12

Amor nas Entrelinhas (Katie Fforde)

Ficha Técnica:
Nome Original: Love Letters 
Autora:  Katie Fforde
País de Origem: Inglaterra
Tradução: Marilene Tombini
Número de Páginas: 400
Ano de Lançamento: 2013
ISBN: 978-85-01-04897-4
Editora: Record

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 10º livro lido em 2017 e foi Amor nas Entrelinhas (Katie Fforde). Tem um tempo que uma amiga me indicou este livro e eu nunca o encaixava na lista de leituras. Até que a curiosidade venceu a fila e eu o peguei para ler.

O livro nos traz a Laura, uma mulher inglesa de 26 anos, formada em Letras e que ama intensamente a literatura. Ela trabalha em uma livraria e é extremamente dedicada ao trabalho, lendo todos os lançamentos, promovendo eventos literários e estimulando todos a ler. Além disso, Laura, é uma admiradora fiel de seu autor favorito, Dermot Flynn, que apesar de só ter escrito dois livros e isso ter acontecido a mais de 15 anos, os livros dele ainda fazem muito sucesso e ganharam todos os prêmios literários relevantes. 

O livro começa com Laura tendo que se despedir do seu emprego porque a livraria fechará. O prédio em que ela funciona foi vendido para uma cadeia de supermercados e em uma noite de autógrafos de um escritor, evento que Laura promoveu, ela recebe um convite de trabalho para organizar um festival de literatura. Ela até fica animada com o evento e com a grana que receberá, mas tem medo de não dar conta de algo tão grandioso. Porém o maior desafio do evento, será o fato de que ela precisará convencer Dermot Flynn a comparecer ao festival e isso é quase impossível para Laura, porque além dela não ter contato com ele, é de conhecimento público que ele vive recluso em uma cidadezinha litorânea da Irlanda.

O livro então irá se desenvolver em Laura conhecer Dermot e arrastá-lo para o festival e todo o processo disso, é uma aventura literária maravilhosa.
"Sob vários ângulos, escrever é como pintar. O artista olha para a vida e a traduz em alguma outra coisa. O escritor faz isso com palavras, não com tinta." página 207
Eu confesso que estava predisposta a gostar do livro, uma vez que eu amo personagens que valorizam a literatura, entretanto, o livro foi bem além do que eu esperava. Laura é uma protagonista insegura e um pouco auto depreciativa, mas ainda assim, tão inteligente e com uma mente tão esperta, que foi fácil entendê-la e adorá-la. Dermot é um amor á parte. A princípio ele me pareceu arrogante e chato. Até desrespeitoso para um personagem que deveria ser no mínimo, inteligente. Porém foi o personagem que mais cresceu dentro da trama, no sentido de amadurecimento. Os personagens secundários são extremamente importantes para a movimentação da trama. Mônica e Grant, amigos de Laura, são divertidos e trouxeram uma leveza deliciosa para o enredo.
Quando trabalhava na livraria e costumava ler o máximo possível do estoque, eu me deparava com livros, basicamente de publicação independente, que obviamente não tinham passado por muita edição. Aquilo me mostrou o quanto a edição é importante. Eu pensava: esse trecho ficaria tão melhor aqui, ou o escritor devia ter apresentado esse ou aquele personagem muito antes. Vejo o editor como um joalheiro, que pega uma pedra maravilhosa, mas bruta, e vai lapidando e trabalhando nela até que realmente brilhe. A pedra original ainda é a coisa principal, mas agora todos podem ver sua beleza." página 340
O final foi um pouco previsível e talvez arrastado, mas, ainda assim, foi uma história ótima de se ler. A originalidade do casal me satisfez muito e a forma como o romance foi desenvolvido, foi excelente. As referências literárias dentro da narrativa foram bem inseridas e em nenhum momento, deram aquele ar de artificialidade que alguns livros têm quando citam livros e autores. E a descrição dos lugares, tanto as paisagens irlandesas quanto o interior dos pubs noturnos, foram feitas de modo que eu conseguia imaginar tudo com riqueza de detalhes.

Eu adorei a leitura!!! Dei risada e suspirei. Torci pelos personagens e gostei tanto da maneira como a autora nos contou esta história, que agora quero ler tudo o que ela tem publicado. O livro equilibrou muito bem o romance, a diversão e a informação e desta forma, não tem como não valorizar a leitura dele.
"No meu tempo... Desculpe se isso me faz parecer um velho esquisitão... — Ele não parecia se desculpar de verdade. — Nós não fazíamos “o que sempre quisemos”. Fazíamos o que poria comida na mesa e pagaria a hipoteca." página 372
Super-recomendo para quem gosta de romance e principalmente, para quem ama livros. É um enredo com cenários inteligentes e que todo viciado em leitura, desejará estar.

Eu gostei demais!!!


Um pouco sobre a autora: Katie Fforde é o pseudônimo de Catherine Rose Gordon-Cumming, nascida em 27 de setembro de 1952. El é uma escritora britânica e também fundadora da Katie Fforde Bursary, uma organização para escritores que ainda não conseguiram um contrato de publicação. Ela foi durante muitos anos membro do comitê da Associação dos Novelistas Românticos e foi eleita a 25ª presidente (2009-2011) e mais tarde a sua quarta presidente. Em junho de 2010, ela foi anunciada como um patrono da primeira semana nacional de história curta do Reino Unido. No Brasil, seus livros publicados são: 
  • Uma Pitada de Amor
  • Amor nas Entrelinhas
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Olá
    Eu gostaria de poder ler esse livro porque a premissa se mostra bem interessante. E pelos seus comentários, eu iria adorar, parece ser bem cativante a narrativa. Ah, sou apaixonada por essa capa <3
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olha..... nunca tinha ouvido falar deste livro.... mas claro, acabamos gostando de personagens que amam literatura por que nos identificamos! Com certeza vou anotar a dica! Parece um livro leve e que flui..... bju

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ivi!
    Essa capa não me chama atenção. Até achei que fosse um livro de auto-ajuda. rsrs... Gosto também quando dentro do livro tem alguma referência ao mundo literário. Parece ser um livro bem bacana, mas não me chamou atenção. Vou passar a dica. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá. Nunca tinha ouvido falar sobre. Queria ter visto a sinopse, mas, de todo modo, a resenha já ficou bem explicativa.

    Estou seguindo o blog ;)
    jvmedeiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu conheço o livro, mas não tinha parado para ler nenhuma resenha relevante sobre ele. Já me encantei pela Laura... Imagino que ele deva ter tido um trauma para viver recluso e ser do jeito que é. Gosto quando no enredo fica claro o crescimento do personagem. Vou olhar com mais carinho o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Fiquei interessada somente na parte referente à ambientação, pois nunca li nada que se passasse na Irlanda e seria interessante ter acesso aos lugares, já que, infelizmente, não irei para lá tão cedo hahaha. Mas, fora isso, não me vi muito atraída :/


    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  7. Não conheço esse livro, pela sua descrição não é bem o tipo de livro que mais me atrai, mas gostei de sua resenha, parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ivi!
    Só pelo fato do livro envolver literatura eu já gostaria de lê-lo! Já imagino a aventura literária que seria lê-lo. Gosto quando os personagens amadurem no decorrer da trama, nos deixa mais envolvida com a leitura! A escrita da autora parecer ser inteligente, fiquei curiosa para descobrir as referências literárias.
    Como amo um bom romance, vou procurar colocar o livro na minha lista de autores nacionais que preciso conhecer! :)

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da proposta do livro, talvez até me identifique com a personagem porque também curso letras, kk, adoro personagens que tem um relacionamento com livro assim como eu, parecee que as coisas que eles fazem e sentem são mais reais para mim, ótima dica

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ivi

    Não conhecia esse livro, mas já amei a proposta. Já adorei Laura, mesmo com esse lado mais depreciativo dela. Como não amar uma personagem que ama a literatura e organiza eventos literários? Hahahaha
    Dermot me lembrou um pouco aquele autor que a Hazel gostava em ACEDE, não lembro o nome dele.
    Adorei e quero ler!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Confesso que fiquei um pouco em dúvida sobre o livro. Personagens com as características qu você descreveu não me agradam muito. Só que adoro livros com uma leitura leve e que nos fazem rir o tempo todo. Ainda não conhecia a obra, mas estou anciosa para ler agora.
    Bjs.

    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  12. Livros e amor <3 capa muito boa!

    Meu sonho atual: trabalhar em uma livraria, haha! Me interessei pelo livro, embora a parte do clichê e do romance me desanime um pouco. Pelo que você disse a escrita da autora ajuda muito a fluir e os personagens crescerem e evoluirem durante a trama deixa tudo melhor.

    Gostei da sua indicação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014