El Proyecto de Mi Vida (Megan Maxwell)

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Ficha Técnica:
Nome: El proyecto de mi vida
Autores: Megan Maxwell
País de Origem: Espanha
Número de Páginas: 480
Ano de Lançamento: 2018
ISBN: 978-8408190288
Editora: Planeta

Sou fã de Megan Maxwell e a capa desse livro me pareceu bem fofa e diferente dos outros livros da autora, o que me deixou bem curiosa. A história começa em Chicago, no ano de 1986 com Branon Sivon, dono de um escritório de advocacia, casado por conveniência com Adele Cardigan, porém, Branon engravida Desirée Lopez e faz acordo com ela. Esse acordo já me pareceu absurdo, demonstra um protagonista fraco e medroso, que não soube lutar pelo seu maior sonho.

O presente se inicia na cidade de Nova York, em que Sharon (filha de Branon e também advogada) luta contra discriminação das mulheres no ambiente de trabalho e também defende vítimas de violência doméstica. Foi criada pelo pai de forma a ser forte e guerreira, é conhecida nos tribunais como “faca sangrenta” pela precisão nos julgamentos. A morte de Branon muda a vida de Shanon, pois ela encontra carta e fotos deixadas pelo pai e descobre que não é filha de Adele, e além disso, percebe que tem uma irmã gêmea (Rachel) e imediatamente deseja encontrá-la.
“Grave em sua mente o que eu sempre digo: você não é uma mulher que precise de um homem, mas a mulher que um homem precisa” – página 44.
Sharon namora o candidato político Hannibal, que proporciona uma reviravolta interessante no livro. Sharon discute com Noah, um dos trabalhadores da reforma do escritório do pai e os dois rendem momentos engraçados, de respostas rápidas e inteligentes. Com ele, Sharon realiza o último desejo do pai. Norma, a melhor amiga de Sharon também é importante, pelo apoio a ela e por demonstrar o poder feminino, ao tentar o processo para se tornar parte dos SWAT, grupo policial composto por homens em sua maioria.

Ao procurar a irmã Rachel, Sharon conhece a família dela, na qual consta o ponto mais relevante do livro para mim: a importância da doação de órgãos, já que Logan (irmão delas) aguarda na fila por um transplante renal, além dos interessantes esclarecimentos sobre a síndrome de Alport da qual Logan sofre.
“Um desejo não muda nada, mas uma decisão muda tudo” – página 105
A história é bem previsível em alguns aspectos como a relação complicada de Sharon e Rachel e a aproximação entre Sharon e Noah, mas aborda com delicadeza e de forma realista temas importantes como violência doméstica, sem deixar de retratar que muitas vítimas não denunciam o agressor por medo ou outras circunstancias. Achei pertinentes os exemplos de violência tanto em uma família pobre como em uma família rica, que ninguém imaginaria.

As diferenças sociais ficam por conta de Norma (filha da empregada da casa), de Lucy (amiga rica) e da própria Sharon, julgada por ter boa condição de vida, todos veem sua vida como perfeita e muitas vezes pode não ser assim. Em uma situação crucial no livro, é relatada falsidade absoluta, assim como também amizade e amor incondicional.
“O projeto da vida de cada ser humano é aquele em que em determinado momento era desejado com toda a alma” – página 421
A história relata vários tipos de preconceito (contra mulheres e homossexuais), demonstra também a necessidade de manter as aparências em determinadas situações e aguardar o momento exato para agir, mas também coragem para enfrentar os desafios e tomar as próprias decisões em busca da felicidade.

Como é típico da autora, há várias referências musicais, de Destiny’s Child (“Independent Woman”) a Marc Anthony (“Y hubo alguien” e “No me conoces”) a Camila Cabello (“Havana”). O final é bem previsível, o livro não entra para a lista dos meus preferidos da autora, mas reconheço valor na leitura pelo protagonismo feminino, por descrever várias mulheres tão diferentes entre si que lutaram pelos sonhos e objetivos com coragem e foram persistentes para alcançá-los apesar de todas as dificuldades. 
“... A primeira, que o sucesso não é a base da felicidade, a felicidade é a base do sucesso. A segunda, ainda que o amor possa parecer uma missão impossível em determinados momentos, se é verdadeiro, terá que buscar novos caminhos para alcançá-lo” – página 421.


Um pouco sobre a autora: Nascida na Alemanha e radicada na Espanha, Megan Maxwell se dedica aos romances femininos e eróticos, publicou seu primeiro livro (Te lo dije) somente em 2009. Filha de mãe espanhola e pai americano, vive numa encantadora aldeia nos arredores de Madri, com os filhos, os cães Drako e Plufy e as gatas Julieta, Peggy Su e Coe. Alguns de seus livros publicados no Brasil são:
  • Peça-me o que Quiser
  • Peça-me o que Quiser, Agora e Sempre
  • Peça-me o que Quiser ou Deixe-me
  • Peça-me o que Quiser e Eu te Darei
  • Eu sou Eric Zimmermann
  • Surpreenda-me
  • Passe a Noite Comigo
  • Adivinhe Quem Sou
  • Adivinhe Quem Sou Esta Noite
  • Vai Sonhando!
  • Os Príncipes Encantados Também Viram Sapos
  • Pela Lente do Amor
  • Você se Lembra de Mim?
  • Desejo Concedido
  • Quase um Romance
  • Fúria Domada
Comentários
11 Comentários

11 comentários :

  1. Nossa, quantos assuntos polêmicos em uma única obra! Na minha opinião, esse é um tipo de livro para se ler com muita atenção e ir fazendo anotações ao lado para depois refletir sobre esses temas. Ele deve ser muito bom!!! Anotado a indicação.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii,

    Quando eu vi essa capa fofinha eu custei para ligar que era da Megan Maxwell kkkk achei interessante uma história que fala sobre família. Fiquei curiosa para descobrir este novo lado da autora, porque ao conehco os romances hot dela, e que por sinal são bemmmm hot né? Kkkkk Mas enfim, fiquei curiosa para conhecer todo este relacionamento familiar, a descoberta das irmãs e tudo o mais.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Me surpreendi também com esse livro, não imaginei que a autora tivesse escrito uma história tão diferente do que ela está acostumada. Gostei de saber sobre os temas tratados, acho super importante ter na literatura assuntos do tipo. Fiquei curiosa para ler o livro.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kelly!
    Nossa, essa capa é realmente muito diferente das que me acostumei a ver dos livros dela. Me parece que mesmo com os desenvolvimentos previsíveis, os temas abordados são o que fazem da história uma boa leitura. Anotei aqui para colocar na minha lista hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Essa mulher é uma maquina de escrever livros e ela sempre consegue inovar ne? Sensacional! Eu nao conhecia esse lançamento e achei essa capa de uma fofura sem igual, sobre as personagens, acho que sem duvida alguma é uma história necessaria, já tô doida pra ler e ver como ela lidou com esse tipo de preconceito na história.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Fico feliz pela autora está desenvolvendo melhor suas protagonistas, Judith me dava dor de cabeça. Acho super bacana a premissa desse livro, tem uma pegada meio de novela, com muitos segredos a serem revelados e romance doce para amenizar a tensão (ou provoca-lá mais em certos casos).

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Kelly!

    Apesar do livro abordar assuntos importantes não fiquei interessada nele. Ele me lembrou um pouco O Guardião de Memórias (apesar de não seguir o mesmo rumo), um livro que acabou comigo, e não gosto muito de livros que tratam de separação de irmãos, de pais que só fazem merda, pensando neles mesmos e não nos filhos que não têm culpa de seus erros. Enfim... Nunca li nada da autora, mas se um dia apostar nela não será com esse livro.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Gosto de livros que trazem assuntos importantes e atuais.
    E ainda escrito por Megan, uma autora que tem uma narrativa que sempre me envolve. Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa para conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia nem a obra e nem a autora, mas gostei do plot. Gosto de histórias que trazem assuntos atuais, e que fazem com que possamos refletir um pouco sobre algo após a leitura. A única coisa que não gostei tanto foi você dizer que a história é previsível, gosto de histórias que me surpreendem, que tem plot twist. Mas mesmo assim assim, achei a premissa interessante.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Quando vi a capa e li o nome da autora me surpreendi. Não conhecia essa obra e definitivamente ela não tem em nada a cara da Megan.

    Adorei a premissa e essa história me chamou a atenção. Acredito que esse é o primeiro livro da Megan que quero ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nossa, como eu ainda não conhecia este livro? A premissa dele. Os assuntos polêmicos tratados torna tudo inesquecível e imprescindível que seja lido. Não conhecia ainda, mas preciso com urgência conferir esta estoria, que vou correndo para ver se acho para comprar

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.