Lugares Escuros (Gillian Flynn)

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Ficha Técnica:
Nome Original: Dark Places
Autora: Gillian Flynn
Tradução: Alexandre Martin
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 352
Ano de Lançamento: 2016
ISBN-13: 978-85-8057-821-8
Editora: Intrínseca

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 42º livro lido em 2018 e foi Lugares Escuros (Gillian Flynn). Depois de ler um livro da autora no início do ano, fiquei fascinada pela escrita dela e claro que fui atrás de outro livro de sua autoria publicado aqui no Brasil.

O livro nos traz a Libby Day, uma mulher que quando criança, teve a mãe e as irmãs assassinadas de forma macabra pelo seu irmão de 15 anos. Libby foi a única testemunha do crime e em função dessa tragédia, acabou crescendo de forma negligenciada e precisou do governo para poder se manter. Chegou a escrever um livro sobre o que lhe havia acontecido e até fez sucesso, mas já não lhe rende nenhum dinheiro há muito tempo. Como cresceu traumatizada e desorientada, nunca se interessou por nenhuma profissão e agora aos 31 anos, quando sua fonte de renda se esgotou, ela é procurada por um grupo de pessoas que acredita na inocência do irmão. Libby então começa a se fazer perguntas que nunca havia feito antes e a refletir sobre todas as coisas que aconteceram na noite do crime.


A princípio Libby aceita se encontrar com Lyle, o porta-voz do grupo apenas por dinheiro. Ele oferece 500 dólares por uma conversa e como ela está praticamente sem nada, aceita. Levada pela necessidade e gradativamente pelo interesse de realmente saber o que aconteceu depois de tantos anos, Libby aceita uma proposta e começa a investigação por conta própria. Com o auxílio de Lyle ela volta à cidade onde vivia, reencontra o irmão na cadeia, o pai e várias outras figuras da época que a ajudarão a entender o que aconteceu e tirar esse peso de sua mente, pois já não sabe ao certo se tudo que se sucedeu até hoje foi justo.

O livro possui uma narrativa não linear pois apresenta alguns pontos de vista diferentes. Os capítulos do livro são divididos e intercalados entre Libby, que narra em primeira pessoa e sempre nos tempos atuais, Patty (sua mãe) e Ben (seu irmão e acusado do massacre), que são capítulos narrados em terceira pessoa contando o dia do crime. Isso pode confundir um pouco o leitor, mas ao mesmo tempo, essa divisão de voz e tempo foi muito inteligente para nos mostrar o que de fato Libby viu no dia do crime e o que realmente aconteceu.


A autora não poupa descrições e algumas delas são bem pesadas e angustiantes, mas isso tornou o texto ainda mais sedutor porque a curiosidade em saber se Ben é inocente ou não é muito intensa. Conseguimos entender a mente de Libby e conhecer muito bem os outros integrantes da cena do crime. Ao longo da história é fácil acusar vários personagens e imaginar várias situações, mas sempre com o mesmo objetivo: saciar nossa curiosidade.

A autora possui uma facilidade muito grande em nos prender em sua narrativa e desta forma, o livro flui muito rapidamente, mesmo que a linha temporal não seja constante ou ainda que não aceitemos todas as coisas de primeira mão. 


Eu achei o final um pouco corrido, mas nada fica sem explicação e quando todo o mistério é desvendado, tudo faz muito sentido. Terminei de ler o livro bem assustada com a capacidade da autora em criar uma rede de maldade tão bem embasada e argumentar a injustiça com uma investigação mal feita. Sobretudo, a conclusão do livro é interessante, talvez não totalmente surpreendente, mas bem original.

Minha primeira impressão da autora se confirmou através desta história e, sem dúvida, seguirei lendo seus livros porque ela consegue criar histórias bem chocantes e ao mesmo tempo de leitura fácil.

Eu adorei.


Um pouco sobre a autora: Gillian Flynn é ex-crítica de televisão para a Entertainment Weekly. Ela vive em Chicago com o marido e com o filho e cresceu em Kansas City, no Missouri. Seus livros publicados no Brasil são:

- Garota Exemplar
- Objetos Cortantes
- Por Lugares Escuros
- O Adulto
Comentários
11 Comentários

11 comentários :

  1. Olá!
    Acho a forma como a autora conduz a trama bem intrigante. As descrições são intensas, mas o excesso deixa um pouco cansativa.
    No entanto é uma obra que gostei de ter feito a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Gillian é uma autora que vem ganhando cada vez mais espaço, eu acho isso sensacional demais, geralmente seus livros recebem predominantemente comentários positivos, por conta disso minha curiosidade fica ainda mais aguçada, espero que minha primeira impressao seja tão boa quanto a sua!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi! Ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho muita curiosidade de ver sua escrita. Sua resenha detalha bem os sentimentos e tensões que a história carrega, e pelo que notei, é típico da autora deixar o leitor inquieto diante dos fatos. Thriller psicológico é um dos meus estilos favoritos de leitura, então acredito que vou gostar demais!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu ainda não li nada da autora, e não sei por qual começar. Sempre leio resenhas positivas e empolgantes sobre o livro dela, que fico perdida por qual é o melhor rs
    Gostei de saber um pouco mais sobre esse título, com cenas bem descritas e que prende a atenção do leitor.
    Muito interessante!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Ola...

    Menina, vc acredita que eu sendo uma fã de thrillers como sou, ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro da Gilian ainda? Essa sua resenha é a primeira que eu leio sobre esse livro e confesso que fiquei extremamente curiosa com o motivo de tudo e ainda mais pelo modo de escrita da autora!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu sei o quanto essa autora é conhecia e elogiada, porém, ainda não li nada dela. Não tenho o hábito de ler thrillers e, embora tenha voltado a me interessar mais pelo gênero, ele ainda aparece pouco nas minhas leituras.
    Sobre esse livro, o enredo é bem interessante e fico feliz que você tenha gostado da leitura. Confesso que fiquei meio em dúvida se leria, pois achei a trama pesada demais para o meu gosto. Como não leio o gênero frequentemente, acho que não é uma leitura que me agradaria muito.
    No entanto, adorei ler sua resenha e ver que a autora confirmou sua boa impressão sobre a escrita dela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ivi! Minha primeira leitura dessa autora foi Garota Exemplar. Embora o livro tenha sido muito bom - daqueles que a gente não consegue largar - depois eu não consegui pegar nenhum outro livro dela. Não foi nem ranço, mas não me apeteceu mais, embora eu tenha outros livros.
    Vou tentar tirar essa birra que criei rsrs, gostei da sua resenha e esse livro parece ser bem melhor que o filme.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Olá Ivi!!!
    eu só ouço falar dessa autora muito bem. Desde de seu trabalho com "Garota Exemplar", eu vejo as pessoas apaixonadas pela escrita da autora e como ela consegue criar uma boa trama.
    Admito, que esse é o primeiro livro da mesma que me instiga a querer conhecê-la pois estou curiosa para saber o que aconteceu e além disso estou cheia de teorias aqui.
    Adorei a resenha e dica mais que anotada ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?

    Eu ainda não li nada da autora, mas sempre tive vontade. Acabei adiando pelas altas expectativas, por sempre ver diversos elogios sendo tecidos aos seus trabalho e com receio de não gostar tanto assim. Porém, como eu adoro livros de mistérios e fiquei bem curiosa sobre a trama, não posso deixá-lo de fora da minha lista de desejados. Quero muito saber o que a Libby vai descobrir sobre o passado e se o irmão dela é ou não culpado. Além disso, quero muito ler a conclusão e ver se concordo com você. Parece ser uma narrativa que me prenderá e eu não vou conseguir parar de ler até ter todas as respostas, rs.

    Enfim, adorei a resenha e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Depois de sua resenha me interessei bastante por essa obra. Gostei do tipo de enredo. Gosto quando mistérios se misturam com situações macabras. Gostei também de saber que a leitura prende o leitor e que os personagens são bem construídos. Quando possível vou dar alguns minutos meus a esse livro.

    ResponderExcluir
  11. Olá Ivi, tudo bem?

    Eu tenho esse e outros dois livros da Gillian, mas saiba que até hoje não criei vergonha na cara para lê-los, rs. Acho que vou começar por esse, porque sei que gostaria de ver o mistério que a autora criou e que você cita em sua resenha.


    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.