Ficha Técnica:
Nome Original: The Lost Wife
Autora: Alyson Richman
Tradução: Ana Carolina Mesquita
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 336
Ano de Lançamento: 2018
ISBN-13: 9788528622645
Editora: Bertrand Brasil
Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 38º livro lido em 2018 e foi Um Amor Perdido (Alyson Richman). Eu realmente sou apaixonada por livros que se passem durante o triste período da segunda guerra mundial e quando soube deste lançamento que além da temática histórica trazia um romance no enredo, não pensei duas vezes em conhecer esta história.
O livro nos traz a Lenka, uma jovem judia que está em seu segundo ano na faculdade de artes plásticas e se apaixona por Josef, irmão de sua melhor amiga. Ele também é judeu e estuda para ser médico por influência do pai. O amor entre os dois jovens é imediato e muito forte, porém logo são ameaçados por uma guerra iminente e cruel que atinge diretamente os judeus. Com um plano, Josef se casa com Lenka para levá-la embora para os Estados Unidos, para a segurança deles e de toda a família de ambos. Josef se compromete a conseguir as passagens e os passaportes tanto para seus pais e irmã, quanto para os pais e irmã de Lenka. Porém, ele não consegue fazer isso e mesmo casados há um dia, Lenka convence Josef a ir primeiro e salvar sua família, já que ela só partiria quando seus pais e sua irmã mais nova pudessem ir também. É nesse momento que o casal se vê obrigado a se separar e uma série de tormentos e tristezas acontece na vida dessas duas pessoas.
Josef segue para a América e Lenka é levada com a família para um dos campos de concentração nazista dias depois de se despedir do marido e nunca mais tem notícias dele.
O livro possui duas linhas narrativas em tempos distintos. Temos o ponto de vista de Josef, já idoso vivendo nos Estados Unidos e se preparando para o casamento de seu neto e durante este preparo ele nos conta como foi chegar na América sem dominar o idioma e tentar concluir os estudos para exercer a profissão que ele tanto admirava. Na medida em que o livro avança, conhecemos detalhes de sua vida atual e do passado marcado por frustrações e saudades.
A outra linha narrativa é com Lenka desde o momento em que era nova, desenvolvendo seu talento em artes plásticas, conhecendo Josef, se apaixonando por ele e infelizmente seguindo para o campo de concentração. A primeira parte do livro é romântica, doce e muito carismática porque nos envolvemos com as práticas das famílias e enxergamos amor e respeito nelas. Depois, quando ela segue para a tortura, as páginas são recheadas de descrições intensas de forma que enquanto eu lia fui capaz de sentir o que Lenka sentia: fome, sede, dor e saudade.
A escrita da autora é extremamente sensível e apesar de eu já ter lido muitos livros que descrevem essa época vergonhosa da nossa história, esse livro conseguiu me envolver e me emocionar outra vez porque de certa forma, sei que tudo isso aconteceu de verdade e que pessoas reais passaram por isso. O sofrimento dos dois, Josef na velhice, recordando as mazelas da vida e Lenka nos contando seu dia a dia de castigos é muito impressionante. Quando o livro caminha para a sua conclusão e eu percebi aonde a autora queria me levar, foi impossível não me emocionar muito.
O final do livro é muito bem desenvolvido e no decorrer na leitura ela chegou a dar pistas que talvez aquilo aconteceria, mas eu estava tão ludibriada com o sofrimento dos personagens que me senti surpreendida quando o desfecho se estabeleceu.
É um livro muito bem escrito e com uma história forte e chocante. Temos romance, mas o drama com certeza é a marca registrada desta obra. Temos personagens muito críveis, muito relacionáveis e em função disso, senti muita compaixão e identificação com o sofrimento que alcançou cada um deles. É uma história que aborda a dor da separação e a resignação da perda sem ocultar a sensibilidade que essas situações envolvem e por isso, é um livro que eu indico para todos os tipos de leitores. É uma daquelas histórias que fazem o nosso coração ficar apertado e que nos ensina a valorizar nossa privilegiada existência.
Eu amei.
Nossa, esse livro deve ser muito bom. Adoro histórias que se passa na época do Holocausto. Deve ter muita coisa para contar e emocionar o leitor. Já quero esse título.
ResponderExcluirAdoro temática históricas, mas não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa para conhecer os tormentos que vem sobre a vida do casal e a sensibilidade da escrita com certeza me emocionaria também. Quero ler e conhecer esse final que te surpreendeu.
ResponderExcluirAbraços.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com/
Essa é uma história realmente muito sensível. Fiquei apaixonada por tudo, apesar de ter me emocionado em vários momentos. Gosto bastante desse tipo de ambientação, mas nem sempre são leituras fáceis.
ResponderExcluirbeijos
Heiii, tudo bem?
ResponderExcluirDesde o lançamento de "Um Amor Perdido" que eu quero ler, eu ao contrario de vc, leio mto pouco histórias com o contexto de Segunda Guerra, acho que é sofrimento demais e sempre me choca saber que mta coisa que o autor inventa na verdade aconteceu e destruiu vidas.
Até agora so vi elogios e pretendo ler o quanto antes, acho a capa linda demais.
Bom saber a sua opiniao, vou ler com certeza.
Beijos.
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter
Oie!
ResponderExcluirAhh que lindo! Com certeza vou adorar essa leitura! Ainda mais quando pude notar que vou ficar refletindo sobre a história, e o bom que tem romance.
A capa desse livro é linda, e fiquei encantada com a sua resenha.
Bjks!
Histórias sem Fim
Oi! Gosto muito de livros que se passam na segunda guerra, e nesse deu pra sentir o impacto que ela teve e em como ela alterou toda a vida do casal. Imagina como não deve ter sido horrível, você se casar e logo no outro dia ser separada de seu amor, viver tantos terrores da guerra, imaginando como poderia ter sido a vida juntos? Quero muito ler, pois tenho certeza que vou me emocionar bastante! Obrigada pela dica!
ResponderExcluirBjoxx ~ www.stalker-literaria.com
Oi!
ResponderExcluirEu também gosto de livros que se passam na segunda guerra e gosto ainda mais quando tem narração em dois tempos. Não conhecia a história, mas a premissa me parece ser bem intensa e profunda. Quero ler mais para frente, acho que vou gostar!
beijos
Ola!
ResponderExcluirNossa que livro lindo! Não o conhecia e a sua resenha me surpreendeu muito. Porem, infelizmente esse livro não iria funcionar para mim. Simplesmente porque eu fujo de livros que envolve a guerra e todo o seu tempo. Me faz sofrer alem do necessário, infelizmente.
beijos
Oie amore,
ResponderExcluirNão conhecia o livro até então.
Parece ser um drama bem do bom.
Essa coisa de duas narrativas em tempos diferentes me atrai bastante.
Dica anotada, caso eu leia volte pra contar como foi minha experiência!
Beijokas!
www.facesdeumacapa.com.br
Eu também adoro histórias que se passam no contexto de Segunda Guerra, pois o teor histórico me agrada muito. Gostei muito desse enredo, e certamente será uma leitura que me agradará. Vou anotar para ler assim que der.
ResponderExcluirBeijos do Wes ^^