A Mulher na Janela (A. J. Finn)

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Ficha Técnica:
Nome Original: The Woman in The Window
Autor: A. J. Finn
Tradução: Marcelo Mendes
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 352
Ano de Lançamento: 2018
ISBN-13: 9788580418323 
Editora: Arqueiro

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 41º livro lido em 2018 e foi A Mulher na Janela (A. J. Finn). Depois de ouvir todo mundo falando bem deste livro e ficar sabendo que será adaptado para o cinema – fontes seguras afirmam que as filmagens já começaram – eu decidi ler antes de ser atropelada por algum spoiler.

O livro nos traz a Anna Fox, que mora em uma excelente casa em um bairro privilegiado. Ela mora sozinha, embora sempre mencione o marido e a filha. Já nos primeiros parágrafos percebemos que ela nunca sai de casa. Após algum trauma, ela se mantém reclusa, movimentando suas horas com algumas atividades como jogar xadrez na internet ou conversar com pessoas que também sofrem com medo de lugares abertos. Alguns profissionais como a fisioterapeuta e o psiquiatra vem até Anna, ou seja, ela não é uma mulher sozinha, ainda que não coloque os pés para fora de casa. Além dessas atividades, Anna passa o dia acompanhada de muitas taças de vinho que somadas aos remédios que toma para amenizar os sintomas de seus traumas, acabam deixando-a confusa e ansiosa.

Anna está sempre de olho na vida dos vizinhos e sua curiosidade ganha força quando a família Russell, composta por mãe, pai e filho se muda para uma casa próxima a dela. Anna acompanha a chegada da família e acaba sendo a única testemunha de um crime que acontece naquela casa. Porém, ao chamar pela polícia e pedir ajuda, Anna percebe que talvez as coisas não tenham sido como ela viu e embora tenha suas certezas, as situações ao seu redor começam a confundi-la intensamente.

O livro possui um ritmo muito bom. Já no início somos tragados para a rotina de Anna e nos compadecemos por ela. A sua fobia misturada à solidão e ao vazio de respostas nos faz torcer por ela e de certa forma, defendê-la. Mas ao mesmo tempo, também desconfiamos das coisas que ela pode ter visto porque afinal de contas, a mistura de vinho com remédios pode causar boas alucinações e isso nos faz cogitar outras possibilidades.

O que posso dizer é que este livro me consumiu profundamente. Comecei e concluí a leitura em dois dias porque eu não conseguia pensar em outra coisa que não fosse saber o que de fato tinha acontecido. As páginas finais são recheadas de cenas de ação que me levaram a ficar sem fôlego em função da solução do mistério.

Não tenho muita intimidade com livros deste tipo, que nos dão pistas, com fatos soltos que precisam ser amarrados ou coisas do tipo, mas confesso que quando o crime aconteceu, eu já desconfiei do verdadeiro culpado. Apesar de ter acertado quem era, a motivação foi realmente a força por trás da ação e isso me ganhou nesta leitura. Não bastava saber a identidade do assassino, mas sim, entender as razões que o levaram ao assassinato.

O livro é instigante, perturbador e algumas partes como as que Anna se lembra da vida que um dia teve são bem tocantes, mas o plote central da história é, sem dúvida, o mistério e se podemos ou não confiar em quem nos conta a história. O estado de embriaguez dela é tão bem descrito na narrativa que eu cheguei a me sentir enjoada pela quantidade de vinho que ela consumia. A tristeza que ela sente também é bem pontuada no texto, o que gera uma sensação forte de melancolia. Ou seja, o autor soube descrever sensações e situações que me colocaram dentro da história e eu adorei a experiência.

Sem dúvida para quem gosta de suspense, o livro é uma excelente indicação. Mas acredito que leitores que não possuem o costume de ler este tipo de livro como eu, também gostarão da leitura, porque fiquei realmente bem envolvida com todo o enredo e achei a conclusão muito consistente e bem desenvolvida.

Adorei.


Um pouco sobre o autor: Formado em Oxford, A.J. Finn é ex-crítico literário e já escreveu para diversas publicações, incluindo Los Angeles Times, The Washington Post e The Times Literary Supplement. A Mulher Na Janela, seu primeiro romance, foi vendido para 36 países e está sendo adaptado para o cinema numa grande produção da 20th Century Fox. Natural de Nova York, Finn viveu por dez anos na Inglaterra antes de voltar para sua cidade natal, onde mora atualmente.
Comentários
11 Comentários

11 comentários :

  1. Oii, tudo bem?
    Esse livro me lembrou de um filme, não me recordo do nome agora, mas a personagem é escritora e tem fobia de sair de casa, assim como a Anna Fox, até que ela recebe um chamado de uma garota sozinha em uma ilha.

    Mas voltando ao livro, seus comentários me deixaram muito empolgada para lê-lo, sou apaixonada por livros de suspense, e acredito que o mistério do assassinato dê um up na trama. Obrigada pela dica, esse livro já está na minha lista de desejados!!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivi!
    Ai esse livro <3 Eu não sei, acho que é a forma de narrar do Finn que agarra a gente na trama, os personagens e os acontecimentos ficaram tão fechadinhos e redondinhos que a gente devora essa história e nem percebe. A Anna é uma personagem muito complexa e acompanhar seus passos chega a ser embriagante pelo tanto de emoções e sensações que nos faz sentir. Esse foi um dos melhores livros desse ano (e voltei da bienal querendo ler de novo porque né, finn desperta esse tipo de desejo haha).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Ahhh eu achei esse autor muito lindo ahaha
    Ainda não tive a oportunidade de ler a história, mas será uma das próximas. Várias pessoas me indicaram esse livro, disseram que vou gostar muito, mesmo não sendo um g~enero que não estou acostumada a ler.
    Com certeza, será uma ótima leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ivi!
    Já li algumas boas resenhas desse livro, algumas realmente positivas, outras nem tanto, mas é inegável que o plot já é instigante por si só. Só recentemente voltei a querer dar chance aos livros de policial e suspense como esse parece ser um pouco, e por isso já fico curiosa com o que pode ter sido verdade ou não do que a protagonista viu (ou alucinou). Meio bizarro a escrita ser tão bem feita que dá até enjoo do vinho que ela tanto toma, rsrs. E sim, como em casos que o culpado se descobre rápido, o que mais prende o leitor também é saber a motivação dele, e se nesse caso foi satisfatório e você gostou tanto, deve mesmo valer muito a leitura. Não sei ainda se o leria mesmo, mas caso tenha vontade, vou lembrar de sua resenha como incentivo. ;)
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivi.

    eu preciso ler essel ivro, sério. Não tem uma pessoa que não tenha lido e amado. Adoro livros que nos pegam profundamente e nos deixam tão imersos, que só queremos terminar logo para saber o final. Eu não sabia que ia ser adaptado, que legal! vou ler antes de sair o filme, rs.

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oii Ivi, tudo bem? Resenha maravilhosa! Estou sempre procurando livros com personagens agorafóbicos, por identificação, e fiquei muuito curiosa quando esse livro foi lançado, e mais ainda depois de ler tantas resenhas positivas sobre ele! Sou a louca dos thrillers, então preciso ler logo! Algo me diz que irei gostar bastante também :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Menina, não me canso de olhar pra beleza desse home! aushaushuahs

    Mas vamos falar sobre o livro... eu sou doida por livros de suspense e misterio, fiquei doida no lançamento dessa obra e confesso que amei a leitura! Desconfiei do assassino tbm, mas na minha cabeça era algo surreal até o momento em que tudo acontece. Achei dinamico, cheio de adrenalina e meu deus que eu to louca para assistir esse filme! aushauhs

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Tenho vontade de ler esse livro, mas ainda não tive tempo para ele. Adoro enredos que colocam a prova a veracidade do que ocorreu devido ao estado psico-emocional de um dos personagens. Sem falar que gosto muito do gênero suspense. E que bom confirmar que essa é uma leitura que compensa cada minuto dedicada a ela. Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?

    Apesar das diversas recomendações que tive, ainda não li essa obra. Eu já a tenho na minha coleção, só falta eu sentar e começar a ler. Eu amo livros de mistérios e, normalmente, acerto quem é o culpado, mas confesso que gosto de me surpreender com as motivações. Esse parece ser o caso. Saber que o autor também caprichou ao descrever o problemas com bebidas da personagem só me motiva ainda mais para começar logo. Espero gostar <3
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Eu solicitei "A mulher na janela" assim que ficou disponível na Arqueiro e adorei a leitura, é um grande thriller, foi uma leitura que realizei bem rápida. Parabéns pela e fiquei contente que gostou do livro!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá Ivi,
    esse livro foi muito bem avaliado em todas as resenhas que li´, sendo assim eu meio que já tinha colocado ele na minha lista de desejados. Mesmo assim eu sempre fico contente em ler suas resenhas dos livros que pretendo ler, o fato de termos gostos bem semelhantes sempre me da tranquilidade para investir em um livro que você curtiu, então sem sombre de dúvidas "A mulher na janela" acabou de ganhar pontinhos extras comigo. Parabéns pela resenha, seus textos são sempre maravilhosamente bem escritos, sucintos e explicativos. Quando crescer quero ser pelo menos um pouquinho como você.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.