14.6.19

Ferrão de Escorpião (Soraya Abuchaim)

FICHA TÉCNICA
Autora: Soraya Abuchaim
País de origem: Brasil
Páginas: 104
Ano de lançamento: 2018
ISBN-13: 9788592350888
Editora: Monomito Editorial
SKOOB | Compre AQUI

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 41º livro lido em 2019 e foi Ferrão de Escorpião (Soraya Abuchaim). Este livro chegou para mim através da parceria com a Monomito Editorial e parti para essa leitura sem medo de me decepcionar.

O livro nos traz quatro contos independentes em que a temática da vingança é inserida de maneiras distintas. Mulheres que sofreram abusos resolvem saciar a sede de vingança que motiva as suas vidas e já entendendo o tema central do livro, conseguimos ligá-lo diretamente a um escorpião que envenena suas presas tirando-lhes a vida.


O primeiro conto já abre o livro de forma insana: temos uma protagonista que poderia ser apenas uma mulher comum com um dia a dia sem graça, mas o texto impecável e uma reviravolta surpreendente já nos colocam no ritmo que a autora pretende nos levar por enredos fortes, envolventes e violentos.

O segundo conto quase nos dá um fôlego. Quase. A personagem central é uma jovem lésbica, filha de uma mãe extremamente religiosa que não tem limites para colocar a filha no que ela acredita ser o caminho certo, mesmo que isso traumatize e viole toda a sua existência. Então a vingança vem, quase novelesca, mas interessante e incisiva. Aqui temos a violência física e psicológica bem estruturada, que nos faz refletir no quanto o preconceito, a hipocrisia e a ignorância desencadeiam limites absurdos.

A terceira história do livro traz um protagonista homem, mas como neste momento já entendemos a proposta inicial da obra, sabemos que chegará o momento de conhecer uma mulher forte e vingativa e entenderemos o foco neste personagem. A vingança aqui é lenta, dura e sufocante. E aplaudimos quando ela acontece. 

O último conto é uma reedição do conto Madrugada Macabra e outra vez, temos um enredo enxuto, curto, mas muito intenso com a temática do livro e encerrando a obra de maneira espetacular.

São quatro contos incríveis que trazem a vingança como sentimento principal e podem nos fazer pensar também sobre o conceito de justiça, pois embora eles sejam distintos e não caminhem de mãos dadas, quando vemos as punições sendo aplicadas aos algozes da narrativa a sensação é exatamente essa.

A escrita da autora é dinâmica, fluida e veloz, mas, ao mesmo tempo, simples e acessível. A intimidade com as palavras é presente em cada conto e é ela quem impõe o ritmo da leitura. Embora o livro seja rápido e curto, algumas cenas podem ser fortes e desconfortáveis para leitores mais sensíveis, mas é impossível se afastar do livro sem antes conclui-lo,


Este foi o meu primeiro contato com o trabalho da Soraya Abuchaim e eu sei que não será o último porque a escrita dela possui tudo aquilo que gosto de encontrar: ousadia, originalidade, sentimentos bem embasados e fluidez de texto que nos insere na história e nos faz torcer com todas as forças pelos personagens.

Eu adorei.

Ferrão de Escorpião é leitura mais que recomendada!


Um pouco sobre a autora: Desde muito jovem Soraya Abuchaim se apaixonou pelos livros. Não demorou para que de leitora voraz se tornasse uma escritora dedicada. Já nas primeiras histórias que escreveu, adotou Stephen King como mentor e mergulhou no mundo sombrio das narrativas de terror e suspense sobrenatural e psicológico. Soraya vive em Vinhedo (SP), é casada e tem uma filha. Alguns de seus livros publicados são:

  • Noite Macabra
  • Ferrão do Escorpião
  • Pecados
  • Arquivos do Mal
  • Excursão Macabra

Nenhum comentário:

Postar um comentário