Personagens que Amam Ler

segunda-feira, 17 de setembro de 2018


Oi gente que ama livros, hoje venho conversar com vocês sobre personagens literários que como nós, também amam livros.

Vamos conferir?

Coração de Tinta (Cornélia Funke) - Este é um livro pouco falado, mas incrivelmente bom. Aqui temos fantasia em um universo maravilhoso em que um homem com um poder distinto consegue tornar realidade o que ele lê nos livros de ficção. Claro que essa peculiaridade não ficaria sem perdão, não é mesmo? Antes dele se dar conta do que pode acontecer, manda sua esposa para dentro de uma história e agora com uma filha pequena,  vai fazer de tudo para trazer seu amor de volta a realidade. Dito isto, a personagem Maggie, filha deste homem é uma verdadeira bookaholic. Ela está lendo durante todo o tempo, coleciona livros e um momento maravilhoso do enredo é quando ela entra na biblioteca de uma mulher que também adora ler, porque são muitas estantes de livros e ela fica impressionada. Existe um filme adaptado deste livro e a história ficou ótima na telona, mas vale a pena ler o original porque a escrita da Cornélia Funke é poética, fluida e muito inspiradora.




Até que a Culpa nos Separe (Liane Moriarty) – Aqui temos um livro de drama familiar com um toque forte de suspense. Três famílias se juntam em um churrasco e algo horrível acontece no evento. A narrativa que vai e vem do passado para o presente nos angustia com o mistério e entre uma coisa e outra, conhecemos Dakota, uma adolescente que vive com um livro na mão, distraída do mundo, apenas focada na leitura. O interessante é que conforme avançamos na leitura e criamos hipóteses para o que fato aconteceu no churrasco, entendemos o motivo da autora ter criado uma personagem viciada em livros. Dakota parece ser uma personagem coadjuvante, praticamente irrelevante para o enredo, no entanto ao descobrirmos o que aconteceu, percebemos que ela era mais importante do que podíamos imaginar.
Resenha AQUI




Ler, Viver e Amar (Jennifer Kaufman,‎ Karen Mack) – Este livro tem uma protagonista totalmente apaixonada por livros. A Dora é uma mulher com alguns traumas e problemas pessoais, que se fecha dentro do apartamento e toma “um porre de livros” quando a tristeza assola o seu coração. Essa é a expressão que ela usa para dizer que não faz mais nada além de ler, ler e ler mais um pouco. Às vezes se dá ao trabalho de encher uma taça de vinho, mas enquanto ela não se sente aliviada da pressão da melancolia, segue lendo sem parar. Os amigos e a família telefonam, mandam mensagens, batem na porta, mas ela não atende porque ela só quer ler. E claro que com uma personagem assim, o livro é repleto de referências literárias maravilhosas. Eu li o livro com um bloquinho anotando as dicas e críticas que a personagem fazia aos livros e embora não a inveje em função de sua condição emocional, me imaginei tomando um porre desses.
Resenha AQUI





Minha Lady Jane (Brodi Ashton, Cynthia Hand, Jodi Meadows) – E quem pensa que em chicklits não existem personagens apaixonadas por livros está enganado. Aqui temos um livro que é comédia pura e entre uma gargalhada e outra, temos a personagem sempre acompanhada de um livro. Inclusive está lendo um romance enquanto prova o vestido do casamento e brigando com a costureira por atrapalhá-la. As autoras desta história descreveram uma personagem que de fato existiu na história da Inglaterra e a usaram para nos contar um romance cheio de aventuras e bom humor. Aqui temos elementos fantásticos em um romance de época que te fará passar mal de dar risada e uma personagem viciada em leitura com muita leveza e originalidade.
Resenha AQUI



Perto o Bastante Para Tocar (Colleen Oakley) – Nossa personagem viciada em livros neste livro tem uma condição complicada. Ela tem alergia ao contato humano e depois de cansar de sofrer bullying na escola e decidir não sair nunca mais de casa, ela encontra na leitura a válvula de escape para que a vida fique menos insuportável. Ela sofre de agorafobia – medo de lugares abertos e a leitura é o que é capaz de deixá-la em paz, já que o contato humano é impossível. É um livro com romance e como não poderia deixar de ser, muitas referências literárias. Jubilee se torna uma mulher inteligentíssima em função do seu apego à literatura e ainda que na teoria, ela é capaz de falar sobre qualquer coisa, só lamenta não poder ter alguém para conversar, uma vez que é alérgica. É um livro que vale cada parágrafo lido e tem um final maravilhoso.
Resenha AQUI






Tudo e Todas as Coisas (Nicola Yoon) – Neste livro temos uma condição parecida com a última indicação: a personagem Madeline é alérgica, ainda mais grave do que Jubilee. Ela tem alergia não somente de pessoas, mas de tudo e vive quase dentro de uma redoma, com filtros de ar renovando sua respiração e tudo ao seu redor, sendo higienizado de pouco em pouco tempo. Então o que resta a Madeline? Ler!!! Além de ler muito, ela conversa sobre livros na internet. Isso até um lindo rapaz se mudar para a casa ao lado e ela pela primeira vez querer se arriscar no ambiente externo. Mas parar de ler por causa disso? Claro que não, pois a leitura é o seu maior amor. Este livro também ganhou uma adaptação para o cinema, mas neste caso o filme ficou bem fraco se comparado ao livro, por isso, recomendo que leia o livro antes de ver a produção cinematográfica.
Resenha AQUI



Estas são as minhas sugestões de livros com personagens que amam ler e é bem capaz de eu ter esquecido ou ainda não conhecer vários outros personagens assim. Por isso espero que você deixe suas sugestões nos comentários para eu aumentar a minha listinha.

Beijos

Comentários
14 Comentários

14 comentários :

  1. adorei sua lista, é muito bom ler um livro e se identificar com os personagens que também amam ler! da sua lista só li "tudo e todas as coisas" que eu simplesmente amei, mas já acrescentei os outros a wishlist. "coração de tinta" eu já assisti o filme e lembro que gostei muito, preciso ler o livro logo!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivi! :D
    Adoro quando os livros apresentam personagens que gostam de leitura, pois sempre trazem referências literárias que me deixam curiosa para conhecer mais livros também. Dos livros que você citou, o único que já li foi "Coração de Tinta", e gostei muito! Mas na verdade, gosto até mais da Elinor do que da Meggie na história. E ao contrário de você, não gostei muito da adaptação que fizeram para ele no cinema. hahahaha Tenho curiosidade de ler o "Tudo e todas as coisas" também! Adorei seu post! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gosto tanto de post desse estilo.E ainda que o tema foi personagens que gostam de ler. Eu não conhecia nenhum desses títulos, mas fiquei interessado principalmente na obras "Coração de tinta" e "Tudo e todas as coisas". Irei dar mais uma olhada neles e se gostar mesmo, na Black Friday eu os adquiro.

    ResponderExcluir
  4. Oi! É sempre gostoso encontrar nas infinitas leituras personagens que como nós, amam ler! Identificamos reações e manias que a gente pensa que só a gente tem, e também encontra felicidade nesses livros.. Adorei o post! Já li a trilogia de Tinta, e sou apaixonada por Mo e seu dom lindo de dar vida as histórias.. Obrigada por compartilhar!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá amore,

    Que post mais amor...
    Bem criativo!
    Meninaaaa... quanta coisa - dicas anotadas - ainda não conhecia nenhum deles.


    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Poxa vida, eu achei o post bem diferente e só posso dizer que amei demais! Quero muito ler Minha Lady Jane e descobrir como Cynthia Hand se saiu nessa história, que distoa totalmente do que ela já escreveu. Obrigada pelas demais dicas!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada assim até então.Eu tenho muita vontade de ler Até que a culpa nos separe. Sempre vejo resenhas falando muito bem dele. Os outros eu não conhecia e gostei bastante das histórias contadas.

    Gostei muito do post, bem diferente e super útil para quem quer ler algo diferente.

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    É tão interessante encontrar personagens que tem as mesmas loucuras, quero dizer, paixões que a gente, né? XD kkkk Eu adoro ler um livro com personagens Bookaholic, e dá pra pegar umas indicações mara de leitura às vezes rsrs
    Não conhecia esse Perto o Bastante para Tocar e foi o que mais me deixou curiosa na lista. Irei procurar conhecer mais sobre o livro e talvez lê-lo em breve.
    Ótima postagem!

    http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Cada vez mais nos identificamos com esses tipos de personagens. Liane Moriarty e Nicola Yoon foram leituras que me identifiquei bastante. Tenho Minha Lady Jane na estante e certamente vou gostar dessa personagem.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oi Ivi,
    Adorei a postagem. Eu gosto de ler histórias com personagens que gostam de ler e, dessa lista, o único livro que li foi Tudo e todas as coisas. Estou bem curiosa para ler Minha Lady Jane e Perto o bastante para tocar.
    O último livro que li - O que dizem seus olhos - contam com uma personagem que adora ler também. Talvez você goste do livro :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Ivi,
    Desses, eu só li Tudo e Todas as Coisas. Tenho muita vontade de ler Coração de Tinta também. Aproveito pra indicar mais um livro para essa lista, ou melhor, uma série: Lux (Editora valentina).
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Ola Ivi!

    Menina, eu simplesmente amo esses posts que voce nos traz indicações incriveis!
    Não tive a oportunidade de ler nenhum livro citado ainda, mas o Tudo e todas as coisas está na minha lista de desejados, assim como o Minha Lady Jane e o Até que a culpa nos separe!

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem Ivi?

    Eu adorei as suas indicações, a listinha ficou bem caprichada e demonstra o seu bom gosto. Eu conheço todos os livros acima citados, mas confesso que "Coração de Tinta" é o que me desperta mais interesse.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Com exceção de Ler, viver e amar, todos os outros livros estão na minha wishlist, foco em Tudo e todas as coisas que eu já deveria ter lido há muito tempo. Saber que neles existem personagens bookaholic (como eu) só me deixa mais animada para fazer essas leituras.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.