História é Tudo o Que Me Deixou (Adam Silvera)

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Ficha Técnica:
Nome Original: History Is All You Left Me
Autor: Adam Silvera
Tradução: Cristina Lasaitis
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 336
Ano de Lançamento: 2018
ISBN-13: 9788593911071 
Editora: Universo dos Livros

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 32º livro lido em 2018 e foi História é Tudo o Que Me Deixou (Adam Silvera). Ano passado tive a oportunidade de conhecer o autor através do livro Lembra Daquela Vez, um dos melhores livros que li no ano e em função disso, quando este lançamento chegou ao Brasil, fiquei interessadíssima.

O livro nos traz Griffin, um adolescente que passa por um momento muito triste: o seu ex-namorado, Theo, morreu e o livro começa com ele indo ao sepultamento e tendo que encontrar e ser educado com Jackson, o garoto com quem Theo namorava quando faleceu. Griffin precisa passar por tudo aquilo e vivenciar a experiência de luto com coragem, mas a verdade é que ele se sente extremamente culpado pela morte do ex, ainda que eles estivessem muitos distantes um do outro.


O livro nos apresenta muito bem os personagens fazendo um revezamento inteligente na linha narrativa colocando passado e presente em capítulos diferentes e nos mostrando como foi o início e o desenvolvimento do relacionamento de Griffin com Theo, bem como todos os motivos que levaram ao fim do namoro e durante todo este tempo, algumas pistas são dadas sobre a motivação da culpa sentida por Griffin.

Theo era praticamente um garoto perfeito. Inteligentíssimo, foi aprovado na universidade com um ano de adiantamento. Era bom filho, bom amigo e excelente namorado, ou pelo menos essa é a visão que Griffin sempre teve dele. O livro é todo narrado sob a perspectiva de Griffin, que se apresenta e entendemos que ele tem um comportamento sistemático, sua autoestima passa por altos e baixos e ele sofre um desgaste emocional intenso para entender tudo a sua volta.


Aos poucos, também conhecemos Jackson, que embora tenha sido o personagem menos aprofundado, compartilhamos do seu luto e entendemos a sua insegurança em acreditar que o relacionamento que ele tinha com Theo era inferior ao que Theo teve com Griffin.

O livro é extremamente melancólico e a morte é tratada de uma maneira muito crua. Não existem floreios ou alentos para falar sobre a finitude da vida e do quanto isso interrompe sonhos e expectativas dos que ficaram. O autor faz uso de muitos artifícios para mostrar que apesar do fato de ser a única certeza da vida, nunca estaremos prontos para nos despedirmos de quem amamos e isso me emocionou muito porque ele tem uma habilidade muito boa com as palavras e ainda que fosse um assunto recorrente dentro da narrativa, todas as vezes que o sofrimento de Griffin e Jackson vinham à tona, eu desabava de chorar.


Um dos aspectos mais positivos da história é que vemos um romance gay sem grandes alardes, sem a necessidade de defender bandeiras ou de panfletar a necessidade de representatividade. O relacionamento deles era natural e enxergado pelas pessoas ao redor como algo comum, o que talvez ainda seja uma utopia para os nossos tempos, mas foi bom perceber que isso não era o foco do enredo, apenas uma característica do amor vivido porque afinal de contas, amor é amor.

Mais uma vez o autor me ganhou e eu digo que com este livro ele me fidelizou porque agora quero ler todos os livros que ele publicar no Brasil. Ele consegue inserir o drama em suas histórias de forma real, argumenta todo o sofrimento em questões do dia a dia e relata como perdas, preconceito e injustiças ferem a alma humana de igual modo. Eu chorei em várias cenas do livro porque o tema da morte me é muito sensível, mas além disso, o modo respeitoso e verdadeiro como ele tratou o tema central me fez pensar em muitas coisas.


Recomendo o livro para quem gosta de drama de uma maneira geral. O livro tem uma característica forte no desalento e se constrói sobre isso, por mais que seus personagens sejam jovens e suas problemáticas sejam diferentes daquelas do público mais maduro, a tristeza que o tema traz é comum a qualquer tipo de pessoa. Recomendo também para quem tem interesse em conhecer um novo autor, extremamente interessante e inteligente que atribui aos seus personagens e enredos tanta vida que mesmo falando de morte, conseguimos ouvir suas vozes e sentir suas lágrimas.

Eu amei!!!


Um pouco sobre o autor: Adam Silvera nasceu e cresceu no Bronx. Ele era livreiro antes de entrar no ramo editorial infantojuvenil e já trabalhou em uma empresa de desenvolvimento literário, em um website de escrita criativa para adolescentes e como crítico de romances infantojuvenis e de jovens adultos. Atualmente ele mora na cidade de Nova York. Seus livros publicados no Brasil são:
  • Lembra Aquela Vez 
  • História é Tudo o Que Me Deixou
Comentários
9 Comentários

9 comentários :

  1. Oi Ivi! Que história tocante! Eu já gostei quando você fala que o amor dos protagonista é visto e citado de forma natural, sem militamentos referentes ao amor gay em si. Não que eu ache que não precisem militar, como você disse, é uma utopia no nosso tempo, mas prefiro ler como leria qualquer outra história. Gostei também do modo como o autor já começa a narrativa com esse acontecimento tão ruim. Achei uma premissa diferente e me interessou bastante! Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto o livro, mas não conhecia a fundo sua premissa e devo dizer que nem de longe imagina algo assim. Fiquei intrigada com o relacionamento entre estes personagens, tenho pra mim que tem muita coisa sobre esse Theo além de sua perfeição. Goto quando o autor é direto, sem floreios como mencionou, sobre determinado assunto, torna a trama mais real, mais palpável e o fato disso tudo estar relacionado a um romance gay que não defende bandeira torna ainda mais interessante para mim. Não conheço a escrita do autor, mas voou deixar essa recomendação anotada, quero conferir.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiiii,

    Achei interessante a premissa, ainda que seja uma história gay, não tratar única e exclusivamente das coisas que envolvem com quem os personagens irão manter um relacionamento e sim na situação cotidiana que é a perda de alguém. Fiquei curiosa para conferir, mas tenho que estar com o emocional preparado pra não morrer de chorar kkkk Me pareceu ser uma história que irá fazer com que eu acabe refletindo sobre todas as perdas que eu já tive e a forma de lidar com elas.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas logo de cara fiquei curiosa por conta do título. Bom, o mesmo parece ser uma história bem melancólica mesmo e apesar de ser um tema que me faz chorar muito, eu confesso que gosto de ler histórias sobre luto, principalmente quando os autores sabem escrever sobre isso, como parece ser o caso desse autor. Enfim, acredito que é um romance que iria me conquistar muito fácil, então vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Fiz ontem o pedido da editora, e agora me arrependi de não ter solicitado essa obra! :(((
    Confesso que não tinha me interessado muito pela capa e sinopse, mas pela sua resenha é bem o tipo de leitura que eu gosto. A história parece bem dramática, fiquei com vontade de conhecer o trabalho do autor.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Ola! Tudo bom?

    Eu vi esse livro mas não cheguei a ler a sinopse dele, achei bem intrigante apesar de não ser o estilo que leio normalmente. Gostei de saber que tem o romance gay sem todo o alarde. Meu contato com esse tema é mais através de mangá e anime, e é tão bom que só às vezes falam sobre isso, então tem um foco maior no romance do casal. Eu já me imagino chorando também com esse livro haha. Sou apaixonada por drama, quanto mais melhor, algo me diz que iria gostar desta obra! Adorei a resenha 🧡

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ivi, eu nao consegui pescar na sua resenha... O personagem se mata ou acontece algum tipo de acidente? Eu amo demais a escrita desse autor, li Lembra aquela vez e me apaixonei demais, ele tem um jeito melancolico e poético de escrever, é arrebatador.

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Gostei do enredo, mas o fato de ser um livro melancólico me afasta um pouco no momento. E gostei muito de haver um romance homossexual que foi tratado com naturalidade, tanto na narrativa quanto pelas pessoas aos redor. Apesar de realmente ser utópico, acho que é uma boa mudança no que geralmente encontramos...
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Que resenha mais apaixonada e que história linda que o autor traz neste enredo. Reapmente gosto de romances gays sem muito alarde, apenas um amor que merece ser lido e uma histohisque merece ser marcada pelos sentimentos e não pela orientação. Amei demais tua resenha e vou buscar o livro para ler.

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.