12.2.19

Um Lugar no Coração (S. Miller)

Ficha Técnica:
Nome Original: Um lugar no coração
Autora: S. Miller
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 336
Ano de Lançamento: 2018         
ISBN: 978-85-7027-026-9
Editora: Qualis
Compre na Amazon

Conheci pessoalmente a autora em 2016 na Bienal do Livro de SP e fiquei curiosa para conferir esse livro, que aborda também a síndrome de Down e personagens com deficiência na narrativa sempre me conquistam.

A narração é iniciada por Alice, apaixonada por música, livros e filmes, ficou famosa como pianista do Teatro Municipal. É inteligente e segura de si mesma, casada com o publicitário André (que a chama de Lili) há 10 anos e deixou a carreira para estar ao lado do marido. Sua melhor amiga Lara e sincera e direta, daquelas que se pode contar em todos os momentos. Alice descobre que está grávida e fica feliz, ao mesmo tempo em que se questiona se poderá ser boa mãe para o bebê. Há trechos do livro “Alice no País das Maravilhas” no início dos capítulos e analogias com os personagens e as situações vividas pela protagonista. 

Há capítulos narrados também por André e foi interessante conhecer as reações e preocupações dele sobre a gravidez e a doença de Alice. Em um exame, Alice descobre que o bebê (que se chamará Anna) tem síndrome de Down. Por uma ideia de Lara, Alice decide fazer uma viagem e conhecer cidades em que seus filmes favoritos foram inspirados ou gravados, para realizar um sonho e viver exclusivamente para ela e para Anna. Aproveita para escrever um diário com direito a fotos sobre a viagem para a filha.

O primeiro destino delas é Viena (Áustria), pelo filme “Antes do amanhecer”, mas Alice passa por Budapeste e conhece o fotógrafo americano William Carter, que a ajuda a conseguir a atenção de um garçom em um local lotado. Em uma decisão rápida, William decide acompanhar Alice na viagem e vão à Paris, por “Meia noite em Paris”. William se preocupa por ela ao saber de sua condição, mas seguem viagem e encontram uma família especial na Irlanda, assim como vivem momentos bonitos em Londres e em Florença (Itália). O capítulo deles em Nova York é narrado por William, local em que Alice conhece Thommy, irmão dele. A descrição dos lugares, das comidas, dos pontos turísticos e tradições agregam bastante à leitura, me senti viajando com eles.

A síndrome de Down é abordada de forma simples, sem termos técnicos através de Gael, Thommy, Anna e suas famílias. As dificuldades são relatadas e a questão do preconceito também é abordada em várias situações, às vezes por desconhecimento e outras simplesmente por não aceitar mesmo. Relatos de pais com filhos com síndrome de Down, de portadores da síndrome e de profissionais como professores ou fisioterapeutas enriquecem bastante a leitura pois apresentam vários tipos de reação e atitudes, relatam situações complexas, mas acima de tudo, superação e momentos felizes. O epílogo narrado por Anna é lindo e emocionante! 

A capa do livro é linda e significativa, demonstra exatamente uma analogia feita por Alice. A mensagem do livro é de amor em todos os sentidos e de aproveitar cada momento da vida, além de recomeços e segundas chances. Há também a playlist, além de uma lista dos filmes citados,  instituições e projetos para os portadores de síndrome de Down para quem queira conferir mais informações ou ajudar de alguma forma.

Reconheço que o livro literalmente ganhou um lugar no meu coração, adorei e recomendo!



Um pouco sobre a autora: S. Miller é o pseudônimo da escritora mineira Ivânia Coelho Aziz. Ela entrou para a faculdade de Medicina, logo depois cursou Administração e se especializou em Marketing. Atualmente cursa mestrado em Literatura Contemporânea e comanda uma empresa de publicidade. Viciada em livros, apaixonada pela escrita e filha de poeta, carrega no sangue e nos sonhos o amor pela literatura. Já tem mais de 7,5 milhões de leituras em suas obras; conquistando a denominação de best-seller da literatura nacional. S. Miller mora em Belo Horizonte com o marido e o filho. Seus livros publicados são:
- Indomável
- Indomável Coração
- Tardes Sensuais
- Profano
- Trilogia De Repente (De Repente o Destino, De Repente a Obsessão e De Repente para Sempre).
- Um Lugar no Coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário