Eleanor Oliphant Está Muito Bem (Gail Honeyman)

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Ficha Técnica:
Nome Original: Eleanor Oliphant is Completely Fine
Autora: Gail Honeyman
Tradução: Edmundo Barreiros
País de Origem: Escócia
Número de Páginas: 352
Ano de Lançamento: 2017
ISBN-13: 9788595170285
Editora: Fábrica 231

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 43º livro lido em 2018 e foi Eleanor Oliphant Está Muito Bem (Gail Honeyman). A capa já tinha me chamado a atenção nas contas internacionais dos instagrans literários e eu estava curiosa a respeito dele, mas foi uma indicação da Aione do Minha Vida Literária que me fez começar a leitura.

A história traz a Eleanor, uma mulher escocesa de trinta anos que tem um dia a dia muito sistemático. Ela trabalha na área administrativa de uma agência de marketing e é responsável pela contabilidade. Mora sozinha e sabemos que alguma coisa aconteceu no seu passado devido a cicatrizes em seu rosto. Eleanor não tem amigos e sua vida se resume em ir de casa para o trabalho e do trabalho para casa, aos finais de semana é acompanhada de uma garrafa de vodka, já planejando os próximos dias de sua rotina imutável. Seus companheiros de trabalho vez ou outra zombam dela e embora Eleonor já seja uma adulta e saiba se defender, se sente fragilizada porque ninguém de fato se aproxima.

Até que uma noite Eleanor vê um rapaz de longe e se apaixona. Então decide mudar algumas coisas na sua vida com o objetivo de se aproximar dele e chamar a sua atenção, sendo que praticamente ao mesmo tempo, também conhece o Raymond, um rapaz do seu trabalho que um dia vai consertar seu computador. Mesmo sem querer a menor aproximação com Raymond, eles acabam ajudando um senhor que passa mal na rua e a partir disso, a amizade dos dois vai se estreitando ao mesmo tempo em que ela segue investindo em si mesma para conquistar o homem por quem se apaixonou.

Existem ainda algumas nuances na vida de Eleanor que merecem atenção. A mãe dela entra em contato sempre que possível, mas a relação das duas é doentia. A mãe é má, faz comentários muito nocivos sobre Eleanor e sempre que a conversa entre elas termina, Eleanor se sente extremamente triste.

O livro irá se desenvolver na busca quase obsessiva de Eleanor pelo rapaz por quem se apaixonou e sobre a amizade com Raymond. Ele é um homem com características bem nerds. Adora informática, videogame e filmes de ação. É muito carinhoso com a mãe que está adoentada e se preocupa bastante com Eleanor. Eleanor não aprova várias coisas em Raymond, como o modo como se veste ou o jeito que penteia o cabelo e ele está longe de ser tão bonito quanto o rapaz por quem ela está envolvida, porém aos poucos, ela percebe o quanto esta amizade lhe faz bem.

Eu preciso deixar claro que comecei a ler o livro achando que se tratava de um chicklit, mas, na verdade, é um drama. Por mais que o modo de vida da Eleanor seja um pouco paranoico e isso seja tratado com leveza na narrativa, é fácil perceber que sua história de vida é intensa e que algo muito sério aconteceu com ela. O livro cresce nessa linha, em que possamos conhecê-la aos poucos e cada vez que descobrimos mais alguma coisa sobre ela, nosso coração fica mais apertado. Quando o ápice do livro acontece, é impossível não chorar. 

Um detalhe fundamental da vida da mãe da protagonista nos é revelado quase no fim do livro e isso me surpreendeu bastante, pois desde o início eu tinha certeza de algo e no final foi revelada outra coisa, que fez muito sentido quando tudo foi esclarecido.

Acho que faltou um pouco mais de romance no final do livro, mas, ainda assim, foi bem harmonioso com a mensagem que o livro ambiciona passar. O enredo relata traumas e superação. Aborda a depressão com muita propriedade e deixa muito claro o quanto o auxílio profissional é importante e insubstituível. 

O livro me deixou bem desconfortável quanto a vida da personagem, mas, ao mesmo tempo, desenvolvi muito carinho por ela porque apesar de suas estranhezas, intrinsecamente ela era uma pessoa boa que só desejava ficar em paz e feliz.

Foi um livro que me surpreendeu bastante e que me fez pensar muito em várias situações da vida. Por exemplo, nas brincadeiras bobas que adultos fazem entre eles. Falamos sobre o bullying quando citamos crianças e adolescentes e talvez o termo certo nem seja esse quando estamos falando de adultos com brincadeiras idiotas com outros adultos, que até podem se defender, mas que não fazem em função de transtornos mentais ou simplesmente timidez. Precisamos sempre lembrar que é brincadeira quando todo mundo se diverte, mas deixa de ser quando uma pessoa se magoa.

Enfim, foi um livro que li muito rápido, mas que na verdade é tenso e tem passagens bem difíceis. Me apeguei aos personagens e sofri com eles, o que eu sempre acho bom sinal, de leitura proveitosa.

Recomendo para quem gosta de histórias que abordem depressão e superação. É uma história que começa leve, mas que nas entrelinhas nos apresenta um drama complexo e profundo.

Eu adorei.


Um pouco sobre a autora: Gail Honeyman é formada pelas universidades de Glasgow e Oxford. Seu livro de estreia, foi escrito enquanto ela trabalhava em tempo integral, sendo um dos finalistas do Lucy Cavendish Fiction Prize como obra em desenvolvimento. Ela também foi premiada com o Scottish Book Trust’s Next Chapter Award 2014, selecionada no programa Opening Lines da BBC Radio 4 e finalista do Bridport Prize. Eleanor Oliphant Está Muito Bem é o seu único livro publicado no Brasil.
Comentários
11 Comentários

11 comentários :

  1. Oi, tudo bem?

    Eu sempre pensei que esse livros fosse mais uma comédia romântica, sempre que via a capa dele pensava igual a você. Mas que bom que, mesmo o gênero sendo um pouco diferente do que eu pensava, eu ainda quero lê-lo. Gostei dos pontos que você abordou na resenha, como o relacionamento com a mãe, amizade e e um pouco do romance. Também acho que não deveríamos fazer certos tipos de brincadeiras ou comentários, mesmo que para nós pareça uma coisa inofensiva, pode acabar magoando quem ouve. Adorei a resenha e quero muito ler o livro agora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu não conhecia o livro, a vida da protagonista no começo parece ser bem monótona e essa obsessão que ela tem pelo rapaz por quem se apaixonou me deixa um pouco receosa em realizar a leitura. Realmente parece que a vida da personagem não é fácil, mas é bom saber que aos poucos ela vai progredindo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi!

    Tudo bem? Vi algumas resenhas bem positivas a respeito desse livro! Sei que o enredo é cheio de críticas e isso me deixa bastante curiosa e acho que justamente por causa disso, mesmo você tendo realizado a leitura de forma rápida, não torna a história menos profunda.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    A Aione arrasaaa nas dicas! Haha
    Eu nunca leio drama, pois quase sempre o protagonista tem uma rotina assim, que nos faz ficar agoniados demais. Eu passo a dica da leitura, mas certeza que se tivesse um filme dessa história eu assistiria, pois talvez aí o romance ficaria mais forte no enredo, como sempre acontece em filmes assim 😁

    ResponderExcluir
  5. Eu irei gostar desse livro, pois a trama me atraiu e pelo que posso notar, possui um enredo bem tranquilo e emotivo. Gosto de dramas, mesmo me deixando um pouco chateado durante e no final da história. Eles são bons porque nos fazem refletir e nos apaixonar pelos personagens.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu amei a premissa desse livro e já adicionei ele a minha lista, muito bacana saber que ela é diferente de todas as outras protagonistas, o que torna a leitura mais interessante, fugindo do clichê de sempre. Gosto muito do tema abordado no livro, ainda mais se isso é feito sem romantização. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  7. Lembro que quando esse livro veio na lista de lançamentos, eu nao o solicitei porque achei que ficaria um pouquinho mal com a história e creio que o agravante é justamente a rotina dela, a personagem me parece muito real e sensível ao mesmo tempo, sabe? Ainda assim, acho a leitura extremamente válida.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    A temática desse livro me chama atenção e pelas resenhas que li tenho certeza de que vou gostar da leitura, mas também a certeza de que irá me fazer refletir bastante, o ser humano tem um jeito muito estranho de fazer piadas com alguns assuntos ou colocar algumas pessoas no centro de certas brincadeiras de péssimo gosto.
    Legal saber que a personagem mesmo com seu jeito peculiar tem várias mensagens a passar e que a capa revela muito sobre a leitura também.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Gostei bastante da premissa do enredo. Gosto de personagens com esteriótipos diferentes. Se você sofreu com os personagens imagina eu que sou uma manteiga derretida?
    Você falou de uma maneira tão descrita do livro que me deixou curiosa para fazer a leitira.
    Parabens pela resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Eu ainda não li o livro, mas fiquei bem interessada na trama.
    Gosto quando o livro se trata de temas atuais, como a depressão e ainda traz também sobre superação. É a primeira resenha que leio sobre o livro, e vou ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?

    Ainda não li esse livro, mas fiquei curiosa com esse enredo. Achei esquisito que ela tenha se apaixonado simplesmente por ver alguém de longe, parece ser uma personagem que se preocupa com o exterior mais do que o interior - ou isso é uma parede do qual ela se protegeu pelos maus-tratos que sofre. Quero muito ver como a história foi desenvolvida, mesmo sabendo que tenha faltado um pouco de romance no final. Mas talvez seja uma obra do qual eu gostarei, principalmente para entender melhor a Eleanor.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.