23.12.19

Uma Escada Para o Céu (John Boyne)

Ficha Técnica:
Nome Original: A Ladder to the Sky
Autor:  John Boyne
País de Origem: Irlanda
Tradução: 
Número de Páginas: 336
Ano de Lançamento: 2019
ISBN-13: 9788535932263
Editora: Companhia das Letras

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 97º livro lido em 2019 e foi Uma Escada Para o Céu (John Boyne). Não é segredo para ninguém o quanto sou fascinada pelos livros do Boyne, ele não lançava livro no Brasil desde 2017 e este livro em especial foi um dos títulos que eu mais queria ler, por isso quando soube que ele viria na caixa da Tag Inéditos de dezembro, não pensei duas vezes em assinar o serviço.

O livro nos traz Maurice Swift, um homem bonito e manipulador que deseja ser um escritor famoso, entretanto não tem talento e nem criatividade para iniciar ou se estabelecer nessa profissão. Consciente da sua deficiência neste aspecto, ele faz uso de suas artimanhas para alcançar o seu objetivo. 

Começamos o livro conhecendo Maurice através do olhar apaixonado de Erich Ackerman, autor alemão que ele conhece no bar do hotel onde trabalha. Erich já é um senhor de sessenta e poucos anos, que recentemente ganhou um importante prêmio literário. Seu último livro é um grande sucesso mundial e o faz viajar pelo mundo em divulgações e festivais. Erich se encanta por Maurice, o contrata como secretário e assim eles viajam juntos pelo mundo. Discretamentente, Maurice faz Erich contar a história mais importante de sua vida, um segredo do passado, inconfessável e escreve um romance com esta história pessoal de Erich. Quando o livro é publicado, conta ao mundo que se trata de uma inspiração real.

A partir disso, Maurice se torna um escritor bem-sucedido, consegue vender muito bem seu primeiro livro, mas falha nas publicações sequentes. Para tanto, tenta usar a mesma estratégia que usou com Erich, se aproximar de alguém que tenha sucesso em sua vida como escritor.

O desenvolvimento do livro se dá no fato de conhecermos Maurice sob a perspectiva de alguém que ele prejudicou diretamente para conseguir o sucesso. Esse prejuízo que ele traz para as pessoas que cruzam seu caminho se torna cada vez mais grave ao longo da vida e crimes realmente seríssimos são cometidos em busca da fama.

Em poucos parágrafos eu já estava muito mergulhada no enredo, porém, em momento algum consegui me envolver com o protagonista. Ele é inteligente, sagaz, mas tão desprovido de honestidade e senso de empatia que é muito complicado torcer por ele. Foi um personagem que me irritou, me despertou nojo e sobretudo, eu torcia a todo momento para que as pessoas descobrissem a falta de talento que ele mascarava com trabalhos de outras pessoas.

Um aspecto maravilhoso do livro é esse universo literário que o autor expõe de várias maneiras. Os festivais e as premiações, bem como os trâmites de publicação são abordados dentro do enredo de forma natural, como se ele descrevesse uma profissão comum. Se tratando de um autor mundialmente conhecido, acredito que grande parte destas descrições tenham surgido de suas próprias experiências pessoais.


A conclusão do livro me deixou um pouco insatisfeita diante da própria desonestidade do personagem, porém, é muito crível enquanto enredo. De forma não linear, conhecemos a vida de Maurice e eu particularmente não consegui encontrar um único ponto que pudesse justificar a busca dele por sucesso em uma área que não dominava, mas ainda assim, nada nos é ocultado sobre a sua trajetória de vida. No meu caso, isso só contribuiu para que eu odiasse ainda mais o personagem, mas talvez para outra pessoa a conclusão seja outra.

Para quem nunca leu John Boyne, eu não indicaria este livro porque embora seja uma história ótima com narrativa viciante, não é o seu melhor trabalho. No entanto, para quem já acompanha a trajetória do autor, a leitura deste livro é imperativa por ter uma prosa fluida, inteligente e original.

Eu gostei muito!


Um pouco sobre o autor: John Boyne nasceu na Irlanda em 30 de abril de 1971, foi professor de inglês em instituições importantes no Reino Unido, mas foi na escrita que se encontrou como profissional. Seus livros publicados no Brasil são:

O Menino do Pijama Listrado
O Garoto do Convés
O Palácio de Inverno
Noah Foge de Casa
O Pacifista
O Ladrão do Tempo
Tormento
A Coisa Terrível Que Aconteceu com Barbaby Brocket
Fique Onde Você Está e Então Corra
Dia de Folga (Conto)
A Casa Assombrada
Uma História de Solidão
O Menino no Alto da Montanha
As Fúrias Invisíveis do Coração
Uma Escada Para o Céu

Mais sobre o autor AQUI

6 comentários:

  1. Eu já assisti ao filme O Menino do Pijama Listrado e gostei muito, e ao ler o nome do autor não o associei a esta obra, fiquei surpresa. E tão bom quando um novo livro de um autor que gostamos e publicado, por isso super entendo sua vontade de querer adquirir a obra. Uma pena que este não tenha sido uma obra que tenha te fisgado.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada do autor, mas essa premissa me deixou bem curiosa. Pela sua resenha, acho que teria uma relação de amor e ódio com Maurice kkkkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Minha única experiência com o autor até agora foi com a leitura de "O Menino do Pijama Listrado", livro que mexeu com as minhas estruturas, me emocionou demais. Eu quero ler outros livros do autor, como O Palácio de Inverno, por exemplo.

    Este livro "Uma escada para o céu" de modo algum entrará na minha lista de desejados. Não suporto personagens assim, que se aproveitam dos outros para atingir seus próprios interesses. Esse protagonista tem tudo o que desprezo numa pessoa e seria impossível gostar dele.

    ResponderExcluir
  4. Embora eu conheça os títulos, confesso que não li o autor ainda. Mas, que legal que você conseguiu adquirir o serviço e receber essa edição de um cara que tu gostas de ler, né? Que edição linda!!!
    Pena que o final da história não se encaminhou de uma forma que tenhas ficado totalmente satisfeita. Mas, faz parte! Os autores nem sempre querem nos agradar completamente mesmo. hahahahaha
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ivi! Interessante que eu não lembrava desse título do autor, mas estou mega curiosa para ler, já que só li um livro dele até agora! Adorei a sua resenha, me prendeu do começo ao fim!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Até hoje, eu li apenas um livro do autor e infelizmente não foi uma leitura que me agradou muito. Assim, foi uma boa leitura, mas que ficou abaixo de tudo que eu esperava pelos comentários que ouvi. Esse eu ainda não conhecia e pelo visto não é o melhor trabalho dele né? Uma pena que o final tenha te deixa insatisfeita, apesar de coerente com a trama.
    De qualquer forma, gostei de ler sua resenha e saber sua opinião sobre a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir