13.12.17

A Pequena Livraria dos Corações Solitários (Annie Darling)

Ficha Técnica:
Título Original: The Little Bookshop of Lonely Hearts
Autora: Annie Darling
Tradução: Cecília Camargo Bartalotti
País de Origem: Inglaterra
Editora: Vérus
Número de Páginas: 308
Ano de Publicação: 2017
ISBN-13: 9788576865889

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 80º livro lido em 2017 e foi A Pequena Livraria dos Corações Solitários (Annie Darling). Eu estava animada com este livro desde a época do lançamento que foi em junho de 2017, então, quando surgiu a oportunidade de lê-lo, não pensei duas vezes.

O livro nos traz a Posy Morland, uma apaixonada por livros românticos que trabalha em uma tradicional livraria em Londres. Esta livraria tem passado de geração em geração por uma família querida e quando a última dona dela falece, deixa em testamento a livraria para a Posy, mas ela só ficará com o estabelecimento se conseguir tirá-la do vermelho, porque nos últimos tempos o negócio estava dando mais prejuízos que lucro.


Acontece que se a Posy não conseguir fazer aquilo dar lucros, a livraria será disponibilizada para o Sebastian, o neto da antiga dona que desde a infância de Posy, a atormenta com sua presença.

Temos então um romance estilo cão e gato com um cenário maravilhoso: livros. Posy é uma leitora viciada e ela cita muitos livros que com certeza, qualquer leitor é capaz de já ter lido ou ao menos conhecer. Temos menções clássicas como Jane Austen e Shakespeare e também temos autoras contemporâneas como Sophie Kinsella.  Posy prefere os romances, mas ainda assim, vemos outro escritores de outros gêneros, passearem pela narrativa.


Juntamente com o enredo em que a protagonista terá que se superar na administração da livraria, temos a personagem dela escrevendo uma espécie de conto ou livro erótico. Nada vulgar e sem cenas sensuais, mas ainda assim, vemos Posy se arriscar na escrita, timidamente.

Confesso que o cenário e a motivação da personagem foi o que me fez gostar de verdade do livro, porque o romance não me convenceu em nada. Sebastian era extremamente mal educado, grosseiro e machista, enquanto Posy acabava vestindo a fantasia da baixo auto-estima, o que sempre me irrita um pouco neste tipo de livro.

Londres também e retratada com paixão nas descrições. Em alguns momentos eu conseguia visualizar a garoa fina da cidade em seus pontos turísticos mais populares, e esse pano de fundo ficou bem marcante na construção das cenas.

Foi um livro que eu esperava me divertir mais. Como todo Chick Lit que se preza, eu esperava uma comédia romântica, com cenas engraçadas e de amor e isso é bem desbotado na história. Mas a personagem principal defende tão bem a leitura de romances que me foi impossível não me identificar com ela neste aspecto e por causa disso, o livro valeu muito a pena.


Indico para gosta de leituras leves e despretensiosas. O livro tem uma narrativa fluida e simples e isso faz com que as páginas passem e avancem muito rapidamente. Para quem gosta de referências literárias, é um verdadeiro banquete de menções e nenhuma delas me pareceu forçada ou artificial. É um livro gostoso, de leitura rápida que pode preencher um fim de semana facilmente.

Eu gostei.


Um pouco sobre a autora: Annie Darling mora em Londres em um pequeno apartamento que está cheio de costuras com pequenas pilhas de livros. Suas duas maiores paixões na vida são livros românticos e o Sr. Mackenzie, seu gato britânico Shorthair. A Pequena Livraria dos Corações Solitários é o seu único livro publicado no Brasil.

11 comentários:

  1. ai que legal, nunca li nada da autora, mas amo chick lit <3

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Eu quero muito esse livro tanto pela premissa ser bem bacana, o cenário ser o meu lugar favorito do mundo, e a protagonista é apaixonada por livros! Ah, é pedir pra ser lido! Sem contar essa capa fofíssima! Tá só esperando ser comprado pra ir pra minha estante, tô querendo faz tempo. Amei sua resenha! ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi.

    Sua resenha so fez aumentar mina vontade de ler o livro. Desde ele foi lançado eu quero muito ler a obra. Até agora ainda não consegui comprar, mas já está na lista para 2018.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Tenho esse livro na minha estante e já tem tempo que quero pegar pra leitura. Como estou pra iniciar as férias, esse vai pra lista de urgências. Parece aqueles romances amorzinhos que deixam a gente com vontade de ler mais páginas ao final da leitura.
    Adorei a resenha!

    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Esse é um livro que eu tinha curiosidade de ler, mas não é a primeira vez que eu leio que o Sebastian não é um personagem apaixonante. Eu odeio personagens assim (arrogantes, machistas, grosseiros), e realmente não tenho paciência para lidar...haha' Eu adoro comédias românticas, mas acho que não conseguiria ler esse livro :/
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ivi!
    Eu estou namorando esse livro há meses haha Me senti atraída por ele pela Posy e sua paixão pelos livros - e, tá vai, eu também queria muito trabalhar em uma livraria haha É uma pena que ele não foi tão divertido quanto você esperava, mas acho que valeu a leitura né? Eu vou arranjar uma brechinha pra ele nesse final de ano haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Este livro está na minha lista de desejados! E a cada resenha que leio só me faz querer mais. Não gostei do fato do mocinho ser um chato (com todas as características citadas), mas mesmo assim eu fico encantada com o fato de a história se passar em uma livraria. Quero poder tirar minhas próprias conclusões.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Estou com esse livro aqui na minha pilha, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Ainda estou um tanto atrasada com as minhas leituras, mas espero fazer isso em breve, quem sabe na minha semana de férias.
    Vamos ver o que eu acho da leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oii Ivi, tudo bem? Adorei sua resenha! Li esse livro alguns meses atrás e gostei bastante; foi uma leitura leve, divertida e despretensiosa. Infelizmente a autora não foi muito feliz na construção de seus personagens, especialmente o Sebastian. Em vários momentos quis entrar no livro e ter uma conversa com ele, ou dar uns tapas. Mas no geral foi uma boa leitura para passar o tempo <3 E fiquei bem curiosa para ler o segundo e conhecer melhor os personagens secundários desse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Ivi, tudo bom?
    Eu estava cheia de expectativas em relação a esse livro e foi bom saber o que esperar, assim acabo evitando uma decepção com o livro. Curti saber sobre as referências literárias (adoro quando os livros as trazem), mas confesso que já fiquei com um pé atrás com esse romance que não te convenceu. Também já vi que vou ter ranço desse mocinho machista. Enfim! Adorei a resenha e sinceridade. Arrasou como sempre <3
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Olá,tudo bem?

    É uma pena quando o livro não atende as nossas expectativas. A capa desse livro é maravilhosa, mas confesso que a premissa não me cativa.

    Beijo.

    ResponderExcluir