2

Alta Tensão (Harlan Coben)

Ficha Técnica:
Nome Original: Live Wire
Autor: Harlan Coben
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Fernanda Abreu
Número de Páginas: 272
Ano de Lançamento: 2011
ISBN: 978-85-8041-021-1
Editora: Arqueiro
SKOOB | GOODREADS

Como já havia lido alguns dramas esse ano, resolvi mudar de gênero e escolhi os suspenses policiais de Harlan Coben. O livro faz parte da série Myron Bolitar, o agente que por vezes também é detetive, bem inteligente. Reconheço que não sabia que se tratava de uma série e comecei lendo o último livro, mas não fez diferença já que são independentes.

Myron recebe um pedido de ajuda de Suzze Trevantino, ex-tenista. Ela está grávida e após postar a foto de seu ultrassom em uma rede social, se assusta com um comentário que diz: “não é dele”, se referindo a seu marido Lex, integrante da banda HorsePower. Suzze quer saber quem o escreveu e Myron pede ajuda ao amigo Win e de sua assistente Esperanza na investigação, uma vez que Lex desapareceu. A amizade de Myron e Win é forte e bonita, chegando ao ponto de Win se sacrificar por mantê-lo em segurança com a família.
“Certa vez um amigo dissera a Myron que a mais terrível verdade ainda é melhor do que a mais bela mentira”. – página 7.
Na busca por Lex, Myron vê a cunhada e também ex-tenista Kitty após 16 anos. Ele a odeia e a culpa por tê-lo separado do irmão Brad, com quem discutiu e nunca mais teve contato, só sabe notícias deles pelos pais. Tenta contatar Kitty pela rede social e descobre que tem um sobrinho, Mickey.

A investigação sobre quem escreveu o post sobre Suzze é rápida e quando tudo parece resolvido um fato inesperado gera nova investigação para Myron e novos personagens se mostram importantes: Gabriel Wire, companheiro de Lex na banda, que vive isolado após a morte da adolescente Alista, assim como o pai dela, que se sente culpado por não tê-la cuidado e protegido como deveria.
“- Eu faria tudo para proteger vocês. [...] Mas a melhor forma de protegê-los é deixar vocês cometerem os próprios erros. Uma vida sem erros não vale a pena ser vivida”. – página 149.
O livro demonstra amor, influência dos pais e esforço pela família, mostrando também a questão do vício em drogas de forma bem real. Ao decorrer da história, percebemos que todos têm segredos e que suas ações e reações (mesmo aquelas bem justificadas) geram consequências e nos levam a caminhos diferentes, assim como a pensar entre o limite entre o certo e o errado. 
“Tudo é caos. Não existe certo ou errado. Você se agarra aquilo que mais ama”. – página 264.
O suspense é mantido até a última página, com uma revelação sutil que jamais imaginaria. A frase “nada é o que parece” também se encaixa, pois um personagem para quem eu esperava grande impacto na história teve um desfecho bem natural. A história é muito bem construída, fatos interligados e o final inesperado, recomendo! Pretendo ler os outros livros da série de Myron Bolitar, assim como os de seu sobrinho Mickey.


Um pouco sobre o autor: Vencedor de diversos prêmios, é o único escritor a ter recebido a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, todos por livros da série de Myron Bolitar. Suas obras já foram traduzidas para 41 idiomas. Aclamado na França, Coben é conhecido como “o mestre das noites em claro”. Seu livro Não conte a ninguém foi transformado no premiado filme homônimo estrelado por Kristin Scott Thomas e François Cluzet, disponível no Brasil em DVD. Harlan nasceu em Newark, Nova Jersey. Depois de se formar em ciência política, trabalhou no setor de turismo. Hoje mora em Nova Jersey com os quatro filhos e a esposa. Alguns de seus livros publicados no Brasil são:

Série Myron Bolitar:
- Quebra de Confiança
- Jogada Mortal               
- Sem Deixar Rastros    
- O Preço da Vitória       
- Um passo em Falso    
- Detalhe Final
- O medo mais profundo            
- A Promessa    
- Quando Ela Se Foi       
- Alta Tensão    

Série Mickey Bolitar:
- Refúgio
- Uma Questão De Segundos
- A Toda Prova

Livros Independentes:
- Não Conte a Ninguém
- Desaparecido para sempre
- Não Há Segunda Chance
- O Inocente
- Silêncio na Floresta
- Confie em Mim
- Cilada
- Fique Comigo
- Seis Anos Depois
- Que Falta Você me Faz
- Não fale com estranhos
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Olá Kelly,
    Ganhei "O medo mais profundo" e não li pq descobri que era uma série, agora descobri que são independentes e vou ler. Muito obrigada rsrsrs
    Gostei muito da sua resenha, esse linha de certo e errado parece comum nos livros do Harlan, além do desfecho interessante, mas natural.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  2. Kelly!
    Os livros do autor são sempre bem escritos e nos prendem do início ao final.
    Não li esse ainda, mas por toda sua explanação e pelo mistério ocorrido no livro, além da reviravolta final, gostaria de ler.
    Desejo uma ótima semana!
    “A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014