13

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (Ransom Riggs)

Ficha Técnica:
Nome Original: Miss Peregrine's Home for Peculiar Children
Autor:  Ransom Riggs
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Edmundo Barreiros e Marcia Blasques
Número de Páginas: 336
Ano de Lançamento: 2012
ISBN-13: 9788580442670
Editora: Leya
SKOOB | GOODREADS

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 77º livro lido em 2016 e foi O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (Ransom Riggs). Este livro foi sorteado da TBR Jar e estava comendo poeira na minha estante desde 2013, então, quando fiz o sorteio e vi que ele seria uma das minhas leituras, fiquei mega animada, porque queria mesmo ler, em função da adaptação cinematográfica que a obra ganhou no último mês.

Minha edição é a de 2012, que ainda é a primeira capa e com a palavra “orfanato” no título. Atualmente, as novas edições ganharam uma capa diferente e trocaram a palavra “orfanato”, por “lar”.


O livro nos traz o Jacob, um adolescente que na infância, foi muito apegado com o seu avô, Abraham Portman, um judeu polonês, que imigrou para os Estados Unidos na época da segunda Guerra Mundial O avô de Jacob, lhe contava histórias impressionantes de monstros e crianças que possuíam poderes estranhos. Essas crianças moravam em um lugar parecido com um orfanato e era cuidadas por uma senhora chamada Peregrine. Enquanto criança, Jacob adorava as histórias, mas conforme ele foi crescendo, já não gostava mais de ouvi-las. Até que o avô acaba falecendo em uma situação bizarra e Jacob começa a se lembrar de tudo o que o avô havia lhe contado.


A família de Jacob, julgando que ele tenha ficado traumatizado com o ocorrido, e qualquer um ficaria, contrata um psiquiatra para cuidar da mente de Jacob e uma das terapias, é visitar lugares, onde o avô esteve. E assim, Jacob e o pai, seguem para o Pais de Gales e então, a grande aventura começa, porque Jacob descobre que tudo o que o avô lhe contara na infância, era verdade.

O livro se desenvolve em Jacob descobrir onde ficava o Orfanato onde a srta. Peregrine cuidava das crianças com qualidades especiais e então, como camadas de uma história muito bem desenvolvida, com seres bem argumentados e construídos de forma brilhante, vemos Jacob conhecer mais do avô e principalmente de si mesmo.


Da primeira a última página, o livro é pura aventura. Jacob é um adolescente extremamente comum e crível. Um pouco medroso, mas muito curioso e acompanhar as suas descobertas, dentro de um universo paralelo, foi emocionante. Os demais personagens são muito bem desenvolvidos e envolventes, sejam os do bem, ou os do mal.

A escrita do autor é fluida, leve, mas bonita e com toques de intensidade no ponto certo. Diálogos inteligentes e uma ambientação tão bem descrita, que eu conseguia imaginar tudo o que os personagens viam e faziam.

Confesso que não sei se gostei muito do final do livro. O desfecho se deu de forma aberta, uma vez que o livro é o primeiro volume de uma trilogia, mas algumas coisas, eu queria que tivesse sido diferente. Ainda assim, o enredo é viciante e muito bem escrito.

Ao longo do livro, temos muitas fotografias ornamentando a história. Basicamente, são fotos antigas, de pessoas em lugares e situações estranhas e algumas dão um certo medinho, mas de uma forma geral, a arte gráfica do livro é maravilhosa e caprichada.


Como coloquei no início da resenha, o livro ganhou uma adaptação par ao cinema, que levou o nome de O Lar das Crianças Peculiares. Confiram o trailer:


Recomendo para quem gosta de uma trama sobrenatural, rica e instigante. Um pequeno toque de romance e uma boa abordagem familiar na narrativa, dão cores ao mistério. Com certeza, pretendo ler os outros livros da série e concluir esta trilogia, porque gostei demais da história.

Eu adorei!!!


Um pouco sobre o autor: Ransom Riggs cresceu na Flórida, mas agora reside na terra das crianças peculiares, Los Angeles. Ao longo da vida, formou-se no Kenyon College e na Escola de Cinema e TV da Universidade do Sul da Califórnia, além de fazer alguns curtas-metragens premiados. Nas horas vagas é blogueiro e repórter especializado em viagens, e sua série de ensaios de viagem, Strange Geographies, pode ser lida em AQUI. No Brasil, os seus livros publicados são:
  • O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares
  • A Cidade dos Etéreos
  • A Biblioteca das Almas
  • Contos Peculiares
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Olá Ivi
    Eu estou muito ansiosa para fazer essa leitura também, especialmente por já ter visto o filme. Normalmente, não sinto muito interesse de ler depois que assisto ao filme, mas aqui foi diferente, porque realmente quero conhecer os detalhes por trás dessa história, e claro que só poderei conferir no livro mesmo. O fato de haver fotos ao longo de algumas páginas, acredito que seja uma ótima complementação. E claro, estou intrigada porque adoro o gênero :)

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivi. Eu fui ver o filme desse livro esse fim de semana e adorei. Não tinha lido e confesso que foi a capa que me afastou, porém após o filme fiquei empolgada para ler e depois de seus comentários e suas fotos eu preciso ter esse livro. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi,

    Eu ainda não me sinto confortável para fazer essa leitura. Gosto de tramas sobrenaturais, mas o livro não me cativa. Vejo tantas resenhas positivas, mas realmente não rolou o clima. O filme até deu uma animada, mas acho que irei assistir primeiro.
    Saber que é uma aventura do incio ao fim já alegra, pois um dos meus receios, até mesmo pelo livro ter muitas imagens é que isso acabasse se perdendo.
    Acho também que vou esperar a edição caprichada da Intrínseca. rsrsrsrs

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  4. OI Ivi!!

    Assim como você eu li o primeiro volume da série depois de assistir ao trailer, pretendo conhecer a obra dirigida pelo Tom Burton esse final de semana. Adorei o livro e as fotos foram um subterfúgio maravilhoso para dar veracidade a obra e assim que minha amiga devolver o segundo volume pretendo ler. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Nossa, a procura por esse livro tem almejado tanto com má chegada dessa adaptação não é mesmo? Esse mês eu já vi diversas resenhas sobre o primeiro livro. Confessou que tenho muita vontade de ler ela, pois minha colega mais do que indica. Em contra partida eu acho essa capa muito (desculpe pela palavra) escrota, não tem muito a ver, a cosia que a gente imagina é ser um livro de terror rsrs. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Oi ivi,

    Eu preciso muito ler esse livro logo, sério. Eu quero ver o filme, mas quero ler antes. Acontece que pessoas que eu gosto muito não gostaram do livro, mas eu tenho esperanças de gostar. Já que o autor tem essa escrita mais leve e soube dar as pitadas de intensidade nos momentos certos.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  7. Olá Ivi tudo bem?
    Então diferente de você eu fiz a leitura desse livro recentemente quando foi feito o lançamento da adaptação rolou toda aquela comoção e claro eu entrei na onda.
    Fiz a leitura e amei algumas coisas m,e incomodaram mais como você mesma disse a escrita do autor é ótima não tem como não gostar pelo menos um pouquinho.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  8. Oi Ivo, tudo bem? Eu fico triste porque ainda não consegui conferir o livro e nem o filme é estou cada dia mais curioso sobre a história desse livro e poder conferir a história de pertinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Ivi,
    Gosto muito de livros sobrenaturais e achei a sua resenha muito interessante. Tenho curiosidade de ler esse livro para poder assistir o filme e, também, para acompanhar a aventura de Jacob.
    Consigo entender você querer que o final fosse um pouco diferente também me sinto assim com relação a alguns livros.
    Espero ler logo e gostar da leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Olá! Mesmo agora que o livro estourou por causa do filme e tanta gente falando bem como você, ainda não sinto vontade de ler, ele me passa uma sensação meio "sei lá", não sei definir hahahah acho que vou dar uma chance pro filme e ver se ele me anima a pegar a leitura. Beijos

    Luana

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não costumo ler muitas histórias sobrenaturais, mas desde que vi esse livro fiquei animada, pois acho bacana essa coisa de crianças especiais e parece ser uma história cheia dr aventura mesmo. Enfim, eu espero ainda ler esse livro algum dia, pois tem tudo para me conquistar.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Desde que eu vi pela primeira vez as imagens desse livro, imaginei que seria algo de terror kkk mas conforme fui lendo mais resenhas, vi o quanto estava enganada. Preciso ler o livro e também assistir ao filme.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ivi

    Menina, não consigo fazer sorteio de livro em TBR, eu tenho que decidir o que ler, uma vez tentei fazer isso e a leitura não fluiu.
    Que bom que você fez uma boa leitura mesmo com essa pequena ressalva sobre o final. Eu tinha certa curiosidade com a história, mas depois que saiu o trailer do filne achei muito x-men, sabe? Perdi o interesse. Concordo sobre as fotos, ja folheei o livro e algumas são bem sinistrinhas! Hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014