14.1.19

Menina Veneno (Carina Rissi)

FICHA TÉCNICA
Autora: Carina Rissi
País de origem: Brasil
Número de páginas: 192
Ano de Lançamento: 2015
ISBN-13: 9999097319458
Editora: Galera Record

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 88º livro lido em 2018 e foi Menina Veneno (Carina Rissi). Eu adoro a escrita da Carina e esse era o único livro fora do universo de Perdida que eu ainda não tinha lido. Por isso a curiosidade era grande quando comecei a ler.

O livro nos traz uma releitura do conto da Branca de Neve, com muita contextualização. Aqui temos uma madrasta chamada Malvina das Neves que após o falecimento do marido, um bem-sucedido corredor de automobilismo, fica com uma enteada para cuidar. Acontece que Malvina é uma das mulheres mais lindas do país e seu rosto estampa as campanhas publicitárias mais caras do momento. Mas a enteada não fica atrás e seguindo os passos da madrasta, Bianca das Neves também se torna modelo e começa a rivalizar com a madrasta em alguns trabalhos.


O livro então irá se desenvolver em Malvina tentar tirar Bianca do seu caminho e para isso, conta com Abel, seu motorista e amigo de toda uma vida, que é apaixonadíssimo por ela.

É claro que eu conheço o conto da Branca de Neve, pelo menos o que a Disney mostrou ao mundo. Mas não sei absolutamente nada do background da madrasta da princesa, por isso, achei bem criativo quando o livro foca no passado de Malvina e conta todas as dificuldades que ela teve para chegar onde chegou.


Outra coisa bem interessante do enredo é que por ser narrado em primeira pessoa sob a perspectiva da Malvina, ela conversa a todo tempo com o leitor, o que deixa o texto muito divertido e diminui a distância que qualquer vilão tende a ter com o público. Os elementos atuais e tecnológicos que a autora inseriu na trama para modernizá-la também são bem inteligentes. Por exemplo, no filme da Disney a Madrasta pergunta a um espelho mágico se ela é a mais bonita do reino e no livro, a mesma pergunta é feita para um aplicativo. Outros elementos também seguem essa linha, com analogias divertidas.

A personagem de Bianca não é desenvolvida com profundidade e só temos a visão de Malvina sobre ela, o que não é muito positivo e torna difícil criar envolvimento com a personagem. 


Como a inspiração do livro é uma história extremamente popular, é fácil prever o final, mas o trunfo do livro está na forma como a autora consegue brilhar em qualquer projeto, ainda que seja algo menor e com uma proposta tão diferenciada de seus outros trabalhos. Conseguimos ver o bom humor da autora na construção dos diálogos e isso é sempre gostoso de reconhecer.

É uma leitura leve, despretensiosa, que nasceu de um conto que a autora desenvolveu para uma antologia lançada em 2014. Mas ainda assim, merece atenção. Pode ser aquele tipo de livro perfeito para sair de uma ressaca literária ou após um livro mais tenso e dramático.

Eu gostei.


Um pouco sobre a autora: Carina Rissi é uma leitora voraz, sempre lê a última página de um livro antes de comprá-lo e tem um fascínio inexplicável pelo tema “amores impossíveis”. Vê nas obras de Jane Austen uma fonte de inspiração. Quando se desgruda dos livros – tanto dos que lê quanto dos que escreve –, Carina se diverte assistindo a comédias românticas ao lado da família e planejando viagens a lugares exóticos que não conhecerá tão cedo, devido ao seu pavor de avião. Nasceu em Ariranha, interior de São Paulo, onde mora atualmente com o marido e a filha. Carina já vendeu mais de 400 mil exemplares e teve seus livros publicados em Portugal, na Rússia, na Ucrânia e na Itália. Seus livros publicados são:
- Perdida
- Encontrada
- Destinado
- Prometida
- Desencantada
- Quando a Noite Cai
- Procura-se Um Marido
- Mentira Perfeita
- No Mundo da Luna
- No Mundo da Luna: a Entrevista
- Menina Veneno
- O Livro dos Vilões

20 comentários:

  1. Oiiii,

    Acredita se eu disser que nunca li nada da autora??? Já vi diversos títulos e inúmeras resenhas que despertaram meu interesse, mas não sei explicar o motivo de nunca ter pegado para ler. Gostei da ideia de uma história baseada na Branca de Neve, mas acho meio complicado o foco ser na madrasta, com o ponto de vista dela e o fim ser o mesmo que o original, porque parece que não teremos envolvimento com a Bianca e aí no fim ela sai vitoriosa? Não entendi direito rs, mas vou procurar pra ler e ver se compreendo melhor e o que acho do livro.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Caramba!!!
    Gente, eu ainda não conhecia esse livro, mas já conheço o trabalho da Carina é olha, ela escreve divinamente bem!
    Eu já anotei aqui pra comprar esse mês ainda, por que eu simplesmente AMO releituras de contos de fada.
    Sua resenha está impecável, adorei.
    Já ansiosa pra ler e ver todas as modernidades que a autora colocou na trama.

    www.fuxicoserabiscos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu comprei este livro para ser meu primeiro livro a ler da autora. Mas ainda tenho um pequeno receio por ser uma releitura e por não saber o que eu vou achar. Mas ainda vou ler já que está na minha estante.

    ResponderExcluir
  4. queria muito ler esse livro, só por ser da rainha Carina, mas essa é a primeira resenha que leio, nem sabia que era releitura de um conto de fadas, haha, mas isso com certeza me deixou mais curiosa pra ler ainda!
    ótima resenha, espero poder ler em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Parabéns pela resenha,amo livros leves com um drama e os livros da Carina são um amor, já li muitas resenhas, mas... falta tempo para lertudo que tenho vontade.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conheço a escrita da Karina e olha que a série Perdida está na minha lista de desejos faz tempo. Enfim, eu gosto de releituras e pra mim é bem interessante a ideia desse ser narrado pela madrasta, assim como a modernização de alguns elementos. Realmente é uma proposta diferenciada e eu adoraria conferir.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Já li outras obras da Carina e simplesmente amei a escrita dela, como gosto de contos de fadas acredito que vou curtir esta releitura também.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Esse foi um dos livros que menos gostei da autora. Achei o enredo bem chatinho e nada envolvente. A proposta da história é interessante mas achei que faltou maestria em desenvolve-la melhor.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ivi.
    Gosto muito da escrita da autora, mas ainda não tive a chance de ler esse livro.
    Li o Livro dos Vilões e achei a história interessante. Fiquei curiosa para saber como ela transformou a ideia em um livro!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  10. O conto da Branca de Neve nunca foi um dos meus preferidos, mas é claro que o conheço. Embora geralmente vejamos o ponto de vista da Branca de Neve e não da vilão, a famosa Rainha Má, já teve quem destacasse a rainha, o exemplo mais forte é a série Once Upon a Time, na qual Regina (Rainha Má) conseguiu se tornar bem mais importante para o público do que a própria mocinha. Eu, particularmente, prefiro a rainha má.

    Achei interessante a Carina Rissi também ter preferido dar mais destaque à suposta vilã, embora isso faça com que não se crie tanta conexão com a que deveria ser a protagonista.rsrs Todavia, mesmo tendo apreciado a proposta não leria esse livro no momento. Só li um livro da Carina até agora e foi No Mundo da Luna (que eu amei). Pretendo apostar em outro livro que tenho dela (Quando a Noite Cai) e depois me aventurar pela série Perdida.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ivi!
    Adoro releituras, sempre me deixam nostalgica e adoro ver como cada um imagina uma forma diferente de conduzir a história brincando com seus personagens.
    Muito legal o livro focar no passado da madastra, o conto da disney realmente não dá muito destaque para isso. A Malvina parece ser o tipo de vilã que você acaba gostando no final.
    Espero poder gostar bastante deste livro, sua resenha me deixou curiosa e com vontade de ler estes diálogos divertidos que você exemplificou.

    Abraços
    FLeituras

    ResponderExcluir
  12. Ei, Olá!

    Eu sou uma pessoa que é completamente apaixonada por livros baseados em contos de fada. Juntando isso com a escrita da Carina que é uma das minhas autoras preferidas... pode ter certeza que é uma leitura que eu preciso realizar!
    Amei a sua resenha e me encantei com a historia. Achei criativo colocar o mundo da moda em questão para a rivalidade da beleza imposta no conto original!

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu não sou muito de releituras porque eu sou bem apegada aos originais!! Então isso faz com que eu fique comparando e apesar da Carina ser uma autora excelente, a premissa não me chamou muita atenção principalmente sabendo que temos o lado da madrasta e não temos o da enteada. De qualquer forma eu amei a sua resenha e vou ver se mais pra frente eu consigo me arriscar a ler!
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ivi! Tudo bem?
    Vou te confessar que esse livro foi a minha única decepção que tive com uma obra da Carina Rissi. Eu achei a ideia dele bem legal e acredito que no conto tenha ficado mais interessante. Porém, para um livro, achei que ficou chato e com muitas descrições desnecessárias. Além disso, achei a Malvina uma personagem muito chata, aí o fato do livro ser narrado por ela não ajudou muito no meu envolvimento com a leitura.
    No entanto, adorei conhecer sua opinião e fico feliz que a leitura tenha sido mais agradável para você do que foi para mim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ivi!
    Já ouvi vários comentários positivos sobre os livros da autora, mas nunca li nenhum até o momento. Não é um tipo de livro que chame muito a minha atenção, mas tenho que admitir que essa capa está um charme, eu amei! Apesar de não me atrair muito por releituras de contos de fadas, gosto de saber mais a respeito delas e ver como os autores fazem uso das novas tecnologias nessas adaptações e são bem criativos em relação a isso. Gostei muito do seu texto! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ivi, tudo bem ?
    Eu tbm adoro a Carina. Eu comprei este livro em uma oferta do Submarino e quando chegou vi que tinha comprado em e-book, acabei fazendo sorteio no insta.
    Eu gostei bastante da premissa, pois como não leio sinopse não sabia que era uma releitura. Gostei de saber sobre a forma da escrita, me pareceu ser bem fluido e divertido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. menina eu quase comprei esse livro uma vez a premissa do livro eu gostei bastante na epoca ele ainda ta na lista

    ResponderExcluir
  18. Olá Ivi!!!
    Eu já coloquei esse livro na minha estante de quero ler assim que ele foi lançado, mas ainda não tinha lido nada acerca do mesmo pois tava fugindo de qualquer ideia acerca do livro. De verdade, não sabia que era uma recontagem do conto de fadas e acho que gostei da ideia.
    Acho desse livro lindíssima e bem sou suspeita quando o assunto é Carina.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem Ivi?

    Eu já tive a oportunidade de conhecer a escrita da Carina e gostei muito, pena li pouquissímos livros dela. Eu particularmente acho essa edição linda e pretendo ler. Parabéns pela resenha e adorei as fotos!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Eu li essa história em uma coletânea de contos, não sei se houve alguma mudança para o lançamento da história individual, mas lembro que achei bem bacana. Gosto muito de releitura dos contos de fadas, principalmente aqueles que focam nos vilões. Foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e achei ok.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir