecer lugares e culturas diferentes. Poderia ter mais páginas porque assim como em outras partes do livro, senti como se a autora estivesse me contando sobre esses lugares e isso foi delicioso.

É um livro curto e rápido, apesar das inúmeras histórias, a leitura se deu em apenas uma tarde. Sem dúvida, é um livro que indico porque pode satisfazer um público imenso de leitores. O tom de comédia é presente sem desqualificar a mensagem incisiva e extremamente relevante que a narrativa traz. É um recorte interessante e digno de ser apreciado por se tratar de uma história real e sincera.

Eu gostei muito!!!


Um pouco sobre a autora: Gabriela Rocha tem 41 anos, brasiliense com coração carioca. Atualmente vive em Oslo, Noruega e atua como Gerente Tributária na indústria de Óleo e Gás. Seus hobbies preferidos são viajar, comer e amar. Gabyanna Negra e Gorda é o seu primeiro livro publicado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário