Jantar Secreto (Raphael Montes)

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Ficha Técnica:
Nome Original: Jantar Secreto
Autor: Raphael Montes
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 360
Ano de Lançamento: 2016
ISBN-13: 9788535928358 
Editora: Companhia das Letras

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 44º livro lido em 2018 e foi Jantar Secreto (Raphael Montes). No primeiro semestre eu li Dias Perfeitos do autor e foi uma grande decepção para mim, mas como fui uma das poucas pessoas a não gostar do livro, decidi ler outro titulo dele com o objetivo de apagar aquela primeira impressão e escolhi este livro que foi seu último lançamento.

O livro nos traz quatro jovens amigos que são aprovados em boas universidades do Rio de Janeiro e decidem morar juntos no bairro de Copacabana. Todos são do interior do Paraná e se conhecem há muito tempo. Alugam um ótimo apartamento e começam seus cursos muito empolgados com a nova vida e com as aspirações para o futuro. No entanto, os anos vão passando e o futuro dos quatro amigos se torna cada vez mais incerto. O país vive uma crise política e econômica que afeta o pequeno grupo. Eles possuem empregos infelizes e por culpa de um deles, acabam se enfiando em uma enorme dívida. 


O livro é narrado em primeira pessoa sob a perspectiva de Dante e os outros são Miguel, Hugo e Leitão. Esse último, extremamente irresponsável, gasta o dinheiro do aluguel de um período longo e eles estão prestes a serem despejados quando decidem oferecer no apartamento um jantar diferenciado, já que um deles é aluno de gastronomia. Porem, eles oferecem carne humana como prato principal e isso dá inicio a uma jornada complicada e bem indigesta. O jantar inicial dá muito certo e chama a atenção de um patrocinador, mas quando eles querem desistir e parar com isso, não conseguem se livrar deste personagem que é um mistério para o leitor.

Como disse acima, esse foi meu segundo contato com Raphael Montes e a fluência desta narrativa se deu de uma forma melhor para mim. Os personagens e a construção de toda a problemática do livro me envolveu mais e um ponto que me ganhou com facilidade nesta história foi o cenário, a cidade do Rio de Janeiro (meu lugar favorito no mundo) sendo explorado de forma tão real. Porém, muitas coisas me incomodaram neste livro, a começar da gordofobia explicita e asquerosa que o autor usou para desenvolver o personagem Leitão. Ele é um rapaz obeso, com sérios problemas emocionais e toda caracterização negativa que o personagem ganhou foi em função dele ser gordo, o que me irritou muito.


Outra questão foi a solução do problema e a descoberta de quem estava por trás de toda questão. Achei muito rápida e de certa forma, bem previsível. Sempre que leio um livro que traz mistério ou suspense na trama, eu nunca acerto o responsável e o fato de ter desconfiado desde o começo quem era o culpado neste enredo me faz entender que o autor deu pistas demais para isso.

Existem cenas bem gráficas de assassinato e tortura nesta história e é necessário ter um estômago bem forte para poder aguentar determinadas descrições. Isso não me incomodou tanto porque eu estava preparada para isso, uma vez que todas as indicações que li do livro falavam sobre essas cenas.
A escrita do Raphael é envolvente e as páginas passam de forma veloz durante a leitura.Muitas conversas transcritas de aplicativos de mensagens fazem com que os capítulos voem, porem não posso dizer que minha primeira impressão dele desapareceu. Algumas facilitações narrativas me deixaram irritada porque é como se eu fosse subestimada enquanto leitora e eu não gosto quando isso acontece.


Gostei de ler um segundo livro dele para poder dar uma opinião mais embasada sobre o seu trabalho e agora sei que seus livros não são para mim. Entretanto, ele segue como um grande ícone dentro da literatura nacional contemporânea, sendo já traduzido para muitos idiomas e isso sempre gera um certo orgulho.

Para quem gosta de terror com cenas bem intensas quanto a violência, esse livro é recheado, acredito que vá gostar bastante desta história. 

Eu esperava gostar mais, mas não gostei tanto assim.


Um pouco sobre o autor: Raphael Montes nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Advogado e escritor, publicou contos em diversas antologias de mistério, inclusive na Playboy e na prestigiada revista americana Ellery Queen Mystery Magazine. Foi ganhador de prêmios importantíssimos como o prêmio Benvirá de Literatura 2010, do prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do prêmio São Paulo de Literatura 2013. Seus livros publicados são:

  • Suicidas
  • O Vilarejo
  • Jantar Secreto
  • Dias Perfeitos
Comentários
10 Comentários

10 comentários :

  1. Olá, Ivi.

    Passei da metade do livro e estou gostando da temática, apesar de que meu santo não bateu com o de alguns personagens. Quero saber como vai ser o final da história.
    Uma pena o livro não ter te agradado tanto, vamos ver como vai ser comigo até o final...

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivi!
    Tenho alguns livros do Rapahel aqui em casa, mas ainda não li nenhum deles. Tenho muita curiosidade de conhecer a escrita dele, como as suas histórias. No entanto, esse é o livro que menos tenho interesse. Primeiro, que logo na sinopse, já deixa muito claro sobre o que é a história e acho que a editora poderia ter criado um pouco mais de suspense - além do fato que você comentou da descoberta rápida sobre quem é a tal pessoa misteriosa. E segundo que a premissa não me despertou tanta curiosidade como os outros livros dele.
    Gostei da sua resenha sincera!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi!

    Tudo bem? Então, que pena que não gostou do livro de novo. Honestamente o fato de a obra ser recheada de cenas macabras me deixa com zero vontade de ler porque eu não gosto de uma leitura que possa me deixar perturbar.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivi, tudo bem? Sua resenha veio em excelente hora, descobri HOJE que vou mediar uma mesa de bate papo com o autor em um evento aqui da minha cidade, e esse é seu unico livro que ainda não li, a curiosidade já tá a mil. Eu fiquei um pouquinho decepcionada por essa gordofobia tão gritante na obra, extremamente desnecessário mas obrigada pela resenha sincera!

    ResponderExcluir
  5. O humor ácido e as cenas mais pesadas realmente podem não agradar qualquer pessoa. Eu não me importo com nada que o livro traz, na verdade, até gosto um pouco dessa coisa mais crua e direta, mas eu te entendo por não gostar tanto. Sua resenha mesmo sendo de um livro que você não curtiu, e esperava mais, ficou muito boa e soube explorar bem tanto o que teve de bom e o que teve de ruim.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Ivi! Nunca li nada do Raphael, mas sempre tive muita vontade por justamente isso que você falou, ele ser muito elogiado na literatura nacional contemporânea e por ser um estilo de leitura que eu gosto muito. Mas essa não é a primeira resenha negativa de um livro dele que eu vejo, muitas dizendo exatamente isso, que ele parece escrever para quem não tem o hábito de ler, pois entrega facilmente suas tramas.. Tinha muita vontade, porém, perdi o interesse.. Obrigada por compartilhar!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ivi!

    Eu não gosto de histórias de terror e nem tenho o estômago muito forte (risos), mas venho querendo apostar nos livros do Raphael Montes. Ouço falar muito sobre as obras dele e aquele pelo qual quero começar é justamente o que você menos apreciou (Dias Perfeitos).

    Compreendo suas ressalvas. Também não gosto de ser subestimada como leitora e nem de suspenses bobos. Por outro lado, o fato de eu adivinhar facilmente quem é o culpado e o motivo das coisas se sucederem nem sempre estraga a leitura para mim, mas isso depende do livro.

    Confesso que dos livros do autor este é o que menos sinto vontade de ler. Como eu disse quero apostar nele, mas ler Jantar Secreto não está muito nos meus planos.rs Simplesmente por falar de canibalismo. É o tema que me dá arrepios, sobretudo porque realmente existem coisas assim. É apavorante.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ivi tudo bem? Eu gosto de livros de terror, mas assim preparando um jantar com carne humana acho que me falta um pouco de estômago para ler kkk, não conhecia o autor mas vou procurar os outros livros dele para ler, pelo que escreveu não foi o melhor que leu dele, adoro os nacionais, sempre dou uma chance aos nossos escritores. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu ainda não li nada do autor, mas confesso que desde que vi sobre esse livro me chamou bastante atenção. Sua resenha no entanto, mostra pontos que talvez me incomode também, porém como sou uma apreciadora de leituras com suspense e mistério, quero pelo menos ter contato com essa obra para poder fazer um julgamento melhor.
    Espero me identificar com a escrita e achar fluida.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ivi! Tudo bem?
    Apesar de sempre ter visto muitos elogios sobre as obras desse autor, mas confesso que nunca tive vontade de ler, por ser um gênero que eu não gosto. Mas que pena que ele não funcionou bem para você.
    Acho que algumas coisas que te incomodaram também não iriam me agradar, especialmente o fato do autor deixar muitas pistas. Para mim, livro de suspense precisa ter um desfecho que me surpreenda. Além disso, acho que essas cenas mais fortes de tortura e assassinato iriam me incomodar demais.
    Adorei a resenha e a forma como você explicou sua opinião. Uma pena que você não tenha gostado tanto dos livros que você leu do autor, mas realmente tem livros que fazem sucesso e não funcionam bem para gente.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.