Proposta Inconveniente (Patrícia Cabot)

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Ficha Técnica:
Nome Original: An Improper Proposal
Autora: Patricia Cabot
Tradução: Eliane Fraga
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 350
Ano de Lançamento: 2014
ISBN-13: 9788501095015 
Editora: Record

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 39º livro lido em 2018 e foi Proposta Inconveniente (Patrícia Cabot).  Preciso confessar que eu comprei este livro pela capa porque achei lindíssima e acabei deixando o livro na estante por um tempo imenso, mas como esse ano estou lendo bastante romances de época, decide pegá-lo para ler e finalmente conhecer esta história.

O livro nos traz a Payton Dixon, uma jovem de 19 anos que ao contrário de todas as jovens da sua idade na sociedade da época, não está nenhum pouco preocupada com bailes, pretendentes e casamento. Ela é a filha mais nova, irmã de três homens e sua família é dona de uma companhia forte de embarcações. Ela mesma cresceu dentro dos barcos e sempre sonhou em conduzir seu próprio navio em alguma expedição. Mas sempre soube que isso seria algo impossível, uma vez que não existiam mulheres ocupando este cargo. Por ter perdido a mãe e ter sido criada pelo pai e pelos irmãos, Payton é pouco feminina e se veste como um dos marinheiros dos barcos, por isso, mesmo sendo apaixonada por Connor Drake, um amigo da família, ela não tem a menor ideia do que fazer para chamar a atenção dele. Até porque quando o livro começa, ele está de casamento marcado com outra jovem. Mas na véspera do casamento de Drake, Payton desconfia que algo está errado e desmascara a noiva dele, o que acaba culminando em uma tremenda confusão para toda a família.


O livro então irá se desenvolver em Payton e Drake arriscando as próprias vidas para que a companhia do pai de Payton não seja roubada, ao mesmo tempo que precisarão lutar pela própria sobrevivência.

Eu ainda não conhecia a escrita da autora que usa o pseudônimo de Patricia Cabot, que é na verdade a popular e amada Meg Cabot. O desenvolvimento do enredo é bem interessante e uma dose boa de aventura e diálogos inteligentes fazem parte da narrativa, movimentando a leitura de uma maneira positiva, porém em um dado momento da história, existe um certo exagero nas cenas sensuais do casal e isso me deixou bem entediada. 


O cenário em que a história acontece é diferente e original, envolvendo viagens marítimas e uma ilha deserta paradisíaca, detalhes que não vemos em outros romances de época, o que de certa forma agregou à leitura, mas de um modo geral é um livro mediano, com um romance previsível e pouco consistente. A protagonista é engraçada e dinâmica, mas também imatura e chata em vários momentos, o mocinho é um pouco machista, o que sempre me irrita nesse tipo de romances.

Recomendo para quem gosta de romances deste gênero pela ambientação, mas de modo geral, é mais do mesmo. Um romance gato e rato com uma aventura inserida no plote central da trama.


Eu esperava gostar mais porque sempre ouvi elogios generosos para este tipo de romance escrito pela Cabot, mas infelizmente minha expectativa não se confirmou. Quero ler outro livro da autora neste estilo para tirar essa minha primeira impressão negativa que tive com a leitura e espero gostar em uma nova experiência. 



Um pouco sobre a autora: Meggin Patricia Cabot, mais conhecida pela abreviação Meg Cabot ou Patricia Cabot ou pelo seu pseudônimo Jenny Carroll, é uma escritora americana. É mundialmente famosa por ser autora de mais de 60 livros, dentre os quais seu maior sucesso é a série de dez volumes de O Diário da Princesa. Atualmente Meg vive com seu marido e sua gata de um olho só chamada Henrietta em Nova Iorque. Quando jovem, Meg passava horas a fio lendo as obras completas de Jane Austen, Judy Blume e Barbara Cartland. Munida com seu diploma de graduação em Artes na Universidade de Indiana, Meg se mudou para Nova Iorque, com a intenção de seguir uma carreira de ilustradora autônoma. A ilustração, entretanto, logo cedeu lugar à verdadeira paixão de Meg - a composição literária. Alguns de seus livros publicados no Brasil são:

O Diário da Princesa
A Princesa sob os Refletores
A Princesa Apaixonada
A Princesa à Espera
A Princesa de Rosa-shocking
A Princesa em Treinamento
A Princesa na Balada
A Princesa no Limite
Princesa Mia
Princesa Para Sempre
O Casamento da Princesa
Tamanho 42 Não é Gorda
Tamanho 44 Também Não é Gorda
Tamanho Não Importa
Tamanho 42 e Pronta para Arrasar
A noiva é tamanho 42
O Garoto da Casa ao Lado
Garoto Encontra Garota
Todo Garoto Tem
O Garoto está de Volta
A Rosa do Inverno ou Rosa Selvagem'
Retrato do Meu Coração
Proposta Inconveniente
Um Amor Escandaloso
A Dama da Ilha
Aprendendo a Seduzir
Pode Beijar a Noiva
Comentários
9 Comentários

9 comentários :

  1. Oii.
    Eu adoro a escrita da Patricia Cabot tanto nos romances de época como nos livro jovens, como Meg Cabot. Estou com esse livro na estante já tem um tempinho, mas ainda não consegui arranjar um tempinho para lê-lo. Além do mais adoro um bom romance estilo gato e rato. Nos romances de época os mocinhos passam um pouco a impressão de machismo, porque naquela época isso existia, seria incoerente se isso não fosse retratado nos livros, mas reconheço que existe um limite para o pensamento da época e para aqueles que estão sendo machistas mesmo.
    Adorei ver a sua opinião, obrigada pela resenha.
    Abraços, Mary (https://romancedeepocaevida.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Eu ainda não li nada da autora com o pseudônimo Patricia Cabot, mas já li muitos publicados como Meg Cabot e adoro a escrita dela, apesar de achar ela mais infantil...
    Gostei bastante da sua resenha, sou nova ainda no gênero romance de época e quero muito poder ler algo da autora, fiquei feliz de ver que a personagem foge um pouco das regras da sociedade, isso me instiga ainda mais a ler... Com certeza já tá lista.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas assim como você compraria pela capa lindona rsrs. Narrativas inteligentes são sempre um atrativo maior para mim e ainda que seja mais do mesmo eu adoraria ler, apesar de ter uma birra por mocinhas chatas e homens machistas. Vou deixar a indicação anotada, mas se ler algo mais da autora vou adorar conferir suas impressões
    .
    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ivi.
    Sou uma grande fã dos livros da Meg Cabot, mas ainda não li nenhum livro que ela assina como Patricia. Morro de curiosidade, mas tenho medo de me decepcionar!!
    As capas são lindas, mas acho que ainda não vou arriscar!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem Ivi?

    Eu ainda não li os livros da Patricia Cabot, sei que fazem sucesso aqui no Brasil, mas o livro "Proposta Inconveniente" acho que é a primeira vez que tenho contato. Achei a capa linda, muito bem feita e caprichada. Gostei da sua resenha, mas infelizmente não pretendo ler no momento.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu parei na lista que tenho da Patrícia bem nesse livro, fiquei uma semana mergulhada intensamente, descobrindo a sua maravilha como autora de romances de época já que não sou exatamente sua maior fã como MEG. Acho que gosto mesmo de Um Diário da Princesa e olhe lá. Adorei a resenha, me lembrou de voltar a ler os da Patrícia! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie... confesso que sou apaixonada pela Meg e não importa os seus pseudônimos. Não tive a oportunidade de ler esse livro ainda, mas achei a história muito linda e diferente. Confesso que estou saturada de romances de épocas, mas esse, acredito que me arriscaria

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Tenho alguns livros da autora, mas sabe que até hoje ainda não senti muita vontade de conhece-los. Não sei, algo no enredo me faz ter a impressão de previsibilidade, apesar de amar romances de época, por enquanto não seria minha opção de leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Oiii tudo bem??

    Adoro quando a autora usa nomes diferentes para mudar de gênero.
    É uma pena que não tenha gostado da história tanto quanto imaginou.
    Não é muito meu gênero preferido, então acho que iria ler outros livros da autora.
    Adorei a resenha
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir

Ivi Campos

48 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Facebook

Instagram

Filmes

Meus Livros

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.