1

Uma Questão de Segundos (Harlan Coben)

Ficha Técnica:
Nome Original: Seconds Away
Autor: Harlan Coben
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Maria Clara de Biase
Número de Páginas: 224
Ano de Lançamento: 2013
ISBN: 978-85-8041-176-8
Editora: Arqueiro
Primeiramente, devo alertar que o texto possui spoiler sobre o livro Refúgio, livro que marca o início da série de Mickey Bolitar. Mickey continua sendo o narrador da história e tenta descobrir sobre o paradeiro do homem relacionado com Dona Morcega e com seu pai.
“Há momentos que mudam tudo na vida”. – página 5.
Como se não bastasse, sua amiga Rachel é baleada na cabeça e a mãe dela morre em um suposto assalto. A amizade entre Mickey, Ema e Colherada permanece forte e a relação com o tio Myron também avança, já que eles são mais parecidos do que imaginam. Ao visitar Rachel no hospital, Mickey vê o símbolo mencionado também no primeiro livro, o que complica sua investigação. Tem uma aliada inesperada, a professora Friedman que relata detalhes sobre o holocausto.
“Ser um herói sempre traz consequências, Mickey – continuou tio Myron com uma voz suave. – Mesmo quando você sabe que está fazendo a coisa certa”. – página 16
Em mais uma visita a casa de Dona Morcega, Mickey vê algo inesperado e corre risco de vida. Esse trecho é super tenso e descritivo, senti como se estivesse dentro da casa, gostei bastante! Angelica Wyatt, a atriz famosa para quem Myron presta serviços se mostra importante na história e guarda segredo que envolve alguns personagens de forma bem inteligente. Há também um trecho bem dramático no qual Colherada também corre perigo, concordei com sua mãe, sofri com ele e senti falta de informações sobre seu estado durante a história, acredito que o personagem merecia mais destaque até pela ajuda ao amigo Mickey a todo momento.

A leitura e interpretação de Mickey dos relatórios policiais sobre o ocorrido com Rachel e sua mãe levam a conclusões inesperadas. Se em Refúgio o ritmo era lento, a segunda parte é muito melhor: novos personagens interligados e fatos surpreendentes que esclarecem vários acontecimentos, me mantiveram interessada durante toda a leitura. Ainda assim, a pergunta principal ainda permanece sem resposta: Brad (pai de Mickey) está morto ou não?
“Sempre há um preço a pagar quando você mente. Quando introduz uma mentira em um relacionamento, mesmo com a melhor das intenções, ela sempre fica lá. Sempre que você está com essa pessoa de novo, a mentira também se faz presente. Pesa em seus ombros. A mentira para o bem ou para o mal sempre estará com você. Será sua companhia constante”. – página 216
O livro trata de amizade, ações e consequências, ressaltando até que ponto vale a pena mentir (ou ocultar) fatos de pessoas que amamos mesmo com intuito de protegê-las. A frase “fim do livro dois” aparece no momento que pode definir a vida e o futuro de uma das personagens mais importantes.

Um personagem secundário que aparece desde o início da série e ganha maior destaque nas últimas páginas desse livro pode sugerir um caminho sobre Brad, mas como o autor sempre me surpreende, não sei o que esperar do desfecho e estou curiosa para finalmente desvendar este mistério na última parte da série de garoto Bolitar, em À Toda Prova.


Um pouco sobre o autor: Vencedor de diversos prêmios, é o único escritor a ter recebido a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, todos por livros da série de Myron Bolitar. Suas obras já foram traduzidas para 41 idiomas. Aclamado na França, Coben é conhecido como “o mestre das noites em claro”. Seu livro Não conte a ninguém foi transformado no premiado filme homônimo estrelado por Kristin Scott Thomas e François Cluzet, disponível no Brasil em DVD. Harlan nasceu em Newark, Nova Jersey. Depois de se formar em ciência política, trabalhou no setor de turismo. Hoje mora em Nova Jersey com os quatro filhos e a esposa.

Alguns de seus livros publicados no Brasil são:

Série Myron Bolitar:
- Quebra de confiança
- Jogada mortal               
- Sem deixar rastros    
- O preço da vitória       
- Um passo em falso    
- Detalhe final
- O medo mais profundo            
- A promessa    
- Quando ela se foi       
- Alta tensão    

Série Mickey Bolitar:
- Refúgio
- Uma questão de segundos
- A toda prova

Livros Independentes:
- Não conte a ninguém
- Desaparecido para sempre
- Não há segunda chance
- O inocente
- Silêncio na floresta
- Confie em mim
- Cilada
- Fique comigo
- Seis anos depois
- Que falta você me faz
- Não fale com estranhos
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Boa tarde Kelly,

    Esse livro está na minha lista de desejados, já li vários livros do autor mas como você já sabe ele tem muitos livros, ótima resenha...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014