11.12.20

Positivo (Marcela Brazão)

Ficha Técnica:
Nome Original: Positivo
Autora: Marcela Brazão
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 58
Ano de Lançamento: 2020
ISBN: B08KH78B7D
Editora: Kindle

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 103º livro lido me 2020 e foi Positivo (Marcela Brazão). Me interesse pela história porque acompanho a autora no instagram e adoro o trabalho dela, por isso, fiquei instigada a ler sua história.

O livro nos traz a Rosa, uma mulher de 40 anos que se descobre grávida. Rosa vive um momento vulnerável de sua vida. Está acima do peso e é duramente criticada por isso. Divorciada, está morando na casa da sua madrasta com quem nunca teve uma relação amistosa e pra intensificar a situação, ela está no início de um relacionamento com Leo, mas sabe que não está grávida dele.

O conto então irá se desenvolver na gestação de Rosa e em como ela vencerá os desafios que estão pela frente.

A escrita da autora é fluida e dinâmica, além de ser muito crível. Todas as situações que a protagonista do conto vive são passíveis de acontecer na vida real e, com certeza, eu já vi muitas delas com amigas e pessoas conhecidas e ela aproveita esses temas para despertar no leitor empatia e uma reflexão pertinente sobre o quanto cada mulher, independente da situação em que vive, precisa ter uma rede de apoio ao redor de si.

No conto essa rede de apoio se estabelece na personagem da irmã de Rosa, Angela que apesar de ser mais nova que ela e com uma vida diferente, consegue se colocar no lugar da irmã e apoiá-la em tudo o que ela precisa.

O enredo descreve a gestação com todos os seus prazeres e dissabores. Desromantiza essa experiência tornando-a real e  com certeza, levando muitas leitoras que passaram pela gravidez, a se identificar e se sentir acolhida. Temos de forma muito bem desenvolvida, o amor de Rosa nascer plea criança em seu ventre, não como algo instantâneo ou automático, mas como um amor construído dia a dia, como todo amor saudável deve ser.

Enfim, foi uma leitura rápida, proveitosa e que me emocionou. Rosa é uma personagem sensível, vulnerável e que vai descobrindo sua força e sua capacidade de superação e resiliência a cada nova etapa que sua nova vida apresenta. Apesar de curto, ainda temos representatividade na narrativa, o que sempre agrega e a conecta com o mundo real.

Adorei conhecer a escrita da Marcela e com certeza, acompanharei sua carreira, lendo suas histórias.

Amei!!!


Um pouco sobre a autora:
Marcela Brazão nasceu em 1984 na cidade que reside até hoje: Niterói-RJ. Farmacêutica Industrial graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), segue trabalhando na área de sua formação. Dona de uma risada única, taurina com ascendente em gêmeos, nunca nega um convite para curtir um cinema ou cantar em um karaokê. Separada, feminista e mãe de duas meninas, acredita que a maternidade foi a maior revolução da sua vida. Apaixonada pelos livros desde a leitura de A marca de uma lágrima de Pedro Bandeira aos 13 anos, é fã de romances e chick-lits. Começou a escrever histórias também na adolescência em cadernos escolares, que compartilhava com as colegas de classe para lerem e opinarem. Para falar sobre sua paixão por livros, escreve resenhas e compartilha opiniões no instagram literário @marcelalendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário