27.1.20

Numezu (Jorge Alexandre Moreira)

Ficha Técnica:
Nome Original: Numezu
Autor: Jorge Alexandre Moreira
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 184
Ano de Lançamento: 2019
ISBN-13: 9786580505074
Editora: Monomito

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 4º livro lido em 2020 e foi Numezu (Jorge Alexandre Moreira). Este livro chegou para mim através da parceria com a editora Monomito e como todos os livros desta editora são sensacionais, não pensei duas vezes em me jogar nesta leitura.

O livro nos traz Raul e Laura em um veleiro na costa da França. Ambos desejam profundamente resgatar o amor e a cumplicidade de um casamento que se arrasta em comodismo e desânimo, porém, ele encontra algo que admira muito nesta viagem, o leva para o barco e então o verdadeiro inferno começa a acontecer.


Eu fiquei envolvida com a leitura em pouquíssimos parágrafos e isso se deu em função da fluidez da narrativa, bem como da forma direta e crua que o autor tão bem descreve o horror como um pôr do sol poético ao mar. É fácil se importar com os personagens, ainda que muitas de suas razões sejam dignas de julgamento.

Acredito que a imersão na leitura também tenha se dado pela forma real em que as cenas sejam escritas e isso é um pouco paradoxal, porque existem cenas muito sanguinárias e aterrorizantes. Ainda assim, a intimidade que o autor tem com as palavras ao construir todo o cenário na sua mente, mesmo sendo apavorante é o que faz você se conectar com o texto e com o que ele te conta. Ele te deixa com medo, mas você é incapaz de fechar o livro porque talvez o bem-estar dos personagens esteja nas suas mãos.


O livro traz uma reflexão muito pertinente sobre nossa capacidade real de fazer o mal a quem amamos. Raul não passou a ser o que era após encontrar seu ídolo, mas usou disso para justificar suas atitudes, como se fosse apenas uma desculpa plausível para naturalizar o que ele estava a fazer.

O livro é curto, enxuto e é fácil de ler em apenas uma tarde, mas traz tantas emoções e sensações que tive a impressão de que estava envolvida no enredo e com os personagens há semanas. O autor escreve muito bem e te prova isso a cada frase do livro.


Para quem gosta de uma literatura sombria e atemorizante, o livro é perfeito. Para quem quer começar a ler mais este gênero, é uma excelente porta de entrada. Para quem não gosta deste tipo de enredo, ainda assim merece ser lido pelo simples fato de ser uma excelente história.

Eu adorei!!!


Um pouco sobre o autor: Nascido no Rio de Janeiro em 1972 e fã incondicional de Stephen King, Clive Barker e Jorge Amado, o autor foi militar durante seis anos, nos quais se formou na Academia Militar das Agulhas Negras e chegou a servir como tenente no Rio Grande do Sul. Alexandre se considera, acima de tudo, um apaixonado colecionador e contador de histórias. Atualmente divide seu tempo entre o trabalho, fiscalizando fraudes no mercado financeiro, na Comissão de Valores Mobiliários; o alpinismo, seu esporte do coração e novos projetos, que sua mente inquieta não para de produzir. Seus livros publicados são:

  • Escuridão
  • Parada Rápida
  • Altitude do Cruzeiro
  • Numezu

Nenhum comentário:

Postar um comentário