Os Adoráveis (Sarra Manning)

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Ficha Técnica:
Nome Original: Adorkable
Autora: Sarra Manning
Tradução: Ronaldo Luis Silva
País de Origem: Reino Unido
Número de Páginas: 384
Ano de Lançamento: 2014
ISBN-13: 9788581631950
Editora: Novo Conceito

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 47º livro lido em 2018 e foi Os Adoráveis (Sarra Manning). Este livro estava na minha estante desde a Bienal do Livro de 2014 (vergonha) e dando uma arrumada nos livros não lidos, folheei este aqui e decidi ler.

O livro nos traz a Jeane que é uma blogueira muito popular na internet. Seu blog, o Adorkable, é sobre estilo de vida alternativo e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” por grandes referências midiáticas. Ela se veste de maneira fora dos padrões porque suas roupas são customizadas e compradas em brechós e seu cabelo está sempre com cores exóticas.  Cheia de personalidade e às vezes um pouco cruel, ela não tem amigos na escola, porque apesar de toda essa vida interessante, ela ainda está no Ensino Médio e vez ou outra, vira piadinha no colégio por ser tão diferente. Uma das poucas pessoas que lhe dá atenção é seu namorado Barney, porém, no início do livro ele dá sinais que está interessado em outra garota, apesar desta outra garota já ter namorado, o Michael, que ao contrário de Jeane, é o garoto mais popular da escola. Como Jeane não quer ser chamada de otária, ela deixa o caminho livre para Barney ser feliz, mas quem não gosta nada desta ideia é o Michael, já que acabou perdendo a namorada. E então vai tirar satisfações com Jeane e assim, os dois começam a se aproximar e apesar de não terem nada em comum, os dois se envolvem.


Michael é maravilhoso! É um filho carinhoso, um amigo bacana e apesar de ser o estereótipo do mocinho perfeito, é muito fácil gostar dele. No começo eu tinha certeza de que iria detestá-lo, no entanto depois de algumas páginas, eu já estava muito envolvida com ele, entendendo suas motivações e o achando um personagem excelente. Mesmo ele sendo o oposto de Jeane, é fácil amá-la também porque ela seria um alvo fácil para o bullying, mas não leva desaforo pra casa e enfrenta todo mundo de igual pra igual, muitas vezes passando do ponto no quesito auto defesa.  A relação dos dois protagonistas é ao mesmo tempo divertida e também tensa. Jeane é muito durona e Michael flexível demais, o que gera situações engraçadas e complicadas.


Quando comecei a ler o livro imaginei que fosse apenas um romance jovem adulto com um viés de A Bela e a Fera, mas é muito mais que isso. Jeane defende questões sérias e sabe argumentar muito bem as suas posições e embora suas atitudes sejam questionáveis, entendemos o que ela quer com tudo aquilo. Além disso, o livro aborda bastante sobre padrões e sobre o quanto muitos deles são prejudiciais. Família e confiança também estão presentes no enredo e os personagens secundários na família de Michael são responsáveis por cenas bem fofas e cheias de carinho.


Eu não sabia muito o que esperar do livro e estava sem grandes expectativas quando comecei a ler, mas a história me surpreendeu e eu terminei a leitura com um sorriso no rosto e abraçando o livro porque encontrei um enredo consistente, bem desenvolvido, com personagens originais e diálogos inteligentes. O romance não é o foco central da história, mas pode arrancar alguns suspiros apaixonados dos leitores mais românticos. Todas as questões sociais que a protagonista levanta são pertinentes e é possível refletir em vários momentos sobre o nosso próprio comportamento na sociedade.

Enfim, é um livro divertido e reflexivo. Para quem busca uma leitura de entretenimento ou para quem quer algo que o leve a pensar um pouco mais, terá nessa leitura as duas aspirações alcançadas. Talvez pela minha baixa expectativa, a leitura me surpreendeu bastante e agora quero ler outras coisas da autora, que tem uma escrita fluida, leve e bem envolvente.

Eu adorei!!!


Um pouco sobre a autora: Sarra Manning é escritora e jornalista. Foi editora do caderno de moda da Ellegirl, na Inglaterra. É articulista em revistas e jornais, como ELLE, Grazia, Red, InStyle, ¬ e Guardian, Sunday Times Style e Harper`s Bazaar. É autora best-seller com romances para jovens, mas escreve para adultos também. Sarra Manning vive no norte de Londres com seu Bull Terrier. Alguns de seus livros publicados no Brasil são: 
  • Os Adoráveis
  • Londres é nossa
  • Depois da Última Dança
  • Onde Deixarei Meu Coração

Comentários
8 Comentários

8 comentários :

  1. Oi Ivi! Tudo bem? Confesso que olhando a capa não imaginava que o livro trouxesse reflexão, achei que fosse algo apenas divertido. Gostei da sua indicação, gosto quando a obra diverte e nos faz refletir também, vou adicionar na minha lista de leituras!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivi. Eu gosto muito de livros que abordem questões sérias através de uma trama envolvente e com momentos mais leves. Eu ainda não conhecia esse livro e pela capa e título eu não imaginava essa premissa. Gostei bastante da sua resenha e espero ter a oportunidade de ler a obra também, vi que o livro tem muitos elementos que podem me agradar e espero que se eu for ler que eu possa gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ivi.
    Nem consigo mais ter vergonha dos livros encalhados na estante, considerando que tenho livros comprados na Bienal de 2008 que não li!! kkkk Mas abafa o caso!! kkk
    Ainda não conheço o trabalho dessa autora, mas sendo uma leitura leve e divertida, mas que ao mesmo tempo permite uma reflexão, já gostei!
    Adorei a resenha!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Eu li essa obra tem um tempo, se nao me engano foi em meados de 2015, na época nao tinha consciencia da importancia de um livro assim, com essa carga de desconstrução de esteriótipos, mas agora lendo sua resenha, deu até vontade de reler hahaha.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu não conhecia esse livro, mas só de ler que temos uma blogueira no enredo já me deixou bastante curiosa. Gostei muito da premissa, olhando assim pela capa podemos julgar que não é algo mais do que um velho e bom clichê, mas percebemos ao ler a sua resenha que é algo muuuito maior do que isso. Fiquei muito curiosa mesmo com a leitura. Espero poder faze-la em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ivi!

    É a primeira vez que leio uma resenha sobre essa história! E acredita que eu já esbarrei nela inúmeras vezes?! O livro estava sempre por R$ 10,00 quando eu o via, mas a capa era um obstáculo. Sei que pode parecer besteira, mas quando o livro é desconhecido, quando é de uma autora ou autor do qual nunca ouvi falar e a sinopse não me diz muito, eu sou muito de considerar a capa. E sei que é besteira, mas é mais forte que eu.kkkkkkk... É igual o livro A Mulher Entre Nós, do selo Paralela, eu odeio aquela capa, mas adquiri o livro por causa das resenhas. Não sou de querer que a capa das histórias seja aquela coisa de fazer suspirar, mas o mínimo que peço é que seja atraente, que tenha algo que faça a pessoa olhar outra vez. Enfim... Sou chata.rsrs

    Sobre a trama: não sou muito de gostar de livros sobre blogueiras e youtubers (só quando são literários é que gosto.kkkkkkkkk...), mas gostei do fato de abordar assuntos sérios e de nos faz refletir. Sempre aprecio quando uma história me faz pensar, reconsiderar, mudar de ideia até. Gosto de ter a mente aberta e digo que os livros é que nos tornam mais humanos, nos fazendo ver o lado do outro. Acho que darei uma chance à história por causa da sua resenha. :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ivi! Tudo bem?
    Eu já li um livro desta autora (Londres é nossa!) e gostei bastante. Agora, estou super curiosa para ler esse. O enredo me pareceu ser uma leitura muito envolvente e gostei de saber que, mesmo com uma trama aparentemente simples, o livro aborda assuntos mais sérios.
    Fiquei feliz que a leitura tenha te surpreendido positivamente e vou anotar a dica para ler futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro, mas a resenha chamou muito minha atenção,.pois o enredo parece ser intenso e surpreendente. Anotada a dica.

    ResponderExcluir

Ivi Campos

48 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Facebook

Instagram

Filmes

Meus Livros

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.