7.12.17

Origem (Dan Brown)

Ficha Técnica:
Nome Original: Origin
Autor: Dan Brown
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Alves Calado
Número de Páginas: 432
Ano de Lançamento: 2017
ISBN: 978-85-8041-765-4
Editora: Arqueiro
Compre na AMAZON

Sou fã de Dan Brown desde “O código da Vinci” e suas teorias polêmicas e sempre bem fundamentadas, então estava bem curiosa por este lançamento, dedicado à sua mãe e com a informação relevante de que todas as obras, locais e organizações citadas são reais.

O questionamento de Origem é “De onde viemos? Para onde vamos?” e quem pretende responder é o futurólogo Edmond Kirsch, conhecido por suas inovações tecnológicas e que pretende fazer uma apresentação a nível mundial, porém, antes mostra sua teoria primeiramente a três líderes de religiões diferentes e causa um impacto enorme.
"Estamos num momento singular da história - continuou Edmond - Um tempo em que o mundo parece ter virado de cabeça para baixo e nada é exatamente como imaginamos. Mas a incerteza é sempre a percursora da mudança radical: a transformação é sempre precedida pela revolta e pelo medo. Peço que tenham fé na capacidade humana para a criatividade e o amor, porque essas duas forças, quando combinadas, têm o poder de iluminar as trevas".
Quem também participa do livro é o professor de simbologia Robert Langdon, personagem famoso dos livros de Dan Brown, que também foi professor de Kirsch. Ele é convidado para a apresentação da teoria no Museu Guggenheim de Bilbao (Espanha) e presencia a morte do futurólogo, baleado antes de expor as respostas aos questionamentos tão complexos, que evidenciam o conflito entre religião e ciência.

A diretora do museu é Ambra Vidal, noiva do príncipe espanhol Julián e decide ajudar Robert. Juntos, eles decidem buscar uma forma de exibir a apresentação que Edmond pretendia mostrar. Decifrando códigos e mensagens deixadas por Edmond, Ambra passa a desconfiar inclusive de seu noivo, o que acrescenta tensão ao livro.

Como é típico dos livros de Dan Brown, os símbolos são importantes, mas as descrições detalhadas de todos os lugares pelos quais Robert e Ambra passam e os conceitos e organizações citadas também fazem diferença. Quis pesquisar mais sobre o museu de Bilbao, sobre as obras do arquiteto Antoni Gaudí (sonho em visitar a Igreja da Sagrada Família, tão bem descrita no livro) e do poeta e pintor William Blake, além de ter ficado surpresa ao ler sobre a existência da Igreja Palmariana. As ilustrações (principalmente a da árvore) acrescentam bastante à narrativa. A tecnologia é o destaque do livro, é possível perceber a evolução dos computadores diretamente na casa de Kirsch e essa mesma evolução faz de Winston o principal aliado de Robert e Ambra.

A apresentação é finalmente exibida e mesmo que não concorde com alguns argumentos, reconheço que tudo tem bastante lógica e admiro o nível de pesquisa do autor para o livro, que envolve tantas pessoas e conceitos diferentes entre ciência e religião. Por meio das explicações de um padre, o livro demonstra também a necessidade de respeitar todas as opiniões e destaca a importância da fusão em todos os sentidos, que cada parte envolvida pode contribuir à sua maneira.

Além disso, evidência também o tradicionalismo da monarquia espanhola, ainda que um segredo do rei demonstre que nem tudo é como parece ser. A história é bem polêmica e com conceitos que provavelmente não serão aceitos pela maioria das pessoas, mas não deixa de destacar a inteligência, o amor e a amizade. A motivação sobre a morte de Edmond é surpreendente, jamais imaginaria!
"O amor não é uma emoção finita. Não temos só uma certa quantidade para dar. Nosso coração cria amor à medida que precisamos dele".
Tinha muita expectativa para esse livro e Dan Brown não decepcionou. Recomendo!


Um pouco sobre o autor: Dan Brown é o autor de suspense mais popular da atualidade, com mais de 150 milhões de livros vendidos. Seu livro O Código Da Vinci já vendeu mais de 80 milhões de exemplares em todo o mundo. Dan é casado com a pintora e historiadora de arte Blythe, que colabora nas pesquisas de seus livros. Ele mora na Nova Inglaterra, nos Estados Unidos. Seus livros publicados no Brasil são: 
- Fortaleza Digital
- Ponto de Impacto
- O código da Vinci
- Anjos e Demônios
- O símbolo perdido
- Inferno
- Origem

Nenhum comentário:

Postar um comentário