20.7.18

Amizades na Literatura


Oi gente que ama livros, hoje – 20 de julho – comemoramos o Dia do Amigo e venho trazer para vocês 5 Amizades na Literatura que eu gosto muito. Talvez não sejam as melhores ou mais clássicas, mas são amizades que me chamaram a atenção enquanto lia os livros em que elas são inseridas.

Vamos conferir?
Harry, Rony e Hermione
Sem dúvida, esse trio é exemplar no quesito da amizade. Ao longo dos sete livros da saga de maior sucesso na literatura contemporânea, encontramos personagens que começam suas jornadas na escola de magia Hogwarts ainda crianças, ingênuos e sem imaginar as aventuras que enfrentarão enquanto estiverem se preparando para serem mágicos de verdade, profissionais e com um verdadeiro legado a sua frente. Os três são diferentes entre si e todos se respeitam quanto a isso. Além disso, suas histórias de vida são totalmente distintas e em qualquer outra situação, isso poderia causar bastante atrito no relacionamento deles, mas não, a amizade se fortalece em meio às dificuldades e eles são exemplo de lealdade em todo o tempo.

Os Karas
Este grupo surgiu no livro A Droga da Obediência, uma referência no que se trata de literatura infanto juvenil brasileira e é formada por Miguel, Crânio, Calú, Chumbinho e Magrí. Os adolescentes seguiram nos outros livros unidos e determinados a não deixarem que nada e nem ninguém atrapalhasse a amizade que foi construída entre eles e daquele jeito brasileiro de se relacionar, vemos personagens muito bem desenvolvidos, se ajudando, se apoiando e sendo exemplo para seus leitores sobre o que é de fato ser amigo de verdade. Eu li a serie há muitos anos, mas ainda consigo lembrar de detalhes de todos os enredos e a coisa que me vem mais forte na lembrança era a união destes 5 personagens.

Bruno e Shmuel
Aqui temos uma das histórias mais tristes da literatura contemporânea e ela envolve crianças e segunda guerra mundial. Bruno é um menino de 11 anos que é filho de um soldado de alta patente dentro do exercito alemão. Ele e sua família vão morar em Auschwitz para que o pai possa estar mais perto dos campos de concentração nazista instalados lá. Enquanto Bruno mora em uma linda casa e tem empregados para satisfazerem seus prazeres, ao lado de sua casa, existe um lugar onde pessoas passam o dia de pijamas. Bruno desconhece o horror da guerra e também não sabe o que estas pessoas estão fazendo ali. Ele conhece Shmuel quando está passeando aos arredores dos limites do campo e os dois começam uma amizade, separados apenas pela cerca de arame, mas na realidade são outros fatores que os separam. A amizade é inocente, mas muito crível e embora as duas crianças sejam diferentes por muitos fatores, em suas mentes, eles são iguais. Para quem não leu ou não assistiu o filme, que é fiel à obra dentro dos seus limites, eu indico que confira e se emocione também.
Resenha AQUI

Elizabeth e Charlotte
Embora Orgulho e Preconceito seja um dos melhores e mais populares romances da literatura universal e sua história de amor seja uma das melhores já escritas na vida, eu quero aqui salientar outro relacionamento no livro que me chamou bastante a atenção: a amizade de Liz e Charlotte. Jane Austen não criava personagens ao acaso, todos tinham uma missão em seus livros e procuraram mostrar um lado da realidade em que a própria autora vivia. A amizade de Charlotte e Elizabeth é mais um desses relacionamentos que aparecem na obra para mostrar um ponto de vista além daquele tão martelado em outros livros do gênero. Já nos idos dos séculos passados, a necessidade de se criar amizades fortes entre mulheres era vital para que o apoio e o suporte entre elas existissem e eu vejo isso muito claro dentro deste enredo em que o romance é sempre enaltecido. Eu também adoro a história de amor de Liz e Darcy, mas sem dúvida, a amizade destas duas mulheres não me passou desapercebida.
Resenha AQUI

Marley e John
Antes de falar dessa amizade, preciso deixar claro que não sou uma amante de bichos de estimação e nunca tive e nem pretendo ter nada do tipo na minha vida, mas isso não faz de mim uma insensível, porque sei do poder que esses anjos peludos tem sobre a humanidade. Prova disso foi eu me emocionar com a amizade do jornalista John Grogan e seu labrador peralta, incontrolável, mal educado, mas extremamente fiel, Marley. A história desta amizade é descrita no livro Marley e Eu, um grande sucesso de vendas que traz o passo a passo desta linda relação. O livro foi adaptado para os cinemas e fez muitas pessoas se apaixonarem por esta amizade e sempre ouço comentários que  choraram ao final do filme. No livro isso é ainda mais intenso porque passamos 75% do enredo nos acabando de rir das peripécias de Marley e os últimos 25% sofrendo com o fim da vida do cão. É um livro muito bem escrito e vale a pena ser conferido, mesmo que você já tenha visto o filme e conheça o seu final melancólico.

Essas foram as minhas escolhas para falar sobre a amizade na literatura e eu espero que vocês tenham gostado. Esqueci de alguma amizade relevante? Deixem nos comentários as amizades literárias que vocês consideram importantes, vou adorar conferir e se eu ainda não tiver lido os livros em que elas se encontram, já vou colocar na lista para ler.

Feliz Dia do Amigo para todos.

Beijos

12 comentários:

  1. A amizade desses personagens mostram realmente o sentido da amizade, sejam eles humanos ou não. É muito bonito ver a interação deles nas histórias e nas telas do cinema também.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivi! Você escolheu a dedo hein! Eu não escolheria melhor, talvez acrescentaria a amizade forte e leal de Samwise Gamgee e Frodo Baggins, do meu idolatrado e reverenciado Senhor dos Anéis, mas suas escolhas foram excelentes! As duas primeiras divertidas e com aquele gosto de juventude, a de Liz e Charlotte, calma e ponderada, e as duas ultimas, emocionantes e doídas lá no fundo da alma.. Amei as escolhas! ♥

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ivi!

    Eu amei o post! Conheço Harry Potter (li até o livro 3 e lerei o quarto, se Deus quiser, ainda este ano) e também admiro demais a amizade entre esses três personagens. É muito linda!

    O Menino do Pijama Listrado me parte o coração sempre que recordo. Ainda não li o livro (comprei este ano e pretendo ler em breve), mas já assisti o filme e chorei até não ter mais forças. Seguindo a mesma linha de amizade durante a Segunda Guerra Mundial podemos citar o livro A Menina que Roubava Livros. Quantas provas de amizade num só livro!

    Elizabeth e Charlotte eu conheço, pois li o livro, mas, sinceramente, não é uma amizade tão notável assim, na minha opinião. Eu considero que a amizade entre a Liza e a irmã dela, Jane, foi mais significativa.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Sempre tem história que nos marcam, e personagens e sentimentos que fazem a diferença. E quando a história traz uma linda amizade, é tudo de bom.
    Adorei as dicas, ainda mais que eu pude relembrar antigas histórias.
    Muito bom!
    Bjk!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Oi.

    Adoro livros que falem sobre amizades ou que tenha uma grande amizade presente na obra. Como não se encantar pela amizade desse trio maravilhoso? Ou pela amizade de Elizabeth e Charlotte? Parece que o livro fica melhor por conta desse detalhe. Adorei o post!!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ahh que post mais fofo!
    Quem não conhece esses personagens né.. símbolos de grande amizade e de muita inspiração nas leituras e nas adaptações cinematográficas.
    Adorei sua seleção de amigos.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oiii tudo bem??

    Acho essas amizades nos livros as coisas mais fofas do mundo, adorei suas escolhas.
    O post ficou muito fofo, e além da Lizzie e a Charlotte colocaria a Jane tbm, apesar de ser irmãs tem grande amizade também.
    Adorei.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  8. Olá, amei sua escolha de amizades literárias para o post. A do trio de HP é mesmo uma amizade memorável. Eu vi o filme de Marley e John, pelo visto o livro é tão tocante e divertido quanto.

    ResponderExcluir
  9. Olá Ivi!
    Que post mais lindo você fez sobre a amizade. Amo Harry Potter, por isso ver eles em primeiro foi excelente. Encontrar Orgulho e Preconceito, O Menino do Pijama Listrado e Marley e Eu na sua lista foi demais!

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Que post bacana para o dia do amigo, ainda não tinha visto nenhum blogueiro fazer algo assim. Bom, das amizades citadas eu só conheço a do Bruno e Shmuel que é uma das mais lindas do mundo literário, né? É muito amor esses dois personagens e eu gosto bastante da história, embora sofra muito com a mesma. E também conheço a amizade do Marley e do John, mas conheci através do filme e confesso que esse filme me fez chorar tanto, mas tanto que não pretendo rever mais kkkkkk

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. As amizades são super importantes e ver essa postagem alegrou meu coração. Confesso que de todos conheço quase todos e amei suas escolhas. Harry tinha que estar em primeiro realmente, Lizzie e Charlotte são maravilhosas e o de Marley e eu é uma amizade fofa, do dono e o seu cão. Amo demais. ❤

    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tudo bom?

    AMEI as amizades que você citou, apenas não conhecia essa de “Os Karas” mas fiquei curiosa. Marley e Eu é um ícone e com toda certeza não poderia faltar. O trio de Harry Potter então? INCRIVEIS! Com certeza foi bem escolhido para esse dia de amizade. Acertou em suas escolhas, amei ❤️

    Um beijo

    ResponderExcluir