14

Simon Versus a Agenda Homo Sapiens (Becky Albertalli)

Ficha Técnica:
Nome Original: Simon vs. The Homo Sapiens Agenda
Autora:  Becky Albertalli
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Regiane Winarski
Número de Páginas: 272
Ano de Lançamento: 2016
ISBN-13: 9788580578928
Editora: Intrínseca

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 8º livro lido em 2017 e foi Simon Versus a Agenda Homo Sapiens (Becky Albertalli). No ano de 2016 eu ouvi tantos elogios para com este livro, que me rendi a curiosidade para conhecer esta história.

O livro nos traz o Simon, um adolescente que troca e-mails com um outro garoto de sua escola, que atende pelo nome de Blue. Um não sabe da identidade verdadeira do outro e esse clima de mistério facilita o flerte entre os dois. Até que por um descuido, Simon esquece o seu e-mail aberto em um computador coletivo e um menino chamado Martin, acaba lendo seus e-mails e decide chantageá-lo. Simon terá que aproximar Martin de uma das melhores amigas dele, a Abby, ou Martin irá expor os e-mails que ele leu.

Simon está em um momento de sua vida que ele sabe bem que é gay, mas ele nunca conversou sobre isso com ninguém, mesmo tendo bons amigos e uma família carinhosa, nunca se sentiu a vontade o suficiente para se assumir. Ele sabe porém, que ainda não está pronto para isso e por causa desta insegurança, decide aceitar a chantagem de Martin, até porque ele não quer expor o Blue.
“Eu me sinto seguro quanto a minha masculinidade. Sentir-se seguro quanto à sua masculinidade não é a mesma coisa que ser hétero”
O livro então se desenvolve em Simon tentar ajudar o Martin, ao mesmo tempo que o seu relacionamento virtual com o Blue vai amadurecendo e se tornando mais intenso. Através do e-mails trocados, eles vão se conhecendo mais e conversando abertamente sobre a vida e o mundo.

O livro é uma história deliciosa de ler e é impossível não adorar o Simon e seus amigos. Em contrapartida, Martin não é totalmente digno de aversão, porque de certa forma, a autora argumenta bem os motivos pelos quais ele usa a chantagem com Simon e ainda que não justifique, o leitor consegue entender as razões.

Em momento algum do livro, eu me vi curiosa para saber quem era o Blue, porque eu tinha a impressão de conhecê-lo bem, por causa dos e-mails, que na minha opinião, é a parte mais interessante do livro. As mensagens que os dois adolescentes trocam, são muito consistentes e cativantes. Os assuntos diversos, a rotina do dia a dia, a busca por um saber mais do outro, foi tudo amarrado em textos muito inteligentes, que me deixaram satisfeita. 

Os personagens secundários são ótimos também. A família do Simon é uma graça e seus melhores amigos, maravilhosos.

A questão da homossexualidade é tratada com seriedade e sem caricaturas e isso foi colocado no enredo de uma forma tão leve, que você entende bem qual era o objetivo claro da autora.

Enfim, adorei. Todos os elogios que eu li sobre o livro, eram realmente muito bem embasados, porque agora eu me junto ao coro dos fãs da história e a indico sem medo de errar. Um livro leve, bem escrito, com personagens que te envolvem nas primeiras páginas e com um final fofo e crível.

Eu amei!!!


Um pouco sobre a autora: Becky Albertalli é psicóloga, o que lhe proporcionou o privilégio de trabalhar com muitos adolescentes inteligentes, estranhos e irresistíveis, e por sete anos foi orientadora de um grupo de apoio em Washington para crianças com não conformidade de gênero. Mora em Atlanta com o marido e os dois filhos. Simon vs. a agenda Homo Sapiens é seu único livro publicado no Brasil
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Oiee, já ouvi falar bastante deve livro também, mas ainda não li, espero que esse ano ele saia da listinha, me parece ser uma leitura bem gostosa!

    bjs

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivi!
    Li esse livro ano passado e gostei, mas não tanto quanto gostaria. Acho que o livro destoa da realidade dos homossexuais. Acredito que na época eu queria algo dramático e cheio de momentos de superação, e o livro vai para outro lado. Ainda assim, é um bom livro.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu ainda, acredite ou não, não li nenhum livro com temática LGBT e coisa só tipo, não pir não querer, nas por mão ter tido oportunidades mesmo. Já li diversos resenhas e realmente são sempre repleta de elogios. Fico feliz que tenha curtindo a obra e espero ler em breve e gostar tanto quanto você gostou. Amo essa capa! Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Já faz um tempo que ouço muitos elogios a esse livro. No entanto, ainda não senti a curiosidade para ler. Nem a sinopse e nem a capa chamaram a minha atenção, então, ainda não inclui ele na minha meta de leitura.
    Mas um aspecto na sua resenha que me chamou a atenção, e que contou como ponto positivo para o livro, foi o fato de que a homossexualidade é tratada de forma séria. Detesto livros que abordam esse assunto trazendo personagens caricaturais.
    Vou levar a sua resenha em consideração. Quem sabe um dia eu não animo ler esse livro, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Infelizmente eu nunca havia ouvido falar desse livro. Eu amo livros que tratam de adolescente descobrindo a sua sexualidade, acho muito bacana, até porque descobri a minha também na adolescência. Assim que surgir uma oportunidade irei fazer a leitura da obra!

    http://desencaixados.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ivi!

    Tudo bem? Nunca tinha ouvido falar sobre este livro antes e em geral adoro, mas eu não ando nessa vibe agora, tenho curtido mais histórias sobre os dramas adultos, mas enfim...

    Uma das coisas que mais chamou a minha atenção foi você dizer que o livro aborda a homossexualidade e de não fazer nenhuma caricatura. Acho que tratar a orientação sexual de alguém (independentemente de qual seja) de maneira banal me irrita bastante em algumas obras. Outra coisa legal que você citou é o amadurecimento do relacionamento do Simon e Blue e que isso vai acontecendo aos poucos.

    Beijinhos
    Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Sempre vejo falarem super bem desse livro e nossa, sua resenha só me fez ficar mais curiosa pra ler, viu? Adorei saber que a forma que a autora aborda o tema é com seriedade, mas ao mesmo tempo de forma leve.
    Com certeza vou dar uma chance a ele <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Eu vi esse livro na turnê intrinseca e achei muito interessante, desde então estou muito afim de ler, parece ser muito bom! E sua resenha me deixou ainda mais afim de ler! Adorei!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  9. Oi Ivi, tudo bem? Tenho visto muitos livros com temática homossexual e confesso que ainda não li nenhum com protagonista assim. Espero ler em breve, porque são histórias que sempre chamam minha atenção. Anoite a dica! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ivi!
    Não tinha ouvido falar da obra ainda, mas parece ser uma obra bem interessante pela sua resenha, sem contar a temática está tão em voga e tão necessária de escrever sobre. Saber que a obra não traz estereótipos, é ótimo e a obra ganha pontos. Entretanto me senti aflita com essa chantagem de Martin. Como ele pôde?! Enfim, boa resenha.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Esse livro já esteve na minha lista por algum tempo, mas acabei retirando. Um amigo meu leu e disse que achava que eu não gostaria, pelo que ele me conhece hahaha. Isso me desestimulou... Mas, a temática e o jeito com que a autora pareceu abordar o assunto são tão interessantes que pode ser que eu queira ler novamente :D




    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  12. Olá Ivi!
    Adorei o livro. Já tinha topado com a capa em alguns lugares, mas nunca parei para ler uma sinopse ou até mesmo uma resenha. Parece ser um livro bem interessante ainda mais por tratar da homossexualidade, que infelizmente ainda é enfrentado como tabu por várias pessoas.
    Adorei a dica. Está anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oie Ivi...
    Conheci esse livro por causa da turne Intrinseca e confesso que ele me atraiu muito a atenção.
    Andei lendo muitas resenhas positivas dele e a sua foi mais um exemplo disso.
    Espero ter um dia a oportunidade de ler esse livro tbm

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. Desde que vi esse livro, achei a capa muito legal! O título em si é outra arte!

    Tenho até uma pessoa já para indicar esse livro, depois de tantos elogios. Sobre o Martin, muitas vezes alguns atos desesperados podem ser vistos como vilanias... Mas o que constrói um vilão, não é?

    Quero muito le-lo!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014